Iniciado em aquariofilia


DanielSan19

Recommended Posts

Boas, adquiri um aquário Rena Aquarama 80 e pretendo iniciar-me nesta área.

Estou a pensar meter umas plantas e peixes mas não faço a minima por onde começar. Em relação ao aquário pelo que já vi aqui no forum tem pouca iluminação para plantas, apenas uma lampada de 18w, ou será que dá para algum tipo de plantas?

Em relação a filtragem tem uma caixa fixa com uma bomba de 300l/h, que posteriormente pretendo substituir por uma coisa mais potente.

Não sei se por agora posso meter peixes e posteriormente plantar o aquário quando tiver melhor iluminação, tive a ver na secção DIY e existem soluções, talvez adaptar a tampa para levar 2 lampadas, ainda não decidi, o que me aconselham?

Em relação a peixes gostava de ter de várias espécies, mas ainda não sei o que escolher.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo,

 

Antes de fazeres alguma coisa que seja lê isto.

 

Depois de leres bem o que lá diz, muitas das duvidas ficam resolvidas e ganhas logo um bom avanço em conhecimento.

 

Cmpts,

Rui Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela ajuda, por acaso já tinha visto esse tópico, o que eu não percebo é a questão dos w/litro de água. Ou seja, se no meu apenas tenho uma lampada de 18w e aquilo leva 90l de água então tem mesmo pouca luz para plantas, certo?

Ainda tenho outras duvidas que vou colocar, como disse não entendo nada disto, mas sempre tive vontade de ter uma aquário. E o meu filho gosta de peixes então foi mais um incentivo.

Como disse adquiri um Rena Aquarama 80, usado, mas está como novo, o antigo dono disse que tinha um ano, acabei por o comprar porque estava a um preço fantástico. Tem uma série de acessórios que nem sei para que servem, tubos e mais tubos e uma bomba de ar, para alem da bomba do filtro, provavelmente vou fotografar e postar, pode ser que alguem me explique para o que servem :)

 

 

Cumps.

Daniel

Editado por DanielSan19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo, o rácio de w/litro, tem muito que se lhe diga, mas para saberes um valor em w que tens que ter para manter plantas tens que saber quais plantas queres ter. Eu por exemplo monto aquários Low-Tech, e tenho um rácio de 0,6w/Litro, as minhas plantas são pouco exigentes em termos de luz, e fertilizantes, se for montar um aquário com plantas exigentes os 0,6w/l que tenho já não chega, por exemplo eu não tenho plantas vermelhas, por norma essas plantas requerem muita luz e fertilizantes.

 

Quanto a essas mangueiras / tubo que estas a falar penso que fazem parte da biobox (( penso que tenhas uma biobox ), uma caixa preta colado no vidro)), se for caso disso pesquisa por biobox, para saberes como funciona, e as matérias que tens que comprar para completar a biobox. A essa bomba de ar podes arrumar, e a essas mangueiras fininhas ( se vieram também), pois só serve neste momento para fazer barulho e consumir electricidade.

 

A circulação de agua, juntamente com a fotossíntese das plantas chega para dar oxigénio aos peixes, ficando a bomba para posteriores utilização, exemplo para dar mais oxigénio por causa de um medicamento, etc....)

 

Se quiseres peixes de agua quente é preciso um termostato, que vê bem porque pode estar dentro da biobox, é la o seu local.

 

Mas umas fotos ajudavam a tirar-te as duvidas, a dar-te o nome certo ás coisas, para puderes tu mesmo partir em pesquisas, penso que neste momento a pesquisa é mesmo o que mais falta te está a fazer. A aquariofilia é um hobby de paciência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok,

Vou investigar mais um pouco, sobretudo a questão das plantas low tech para não ter de investir em luzes para já, prefiro pensar numa forma de acrescentar outra na tampa.

Depois tiro fotos do material, pelo menos para saber do que se trata e como se utiliza.

 

Obrigado

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez,

 

Ainda não montei o aquário, quero ver se faço um móvel para o mesmo, depois mostro.

Em relação ao que vou meter lá dentro, estava a pensar utilizar pedras de xisto, gosto muito do efeito que dá ao aquário, e talvez daquela areia de silica (acho que é aquela branco, corrijam-me se me enganei :), e uma zona para substrato, isto se for necessário para as plantas que em principio serão low-tech.

Alguem me sabe dizer onde arranjar umas belas pedras de xisto aqui na zona de Lisboa?

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de tudo, muito bem vindo,

 

Acho que está na altura de eu "meter o bedelho" neste tópico.

O filtro já disseste que ias mudar. Acho muito bem e se tiveres op.ortunidade tira daí a bio-box.

Em relação à iluminação... 1w por cada litro é subjectivo. Se tiveres um aquário de, por exemplo, 100 litros mas que só tem 40 cm de altura é uma coisa, se tiveres um de 100 litros mas com 60cm de altura é outra.

Além disso não depende só so tipo de plantas que queres colocar, mas também da quantidade de luz natural que "apanha".

Eu gosto do DIY porque adapto ao que quero.

Não tenho é muito jeito para isso, mas se puder ajudar.... avisa.

Pedras de xisto procura aqui nas vendas e leilões do fórum.

Areia de sílica tens que ser atento. Há areia decorativa que altera o ph da água e vendem como se fosse areia de sílica. Até em certas casas de piscinas fazem isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

em relação ao filtro para já mantenho este, estou a pensar é mudar a bomba, talvez uma de 600 lt/h, tem é de caber dentro da biobox, ainda estou a estudar isso, até porque para já prefiro manter as coisas como estão, a biobox tem realmente o senão de ocupar um bocado de espaço dentro do aquário, mas pelo menos dá para meter lá o termoestato e assim escusa de estar pendurado cá fora.

A ideia do xisto era até para isso mesmo, tentar ocultar um pouco a biobox, com uma pedra de xisto que seja grande mas estreita.

 

Em relação á areia o que é que me aconselham, tenho preferência por areia branca, não é preciso ser imaculada, mas clara.

 

Já me esquecia, o movel vou fazer a estrutura em aglomerado OSB, que apenas com verniz incolor fica com excelente aspecto para além de ser muito resistente á humidade, e o exterior vou usar paineis já feitos, daqueles que se usam nas cozinhas, assim evito as pinturas, que por muito que se tente nunca fica com aquele aspecto lacado, e como vai ficar na sala tem de ter a aprovação da maria senão...

 

 

Cumps.

Daniel

Editado por DanielSan19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Vizinho" Daniel,

 

tens termostatos externos, que se ligam ás tubagens e não se vê dentro do aquário (vai ser a minha próxima aquisição) ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso já tinha visto isso algures, mas para já não quero investir muito, prefiro começar com calma.

A unica coisa que vou mudar no kit que adquiri vai ser a bomba, isso tem mesmo de ser, depois a iluminação, talvez mais uma lampada de 18w.

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora quero agradecer ao user RACCAR que se disponibilizou para me ajudar a identificar os acessórios que adquiri junto com o aquário,mas em principio já os identifiquei todos ou quase todos (google is my friend), por isso não vai ser necessário postar as fotos dos mesmos.

De qualquer forma fica aqui um obrigado.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo, o rácio de w/litro, tem muito que se lhe diga, mas para saberes um valor em w que tens que ter para manter plantas tens que saber quais plantas queres ter. Eu por exemplo monto aquários Low-Tech, e tenho um rácio de 0,6w/Litro, as minhas plantas são pouco exigentes em termos de luz, e fertilizantes, se for montar um aquário com plantas exigentes os 0,6w/l que tenho já não chega, por exemplo eu não tenho plantas vermelhas, por norma essas plantas requerem muita luz e fertilizantes.

 

Essa Racio W/L não é feita para lampadas T8? Temos que ver também que tipo de lampadas ele tem.. é que W é uma unidade de consumo, não nos diz grande coisa. (Digo eu na minha ignorancia) -> Não estou a ser sarcastico.

 

Raccar, precisava de tirar umas duvias e o Julius disse-me para falar contigo, mas não te consigo enviar MP, podes limpar a caixa pff?

 

Cumps

<a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190957&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Nano Plantado (20L)</a> - <a href=' http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191750&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Hidden Valley (NOVO PROJECTO)</a>

 

Cumprimentos, João Martins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não faço a minima se é T8. Mas de qualquer forma em principio e como vou fazer um movel para o aqua devo fazer tambem uma tampa, aproveito e meto umas mais potentes, ainda estou a estudar isso.

Não desdosto de ver os aquários abertos, mas dá me ideia que dessa forma é capaz de perder muita água com a condensação ou estou errado, elucidem-me sff.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não faço a minima se é T8. Mas de qualquer forma em principio e como vou fazer um movel para o aqua devo fazer tambem uma tampa, aproveito e meto umas mais potentes, ainda estou a estudar isso.

Não desdosto de ver os aquários abertos, mas dá me ideia que dessa forma é capaz de perder muita água com a condensação ou estou errado, elucidem-me sff.

 

Cumps.

 

Boas Daniel, bem vindo

 

De facto um aquário aberto perde mais água mas é por evaporação (se condensasse antes de sair de lá era bem bom porque já não saía ::D:)

 

Tens que pensar que tipos de plantas queres ter... há várias de manutenção fácil que não precisam de muita luz.

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas, finalmente e após alguns meses sem tempo para montar o aquário já estou a tratar da montagem. Comprei uma bomba para a biobox de 700l/h e já andei a ver as os areões e substratos em lojas da especialidade.

Numa loja aconselharam-me a trocar a lampada por uma com a mesma potência mas que produz mais lummens, será que resolve o problema da falta de luz?

Em relação á decoração apanhei umas pedras na serra de sintra, que julgo serem de granito uma vez que a serra é um maciço granitico. Alguem aqui da zona já fez o mesmo? De qualquer forma vou testar as mesmas deixando-as na água durante uns dias e vejo se o ph sobe visto que experimentei com vinagre e não vi qualquer tipo de reação.

Para o substrato sabem-me aconselhar alguma loja aqui na zona de lisboa /sintra onde este seja em conta, é que vi numa loja no shooping do Cacem e custava 13€ um saco de 5litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez, como ninguem me responde ao que perguntei antes gostaria de saber se alguem já usou substrato Duplaground e dar-me o seu feedback. Pelo que vi não necessita de cobrir-se com areia ou areão, mas será que é bom para plantas low tech.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez, mais uma questão, embora ainda ninguem me tivesse respondido ás outras, mas como sou um leigo na matéria tenho de perguntar.

Alguem me sabe dizer se existe algum tipo de areia de construção, tipo areia de rio, que possa ser colocado no aquário e que não altere o PH, é que tenho visto nas lojas da especialidade e não me apetece pagar areia, ou pelo menos aos preços que tenho visto, é a crise.

Se existe algum sitio aqui na zona de Lisboa /Sintra onde se arranje areia no meio natural tambem ajudava.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

este fim de semana vou comprar os testes para ver como estão as coisas.

Quais é que são os próximos passos?

O aqua está montado desde Domingo 13 Maio (está abençoado :smile2:), quando é que devo fazer TPA's, e peixes quais é que aconselham a inserir primeiro, os de fundo ou outros?

Em relação ás plantas tive azar, porque a pessoa que me vendeu percebia tanto de plantas como eu e a minha mulher começou logo a dar bitaites por isso trouxe aquela verde e vermelha que não sei o nome mas que de todas parece-me ser a unica que não vai vingar, ou então demorar mais a se ambientar.

A unica coisa que medi foi o PH, deu 6.8, mas mesmo este foi medido com os testes da piscina, não sei se é igual ou se será tão correcto, mas foi o que se arranjou.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.

Não tenho é muito jeito para isso, mas se puder ajudar.... avisa.

 

:naughty: :naughty: :naughty: :naughty: :naughty: :naughty:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estou a pensar montar umas luzes moonlight no aqua, e tenho para aqui umas luzes UV de pc e estava a pensar usá-las http://www.sunbeamtech.com/PRODUCTS/CCFL/CCFL.html.

 

Já vi aqui no forum um user que usou umas do género mas azuis, as que eu tenho são luz UV, será que é prejudicial para os peixes.

Já alguem usou algo do género?

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E CO2 para as plantas?

 

Boas, elas nessa foto estão um pouco amarelas,tive azar no dia em que as fui comprar era o que tinham, mas já estão com melhor aspecto, levaram uma poda e já têm folhas novas e rebentos novos a brotar.

Já estive a ver aqui no forum como fazer o CO2 DIY por isso a ver se faço isso.

 

Cumps.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

Aqui vai um update, tive alguns problemas ultimamente como podem ver no meu post em doenças e pragas, mas pelo menos as plantas estão bem e recomendam-se.

 

aqurio04082012.jpg

 

aqurio04082012b.jpg

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.