Ajuda dos mais experientes num novo plantado de 250l


Ruben Lopes

Recommended Posts

Sábado passado (21/01/2012) montei o meu primeiro plantado, que espero venha a ser um plantado a sério e para tal gostava de ter a ajuda de membros mais experientes nesta matéria.

 

O aquario é de 250l de capacidade bruta, estimando que sejam úteis 210l - 100x50x50

Equipamento:

- Circulação - JBL CP120 com um débito de 600l/h

- Aquecimento - 2 aquecedores 1 de 50w e 1 de 150w

- Iluminação - calha com 4 T5 de 39w, 2 de 15000k e 2 de 6500k

 

Já arranjei um extintor de CO2 e estou a aguardar a vinda de um kit completo da TMC para começar a injectar CO2, enquanto não chega tenho adicionado algumas pastilhas de CO2.

Tenho adicionado um suplemento da Nutrafin Cycle para ajudar na ciclagem (não tenho vivos a não ser as plantas) e coloquei uma dose abaixo da recomendada de Nutrafin Plant Gro.

A ultima avaliação de pH foi de 7.

 

Contudo, no dia seguinte à montagem do plantado, a àgua que anteriormente estava, praticamente, cristalina começou a ficar verde. Hoje fiz uma TPA de cerca de 10% e coloquei lã filtrante no filtro externo e as coisas até melhoraram um pouco.

 

Há alguma coisa que eu deva melhorar para que consiga ter a àgua cristalina?

Tenho 2 Powerheads que debitam 3000l/h acham que vale a pena adicionar ao plantado, para melhorar a circulação?

Devo colocar carvão activado dentro do filtro externo?

 

Fico grato a quem me ajudar.

 

Cumprimentos ao pessoal do fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água verde é sinal de desiquilibrio

 

Valores de Nitratos e Fosfatos precisam-se

 

Que T5 colocaste de 15.000k pq essa temperatura tão elevada? Tendo em conta que a partir dos 10.000k começa a ficar com tom azulado e para aquas plantados torna o ambiente artificial?

 

Pq não optaste por 2 de 6.500 e mais duas de 8.000 ou de 10.000k?

 

Não falas do foto-período, quantos horas tens as luzes ligadas?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desconheço os valores dos nitratos e fosfatos, em breve poderei informar-vos destes valores.

 

Coloquei de 15000 k para aproveitar temporariamente as lâmpadas de um Salgado que tive antes, enquanto não chega a calha com as T5 adequadas para o crescimento das plantas. Acha melhor desligar as 2 de 15000k e deixar apenas as 2 de 6500k, enquanto não chega a calha apropriada?

 

Quanto ao foto período é de 8h, mais precisamente das 16h as 0h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha em relação às lâmpadas de 15.000k só sabendo o espectro delas é que te poderei dizer que as deves desligar ou não, mas efectivamente limpadas de 15.000 são mais adequadas para salgados.

 

Se não tens ainda flora, não precisas de ter foto-período. podem estar todas desligadas e então só quanto tiveres floro ligar as luzes, pois se não há flora as algas aparecem, mesmo que não tenhas nenhum nutriente digamos em excesso.

 

Carvão activo?Não utilizes isso a não ser após teres feito algum tipo de medicação e queiras retirar o medicamento da coluna de água, de resto não serve para mais nada. Se queres água mais cristalina podes pensar em adquirir um filtro UV-C

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim já tenho plantas. Cerca de 30 plantas de 9 espécies diferentes.

As lâmpadas em causa são uma reef white com uma tonalidade azulada. Acham melhor desliga-las?

 

Kelvins não é a mesma coisa de espectro se bem que tem alguma coisa a ver

 

Se tens plantas então um apagão não se coloca, mas tb sem os testes de Fosfatos e Nitratos fica difícil saber a causa

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que diz respeito à filtragem, o recomendado aqui no fórum já foi de 3x, mas depressa passou para os 5x, pelo teu volume deverias ter um filtro a fazer 1000l/h e não é pela movimentação que ele faz, mas mais pela capacidade de reduzir a Amónia em Nitratos, pois tb regra geral, quanto mais potente é a cabeça de um filtro maior é o volume que este suporta de matérias filtrantes.

 

As powerheads seriam importantes caso aparecessem ciano-bactérias que resultam de uma má movimentação da coluna da água, ficam em zonas mais paradas, como não é o teu caso, não te vai fazer nada

 

Como deves saber os fabricantes quando indicam a potencia no filtro, indicam a potencia da cabeça, sem matérias filtrantes, sem mangueiras nem detritos, após um filtro estar corretamente montado, a sua capacidade diminui para 50%

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dar os valores dos "normais"?

 

Alguém me sabe dizer se as lâmpadas reef white de 15000k podem ser prejudiciais às plantas do meu plantado?

 

Depende do espectro especifico dessas lâmpadas mas se são para salgados para quê estarem ligadas? Se soberes a Marca, Modelo e Kelvins, podes ir ao site do Fabricante e verificar o espectro dessas lâmpadas, o gráfico deverá ter um aspeto do género

 

T5%20HE%2035W%20BLUE_3318.jpg

 

PS: O gráfico é apenas um exemplo, varia de lâmpada para lâmpada

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá! Já tenho o aquario com mais elementos!

Cerca de 160w de luz em calha T5 com lâmpadas adequadas para plantado. A filtragem está agora com 2100l/h com 2 filtros extrenos JBL e estou a pensar daqui a 2 semanas deixar apenas o e1501 greenline e ficar com 1500l/h, que julgo ser quanto baste para um Aqua com cerca de 220l úteis.

Os parâmetros pH 7,5, amónia 0 e nitridos 0,3. Apesar de estar montado a 2 semanas os valores de amónia e nitratos tiveram um pico muito ligeiro e voltou aos apresentados.

Na próxima 3a feira vou começar a injectar CO2, até lá vou manter o CO2 em pastilhas. As plantas já começaram a crescer, embora tenha uma espécie que definhou.

O que acham, já posso introduzir alguns habitantes?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.