Urgente!


dolphins_girl

Recommended Posts

Não sei k fazer... Tenho 3 guppys fêmeas, 1 guppy macho, 1 viuva fêmea e um peixe k não sei a espécie. Entretanto já morreram, há cerca de 1/1mês e meio uma guppy grávida sem barbatana caudal e sem se conseguir movimentar e vir a superfície, e há umas semanas 2 guppys machos ambos também sem a barbatana caudal e sempre no chão perto dos filtros.

Neste momento tenho uma guppy fêmea com a barbatana iregular e cuja barriga está lisa e anda sempre a superficie e não come como os outros. A viúva também apresenta 2 barbatanas irregulares mas de resto comporta-se normalmente. Outra guppy fêmea apresenta os olhos com as pupilas bastante dilatadas.

Já apliquei Baktopur (peço desculpa se não for assim que se escreve :P ) e acaba hoje o tratamento com isso. O pH está a 7,4 e o aquário tem à volta de 15 litros ou pouco mais.

Não sei que fazer.. Ajudem-me por favor! :!:

 

viuva.JPG

 

peixe%20k%20nao%20sei%20a%20raça.JPG

Este é o k nao sei a raça

 

doente.JPG

 

 

Obrigado pela vossa atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parecem sintomas de ataques bacterianos.

Deves continuar a usar o Bactopur.

Para a próxima experimenta arranjar Bactopur Direct. São pastilhas que actuam mais rapidamente que o bactopur normal. Além disso ajudam a curar infecções internas nos peixes (quando de origem bacteriana).

 

Neste momento tenho uma guppy fêmea com a barbatana iregular e cuja barriga está lisa e anda sempre a superficie e não come como os outros.
Esta já está bastante afectada. Aconselho-te a separá-la dos outros peixes. Não se deve safar... :?

Continua a administrar o Bactopur.

 

A viúva também apresenta 2 barbatanas irregulares mas de resto comporta-se normalmente.

Pode não ser problema. Se não notas as barbatanas "a desfazer" não te preocupes.

 

Outra guppy fêmea apresenta os olhos com as pupilas bastante dilatadas.

Esta ainda se pode safar. O problema também é causado por bactérias e/ou má qualidade da água.

 

Para já acho que deves renovar o tratamento com o bactopur. Experimenta fazer trocas de água parciais diárias e colocar de novo medicamento mediante a água que retiras. Limpa o filtro se for preciso.

 

Depois de teres tudo curado tenta fazer o seguinte: limpar o filtro com regularidade (sempre com água do aquário), reduzir na alimentação, fazer trocas parciais de água regulares (semanais) de 30%. Como o aquário é pequeno não é assim tanta água. :P

 

Além disso não te esqueças que 15lt é pouca água e que não podes ter muitos peixes nesse volume de água (nem nesse nem em nenhum). Excesso de peixes trazem esses problemas com bactérias.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o Baktopur que estás a por é o Direct? Acho que é o mais indicado para problemas como os que apresentas.Por vezes também não consigo salvar os meus guppies só com uma dosse de Baktopur. Se seguires as indicações no folheto podes ver que podes repetir o tratamento após retirares parte da água.Pela descrição dos olhos inchados e saídos acho que o que ai tens é bacteriano-columinus(acho que é assim que se escreve).

O peixe que não sabes o nome acho que é uma platy ,grávida.

As guppies ficam muito frágies e lisas após darem á luz... será que não tiveste bébés da que aparece na foto , e não sabes?

 

Acho que deves repetir o tratamento, retira o carvão do filtro, trata a agua com anti-cloro, verifica o Ph, e tenta dar uma limpeza nos vidros, a primeira foto pareçem sujos, podes pôr também um pouco de Cycle para criares bacterias boas.

 

Espero ter ajudado correctamente, Rita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela ajuda. O Baktopur k estou a usar é o normal. O senhor da loja onde o comprei disse-me que não havia diferença entre eles e que podia levar este... :lol: Vou então amanhã retirar metade da água pra continuar o tratamento. Se renovar metade da água meto as mesmas gotas k metia antes? A água que utilizam no vosso aquário é da torneira ou é destilada?

Pois... Secalhar é uma Platy, mas grávida não sei...Já a tenho há vários meses e ela sempre foi assim, não sei... A fêmea penso k esteja magra de estar doente porque já nada muito mal e tem tendência a ir para o fundo... :lol: Espero poder salvar os meus peixinhos, mas esta já não deve dar...

Obrigado :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, repetes o tratamento como se fosses fazer pela 1ª vez.

Eu utilizo água da torneira, mas coloco o anti-cloro, ou então enches 2 garafões da água , que ficam destapados durante uma semana para libertar o cloro. Verifica o PH.

 

Boa sorte,Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente a fêmea guppy acabou por morrer :shock: . Agora não sei se hei de continuar com o tratamento no aquário pois não sei se os outros peixes estão doentes... AS outras 2 fêmeas guppy estão gordinhas e uma delas tem uma parte vermelha na zona ventral mais ou menos perto do ânus no interior do corpo. Não sei o que será... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais