projecto reef - em estudo de raiz


nelsomsdias

Recommended Posts

boas

ja ha algum tempo que ando a pesquisar e com a ajuda de um amigo, ha uns meses montei um pico reef de 25 litros total . logico que o interesse seria aprender mais sobre os reef's para mais tarde finalizar um malawi de 350 litros pra transforma lo em reef :) para manter corais moles .

 

sera uma boa parte diy porque alem do aquaro sera quase tudo feito por mim, desde a iluminaçao , a alguma rocha ., mas vamos por partes , primeiro a iluminaçao :)

 

ja tenho bombas circulaçao , escumador,entre outras necessidades, mas a duvida que me prende é em relaçao a iluminaçao

 

o aqua tem :

 

112lx 50cx 60a

 

a tampa sera feita com 2 ou 4 lampadas t5 39 w ho, e com varios led's alta potencia de 10000 kelvins e outros azuis, serao todos de 3 w

 

actualmente tenho 45 led's de 3 watt , debitam a volta dos 160 lumen litro.

para puxar pelos azuis penso adquirir os royal blue de 3 watt idem ainda nao sei a quantidade, levara ainda as 2 ou 4 t5 de ho actinicas ou super actinicas, inicialmente penso so ligar 2 t5 , dado que um factor importante sera menos rentabilizar e reduzir ao maximo o consumo final , sem prejuizo dos corais .

 

 

agora as duvidas

 

qual a relaçao lumen litro? li noutros foruns numeros absurdos , como referi a pouco noutro topico.

pelas minhas contas actualmente tenho a volta de 150 w de led, com um total de 7500 lumen , sem contar com as t5....

quais os minimos? tendo em conta os 60cm altura?

 

quem tem calhas led tmc ou afins sabem me dizer as especificaçoes desas calhas? que leds utilizam, kelvins' lumen? so para ter mos uma base de apoio num aquario estavel e saudavel em termos de corais com led's.

 

ps:) para quem refere que os leds estao carissimos refiro que 50 leds de 3 watt por 60 a 100 euros da menos de 1 euro por litro, dado o valor das t5 vs watt , de ano a ano mudar as t5 , diria que num ano os leds pagam se a si proprios, sem falar no consumo mensal......e sim no custo de led vs lampada t5

 

pedia uma ajudinha aos estudiosos dos leds :)

ando a mais duma ano a pesquisar mas as informaçoes sao muito vagas ..........

 

obrigado desde ja

 

nelsomsdias

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais