Ictio e tratamento do aquário


Eltoti

Recommended Posts

Boas pessoal!

Antes de mais, como podem ver sou novo aqui e espero contribuir para o bom funcionamento e desenvolvimento do fórum!

 

Então é o seguinte:

Sou um principiante na aquariofilia. Tenho um aquário pequeno, com 20l, no meu quarto onde tive 2 platis e 2 espadas. Sucede-se que de um dia para o outro, vejo o meu espada macho com muitas pintas brancas. Vim pesquisar e percebi que o destino dele estava traçado... Como quando me apercebi, já era tarde demais, os outros peixes foram todos...

A minha pergunta é a seguinte:

Que devo fazer agora (que não tenho peixes) para me livrar da praga? Apenas elevar a temperatura? Mudar completamente a água e ferver o areão?

Outra questão: Quando um dia estava a verificar se o meu filtro estava bem montado, ao passar a mão por um pequeno tubo de borracha que lá tinha apercebi-me que estava com muita "gosma", gelatinoso. Seria um indício de que a praga já lá estaria?

 

Obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há bons medicamentos contra o íctio no mercado para se achar que o aparecimento de pontos brancos significa a morte do animal.

E uso sempre o da eSHa que nem é caro e nunca tive nenhuma morte associada ao íctio.

 

Agora que não tens peixes o que eu faria era um tratamento com um desses medicamentos que actua ao nível de todas formas do protozoário e o elimina do aquário.

 

Mas alerto para o facto de o aquário ser um pouco pequeno, nomeadamente para os espadas que ainda crescem consideravelmente.

Em relação à "gosma" é certamente o aglomerado de microorganismos, não necessariamente maus. A maior parte dos peixes de pequenas dimensoes alimenta-se disso e se tivesses ainda os peixes calculo que fossem "bicar" o tubo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo, postaste na secção de salgados.

Irás encontrar mais facilmente respostas se colocares a tua dúvida na área de água doce;)

Um abraço e bem vindo

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups, provavelmente da hora, não reparei nesse pormenor...

Peço então que fechem este tópico que vou abrir no sítio correcto.

 

Mesmo assim, Joaoavo, obrigadíssimo pela ajuda já dada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais