o que começou com 5 vidros


toxicjunior

Recommended Posts

Ola pessoal, como estão?

no verão passado ofereceram-me um aqua, mas este era mesmo muito alto, não tinha tampa e tinha uma armação em ferro já bastante oxidada...

claro que aceitei o aqua, mas descolei-o todo para cortar os vidros e assim retirar-lhe altura.

Neste momento está com 120 cm de comprimento, +\- 47 de largura e +\- 50 ou 55 de altura lol (n me recordo)... ora bem, colei tudo, claro que com silicone para aquas, mas para deixa-lo mais seguro e mais bonito, pedi a um amigo para lhe fazer um esqueleto em aluminio, assim como a tampa tambem... e aqui é que surge a minha dúvida, o aluminio realmente não irá ficar em contacto com a agua, mas esta evapora, deixando a tampa humida e aqui penso que cairão gotas de volta na agua que estiveram em contacto com o aluminio, ou seja, alguem sabe se haverá problema? o aluminio contamina a agua?

depois tenho ainda outra dúvida referente à iluminação... na tampa tenho 95 cm de vidro para colocar a iluminação, que comprimento têm as lampadas para aquario? (como terei à volta de 200 litros, penso que devo ter 100 wats de iluminaçao, correcto? acho que vou comprar um balastro normal e adapta-lo para levar lampadas desta potencia, é possivel?

 

segue-se a foto do projecto, digam coisas =)

 

 

http://imageshack.us/photo/my-images/109/img20120129165134.jpg/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de te ajudar, mas dizes que na tampa tens 95 cm de vidro. Onde é que eles estão? Não arranjas mais fotos d tampa?

 

Os 100w dá, para plantas low-tech.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens vidro entre o aquário e o alumínio?

Pela imagem parece então que não tens espaço para as lâmpadas.

Já agora, espreita aí O chapéu e os sapatos do Skinny! que te pode dar ideias ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A4 - Porta-aviões ao fundo ::D: hehehe saudades dos meus tempos da batalha naval

 

Boas toxic, em primeiro lugar bem vindo. O ideal será teres um pouco mais de 100 Watt para esse aqua, embora dependa muito das plantas que quiseres colocar.

 

Coloca aqui mais fotos para a malta te poder ajudar

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva manik e testum

 

o barco achei-o muito porreiro mesmo lol mas depois de o colocar la dentro, acho que é demasiado grande, ainda por cima já me ofereceram um outro mas bem mais pequeno...

 

pois, quanto às plantas ainda não li muito sobre, mas sim, em principio quero aquelas low tech.. é que 100w no final do mes ja deve ser dose, digo eu assim com a pressa lol

 

mas falem-me do aluminio, acham que pode ser prejudicial?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens vidro entre o aquário e o alumínio?

Pela imagem parece então que não tens espaço para as lâmpadas.

Já agora, espreita aí O chapéu e os sapatos do Skinny! que te pode dar ideias ;)

 

é esta jorge

http://imageshack.us...0129202123.jpg/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora acho que percebi, queres por a luz por cima da tampa e desse vidro.

Se é isso não te esqueças que tem que ser algo semi-fixo para poderes abrir a tampa sem cair a luminária, mas também tem que dar para abrires a luminária sem abrir a tampa (por exemplo se precisares de trocar uma lâmpada.

 

Mas olha, fazer uma coisita para aí "é como limpar o rabo a meninos!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora ai esta o que queria ouvir, como quem limpa rabo a meninos lol

é mesmo isso jorge, é para colocar a iluminação em cima da tampa, mas na parte de vidro..mas preocupo-me é com os tamanhos das lampadas que existem, nao li muito mas li que se mandam para os 120 cm e eu nao quero isso pois só tenho 92 cm de vidro para a iluminaçao e quero 100w... há lampadas para ai com 80cm correcto?

 

jorge, outra questao...nao percebi a tua pergunta quanto ao perigo que o aluminio pode trazer ao aqua:

 

-"Tens vidro entre o aquário e o alumínio?"

 

tas a perguntar se tenho vidro entre o aluminio e o interior do aquario? se é isso a resposta é sim, tenho vidro, nao é por ai que me preocupo...preocupo-me antes é pelo aluminio que tenho na tampa, ou seja, a agua ha-de evaporar e tornar a tampa humida, tocando assim nas zonas de aluminio...hao-de-se formar entao gotas que voltam à agua do aquario..tendo estas gotas estado em contacto com o aluminio, há perigo de contaminaçao da agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jorge, outra questao...nao percebi a tua pergunta quanto ao perigo que o aluminio pode trazer ao aqua:

-"Tens vidro entre o aquário e o alumínio?"

 

Na primeira foto parecia que a tampa era toda em alumínio e pensei que quisesses colocar as lâmpadas por baixo da tampa.

 

Em relação à luz, as lâmpadas de 30w tem 90cm. Com os casquilhos deve ficar com os 92/93 cm.

 

Podes colocar umas 3x T5 ou umas 4x T8

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse alumínio é branco e bonito :) Se essa tinta não for tóxica, como está lacado não deve haver problema.

Já sabes como colocar as lâmpadas? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, foi o que o meu amigo que trabalha com aluminios me disse, mas nada como ouvir a versão de um expert :character0050:

Quanto às lampadas, ainda não sei, estava a pensar comprar uma calha com estas medidas e alterar os "aparelhos" que aquilo tem para suportar os W das lampadas... mas isto ainda vai demorar que o tempo é escasso, aquilo que viste nas fotos está para ser feito desde o verão...

estive também foi a ver o teu skinny (e UOOOOOOU também quero lol) mas não tenho nenhum jeito a trabalhar com madeiras, electricidades e mais uma vez tempo :( lol acho que vou mesmo procurar uma calha numa loja da especialidade

 

já comprei foi outras coisas, se reparares na foto do aqua, do lado esquerdo tenho uma raiz, depois ja comi uns côcos para aproveitar a casca para servirem de esconderijos, tenho uns fundos 3D que já viste noutro tópico que criei, tenho areia de silica e areao preto que se bem me recordo é basalto(?????)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E vais acentar uma calha em cima disso? Sempre que quiseres dar de comer... tira a calha.

Faz aí um DIY com dobradiças e fica tudo independente ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.