Protecção na entrada do filtro para camarões


whiteweasel

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

tenho pequeno aquário de 50litros onde tenho unicamente Red Cherry. Para que eles não sejam sugados para o filtro tinha inicialmente um bocado de rede de camaroeiro, daquela branca mais fina atado com uns elásticos. Depois coloquei na ponta do inflow do filtro uma esponja daquelas pretas que se vende em qualquer supermercado ou loja de animais... algo deste género:

 

504216.jpg

 

 

 

O problema, e que já acontecia com a rede do camaroeiro, é que tem de se limpar com alguma frequência e mesmo assim o filtro perde alguma força, não sendo muito grave pois o débito do filtro até é superior ao aconselhado para a litragem do aquário.

 

O que acontece é que estou prestes a montar um aquário de 150litros onde também pretendo ter alguns camarões, talvez até CRS.

 

Estive a pesquisar e encontrei umas protecções todas XPTO em rede metálica à venda em sites estrangeiros e até no ebay... algo deste género:

 

!BgqNZ-gBGk~$(KGrHqYH-CQEsMKuO7JLBLGG3BnncQ~~_35.JPG

 

 

 

Queria saber se alguém tem algum feedback sobre este tipo de material e já agora se sabem de algum site ou loja nacional onde vendem…

 

Já agora outras técnicas para protecção da entrada do filtro também são bem vindas :

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jaime, existe uma rede plástica que se encontra com vários tamanhos e que é ideal para esse efeito. Parece egg crate mas é mais pequena e maleável ...

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

obrigado pela resposta...

 

o que estás a falar é esta rede de plastico mas mais fininha tipo "rede mosquiteira":

eggCrate.jpg

 

essa rede conheço bem... existe à venda em qualquer loja de bricolage...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummm... já te estou a perceber... e depois como fazes? fazes um cilindro para encaixar no inflow do filtro e "coses" com foi de pesca por exemplo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso meia de senhora e esponjas nos meus filtros dos aquas de camarões e parece-me que, seja qual for o material, porque a malha tem de ser mesmo muito pequena para que eles não passem, teremos sempre que limpar com frequência.

 

,,, porque a malha tem de ser muito pequena, logo qualquer pedaço de qq coisa que seja chupado, vai ficar a impedir a passagem da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Noto sim, inevitavelmente.

Mas parece-me que não há volta a dar.

 

Por um lado queremos que os recem-nascidos não sejam chupados, por outro não queremos que o fluxo diminua.

Incompatibilidades... ehehehhe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Apenas para dar continuidade a este tópico apresento a minha última adquisição:

 

dscf6565p.jpg

 

Perdi o amor a uns trocos e decidi encomendar esta protecção no ebay.

 

Demorou uma semana a chegar e com os portes ainda custou mais de 5€, mas na minha opinião foram bem gastos pois estou bastante satisfeito :)

 

É claro que acumula também bastante sujidade e temos que estar constantemente a limpar, e o efeito estético também não é o melhor mas comparativamente às esponjas notasse uma diferença brutal em relação ao caudal do filtro...

 

E também com aquela malha bastante apertada duvido que algum camarão por lá passe...

 

Bem a protecção já está, agora só faltam os bichos para a testar hehe ;)

 

Um abraço e obrigado pelas vossas opiniões e ideias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é por nada mas a ver daqui eu diria que os camarões conseguem passar por essa malha metálica. As crias, claro. Estou a dizer isto porque consigo ver os buracos na malha muito melhor do que consigo ver crias..

Eu tinha esponjas que comprei proprias para o efeito. Não gostava delas porque cortavam muito fluxo ao fim de uma semana e tinha que estar sempre a limpar. Depois decidi "apará-las". Cortei-lhes volume com uma tesoura. Ficaram mais finas e já não me cortavam tanto fluxo nem precisava de as limpar tantas vezes mas mesmo assim não gostava.

Até que certo dia a vaguear pelo Jumbo encontrei as esponjas perfeitas. São esponjas de filtros de ar, parece-me, mas a fibra de que são feitas é bastante mais "arejada". Mal se nota o corte do fluxo do filtro e já as tenho há mais de um mês sem limpar. Vou tentar arranjar umas fotos para mostrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é por nada mas a ver daqui eu diria que os camarões conseguem passar por essa malha metálica. As crias, claro. Estou a dizer isto porque consigo ver os buracos na malha muito melhor do que consigo ver crias.. Eu tinha esponjas que comprei proprias para o efeito. Não gostava delas porque cortavam muito fluxo ao fim de uma semana e tinha que estar sempre a limpar. Depois decidi "apará-las". Cortei-lhes volume com uma tesoura. Ficaram mais finas e já não me cortavam tanto fluxo nem precisava de as limpar tantas vezes mas mesmo assim não gostava. Até que certo dia a vaguear pelo Jumbo encontrei as esponjas perfeitas. São esponjas de filtros de ar, parece-me, mas a fibra de que são feitas é bastante mais "arejada". Mal se nota o corte do fluxo do filtro e já as tenho há mais de um mês sem limpar. Vou tentar arranjar umas fotos para mostrar.

 

Boas desteves,

 

uma foto é que era :)

 

e já agora quanto é que custou?

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Epa eu tentei tirar fotos mas nas fotos não se vê o que que quero dizer.

Mas o material de que são feitas é algo parecido com o das duas esponjas logo no inicio do tópico.

Arranjei uma foto para exemplificar.

Filter-Max-Pre-Filters-1024x480.jpg

As esponjas que eu sempre tive são como esta primeira da foto. Uma "fibra" muito compacta que corta muito os fluxos dos filtros. As que tenho agora são mais como a esponja do meio na foto. Uma "fibra" bem mais arejada que deixa passar muito mais água (e "porcaria" consequentemente) e que não precisa de estar sempre a ser limpa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Eu comprei umas esponjas para colocar na entrada dos filtros e não me parece que reduzam muito o caudal. Quanto ao lixo acumulado ainda não sei porque as adquiri à pouco tempo. Deixo aqui uma foto para verem e se tiverem interesse depois adquirirem.

 

 

DSC04644.jpg

 

Abraço

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais