Água castanha...


João Cardoso

Recommended Posts

Boas,

Instalei mesmo á pouco tempo um aquário lá em casa, e deparei-me no dia seguinte que a água ficou muito acastanhada. Eu realmente meti-lhe uns troncos e raízes que comprei, e poderá ser uma espécie de "chá" devido á agua quente e á libertação de celulose das raizes.... :drool3:

A minha questão é, se há por acaso algum procedimento a fazer aos troncos para evitar que eles tinjam a água ...

 

Eu neste momento retirei o mais escuro e mantive um outro que é igualmente uma raiz, mas mais clara, e a água parece estar normal agora, depois de a ter substituido.

 

Tenho ainda outra dúvida, eu tenho verificado a quantidade de amónia na água e tem sido ou nula ou perto disso, posso considerar a água apropriada ou nem por isso ? Neste momento só possuo ainda musgo de Java mas para a semana chegam fetos de Java e umas outras plantas de porte rasteiro. Esta introdução poderá fazer variar os níveis de amónia?

 

Aguardo respostas...

 

Abraços / Beijos

Respeita a ordem natural dos acontecimentos, não tenhas pressas e verás que ainda te vais surpreender !

 

João Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao tronco, tens a possiblidade de o ires fervendo e várias mudanças de água. O melhor sítio para o colocar, se couber, é no autoclismo (mudanças de água automáticas e sem mais custos).

No aquário as TPA's vão tirando esse chá e há-de haver um dia que deixará de surgir.

Esse "chá" não faz mal aos peixes e deixa a água mais macia.

Se não tens amónia, podes colocar UM peixe e ver como ele se comporta. Se estiver tudo bem daqui a 2/3 dias, coloca outro. E assim sucessivamente. Se colocares vários o teu ecossistema vai alterar e podem morrer todos.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que provoca a agua castanha são os taninos e não a celulose, e sim, provêm dos troncos. A única maneira de prevenires que se libertem no aquário é acelerares o processo e fervê-los em água, até que não libertem cor. Mas para muitos aquários a água castanha é benéfica e esteticamente agradável.

 

Em relação à amónia, se só tens plantas no aquário é normal que os seus níveis estejam a 0. A amónia é convertida para nitritos e nitratos (o chamado ciclo de azoto) e por isso para teres uma noção do nível de azoto no teu aquário, terás de testar também para estes compostos. Eu nos meus testo só os nitratos, já que com boas colónias de bacterias no filtro e água bem oxigenada, os nitritos também se convertem em nitratos. Estes depois são absorvidos pelas plantas ou eliminados nas trocas parciais de água.

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.