Ajuda Novo Aqua


joca1967

Recommended Posts

Tenho um Pseudotropheus crabro que me ofereceram e aceitei para evitar um fim tragico num pequeno aqua que tava desactivado. Entretanto ja tou a montar um aqua com 100x50x50, mas como nunca lidei com ciclideos preciso de ajuda (muita), desde quais e quantos outros peixes posso juntar, tipo de flora, alimentação, etc,etc,etc

E ja agora sera que alguem me poderia indicar uma boa loja no Porto ou arredores?

Cumpts e desde ja obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Partindo desta afirmação:

 

Tenho um Pseudotropheus crabro...tou a montar um aqua com 100x50x50
Assim...

 

quais e quantos outros peixes posso juntar

 

Num aquário de 250 litros podes juntar cerca de 4 trios de outros mbunas. Sendo os P. crabro muito grandes (15cm +/-), deves reduzir este número para 3 trios (compostos por 1 macho e 2 fêmeas - de preferência mais fêmeas) e focar-te nos Mbunas grandes (géneros Metriaclima/Maylandia e talvez Labeotropheus).

 

tipo de flora
Nenhuma....ou no máximo plantas resistentes: fetos-de-java, anúbias e, com sorte, algumas valisnerias.

Sendo peixes herbívoros, comem as plantas ou desenterram-nas para fazer ninhos. :D

 

 

alimentação,

 

Este é dos pontos mais importantes...

A maioria dos mbunas é omnívoro com predominância em alimentos vegetais. Caso alimentes com demasiadas proteínas animais (nunca dês larvas vermelhas, por exemplo), os teus mbunas vão morrer - "malawi bloat".

Complementa sempre a dieta com alface, espinafres e outras verduras cozidas...

 

Os crabro são dos mbunas que mais facilmente aceitam proteínas devido á sua "vida" no lago: vive junto de um peixe-gato do género Bagrus, do qual retira parasitas e come os ovos. Também se alimenta de algas...

 

E ja agora sera que alguem me poderia indicar uma boa loja no Porto ou arredores?

 

Gosto bastante da Natantia, mas espera até os verdadeiros "tripeiros" te indicarem outra... :wink::lol::lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bem-vindo ao Forúm e ao maravilhoso mundo dos ciclídeos africanos dos grandes lagos.

O Ciclideo que possuis é originário do lago Malawi e pertence ao grupo dos Mbunas. Todos os ciclideos do malawi requerem água dura e Ph alcalino(7.8-8.4), pelo que deves fazer uma medição de ph , dureza (Dh) e

poder tampão (Kh) da água que sai da tua torneira.

O substrato normalmente utilizado é a areia da praia(muito bem lavada), misturada com areão de coral e a decoração é composta por uma boa quantidade de pedra calcária disposta de forma a construir grutas para que os peixes se possam esconder, formar território e locais de desova.

Tens de ter em atenção que os mbunas necessitam de uma alimentação

constituida quase exclusivamente por vegetais, quer sejam em granulado, flocos ou naturais( por exemplo alface), embora esporádicamente possas intruduzir na sua alimentação alguma proteina animal como a artémia, mas evita a larva de mosquito vermelha.

Quanta a plantas: NENHUMAS , eles vão come-las ou desenraísa-las.

Os ciclideos do Malawi são incubadores bocais poligâmicos, ou seja,por cada espécie que tenhas deves ter apenas 1 macho e 2 ou mais femeas, o ideal serão 3 (os gajos não são nada parvos :D )

Quanto á escolha das espécies, o ideal é só teres mbunas(existe muito por onde escolher, com cores variadas e lindas), porque os outros grupos de ciclideos que habitam o lago- Utakas e os grandes Haplos predadores tem uma alimentação muito rica em proteina animal(predadores carniveros), o que prejudicaria a saúde dos mbunas(malawi Bloat) e por outro lado esses peixes crescem demasiado para o teu aquário.

Não deves colocar espécies cujos machos e /ou femeas tenham cores parecidas para minimizar rico de agressão entre os machos e a hibridização entre espécies.

Quanto á escolha das espécies, deixo isso para quem tenha mais experiencia com mbunas do que eu (eu é mais Utakas), mas ví a pouco tempo aqui no forum um membro (não me lembra quem...), que tinha alguns Pseudotropheus Cabro para venda.

Cumps

António Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais