Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal!

Antes de mais, como podem ver sou novo aqui e espero contribuir para o bom funcionamento e desenvolvimento do fórum!

Então é o seguinte:

Sou um principiante na aquariofilia. Tenho um aquário pequeno, com 20l, no meu quarto onde tive 2 platis e 2 espadas. Sucede-se que de um dia para o outro, vejo o meu espada macho com muitas pintas brancas. Vim pesquisar e percebi que o destino dele estava traçado... Como quando me apercebi, já era tarde demais, os outros peixes foram todos...

A minha pergunta é a seguinte:

Que devo fazer agora (que não tenho peixes) para me livrar da praga? Apenas elevar a temperatura? Mudar completamente a água e ferver o areão?

Outra questão: Quando um dia estava a verificar se o meu filtro estava bem montado, ao passar a mão por um pequeno tubo de borracha que lá tinha apercebi-me que estava com muita "gosma", gelatinoso. Seria um indício de que a praga já lá estaria?

Obrigado a todos!

Publicado:

Há bons medicamentos contra o íctio no mercado para se achar que o aparecimento de pontos brancos significa a morte do animal.

E uso sempre o da eSHa que nem é caro e nunca tive nenhuma morte associada ao íctio.

Agora que não tens peixes o que eu faria era um tratamento com um desses medicamentos que actua ao nível de todas formas do protozoário e o elimina do aquário.

Mas alerto para o facto de o aquário ser um pouco pequeno, nomeadamente para os espadas que ainda crescem consideravelmente.

Em relação à "gosma" é certamente o aglomerado de microorganismos, não necessariamente maus. A maior parte dos peixes de pequenas dimensoes alimenta-se disso e se tivesses ainda os peixes calculo que fossem "bicar" o tubo.

Publicado:

Boas amigo, postaste na secção de salgados.

Irás encontrar mais facilmente respostas se colocares a tua dúvida na área de água doce;)

Um abraço e bem vindo

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Ups, provavelmente da hora, não reparei nesse pormenor...

Peço então que fechem este tópico que vou abrir no sítio correcto.

Mesmo assim, Joaoavo, obrigadíssimo pela ajuda já dada