Reaparecimento de ictio


tixxa

Recommended Posts

Boa noite

 

há cerca de 18 dias apareceu-me ictio no aqua, fiz o tratamento de 5 dias com esha exit e aumentei a temperatura para cerca de 28 29 graus. Apesar da doença ter corrido a maior parte dos peixes a partir do 6º dia desapareceu (as pintas brancas deixaram de ser visíveis) mas mantive sempre a temperatura alta. Agora ha cerca de 4 dias coloquei um novo peixe e pensava baixar a temperatura um pouco daqui a uns 2 dias ( fazendo 20 dias com a temperatura acima dos 28 graus de modo a matar o parasita ja que este, pelo que li, tem um ciclo de vida de cerca de 18 dias), no entanto e passado 18 dias aparece-me de novo ictio no peixe novo do aqua.

 

Já comecei novo tratamento com o exit. Que me aconselham a fazer?

 

Devo continuar com a temperatura alta durante cerca de outro período de 20 dias?

Queria fazer uma tpa e limpar o flitro, mudar lã de vidro, etc, mas visto que o parasita ainda se encontra vivo será melhor adiar a limpeza "mais completa" ao aqua e filtro até acabar definitivamente com a doença?

 

Agradeço conselhos!!

Patricia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e assim os tratamentos que costumo fazer e simplesmente por a temp a 29 graus e adicionar sal, passado 5 dias faço um tpa de 30% mais ou menos e volto a colocar sal, depois ao 20 dia faço tpa de 50% e meto carvao activo no filtro durante uns dias e o que te posso ajudar ;)

 

e boa sorte

 

cumps

 

Duilio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e assim os tratamentos que costumo fazer e simplesmente por a temp a 29 graus e adicionar sal, passado 5 dias faço um tpa de 30% mais ou menos e volto a colocar sal, depois ao 20 dia faço tpa de 50% e meto carvao activo no filtro durante uns dias e o que te posso ajudar ;)

 

e boa sorte

 

cumps

 

Duilio

 

Obrigado!

Sal nao posso colocar pois tenho corys e são muito sensíveis a ele...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois isso já não te sei dizer, eu tenho discus, neons, guppies, ancistrus, escalares e helenas...

 

mas o que te aconselho e após acabares o tratamento pores carvão activo no filtro por uns dias para retirar o produto da agua por completo, isto faz-se em qualquer tratamento que tenhamos que fazer ao aqua ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É estranho que o ictio tenha aparecido com o aqua a essa temperatura...mas se calhar eu optaria por colocar a 30ºC e não a 28, 2ºC podem fazer a diferença. Como tens corys não podes por sal, trata com o Esha e a temperatura sobe-a 2ºC, não medida pelo termostato mas pelo termómetro, não é a mesma coisa!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim é pela temperatura do termómetro. vou tentar aumentar a temperatura, apesar do aquecedor ser de 200w e ter 85 litros de água tem sido complicado atingir os 30 graus, mas vou experimentar, pelo menos para os 29 consigo atingir.

 

é melhor voltar a manter durante cerca de um mês a temperatura alta não é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo menos 20 dias sem sair dessa temperatura.

 

era o que pensava... mais 20 dias a gastar mais eletricidade... :fart004: mas tem de ser, será...

só mais uma dúvida... desculpem... pra retirar o medicamento do aqua coloco carvão ativado no filtro, mas quando devo colocar? logo após fazer o tratamento com esha exit ou só depois quando passarem os 20 dias? (na minha opinião será depois de passarem os 20 dias mas posso estar enganada)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ictio não morre com a temperatura, os peixes que ja tiveram ictio ficam hospedeiros do parasita, qualquer peixe novo que entre é tiro e queda a não ser que ja tenha tido ictio.

 

Aumentar a temperatura so acelera o ciclo e é util para se aplicar o medicamento, se não se aplicar o medicamento o parasita regressa aos peixes com a diferença que o peixe hospedeiro so transmite a doença e não é afectada pela mesma.

 

Continuem so a subir a temperatura que nunca mais se livram do ictio

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu apenas subi a temperatura e pus sal e nunca mais tive esse problema, e estou farto de adicionar peixes... por isso acho que não é bem assim como tu dizes mas ok, as opiniões são para se serem respeitadas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Psycodream, até podes colocar a agua a 35 graus, o ictio não morre so se liberta do hospedeiro mais depressa para ir infectar outros peixes, a 26 ou 28 graus demora entre 3 a 7 dias e a 35 graus demora menos de 2 dias.

O tratamento so é possivél com medicação na agua.

 

Se alguem tiver o livro de Gerald Bassleer faça o favor de ler para confirmarem que não estou a dizer nenhuma mentira.

 

Psycodream provavelmente os peixes que compras-te a posteriori na loja tinha tinham tido ictio e tratados para o mesmo.

 

No entanto cada um que trate como acha que é o mais correcto

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente e o que eu digo as opinioes são para se respeitarem.

 

o aqua que tenho ja montado a dois anos tive ictio uma vez, tratei com sal e 29º durante 20 dias já a um ano e meio pelo menos atrás e até hoje nunca mais apareceu, no ultimo aqua ja tive uma vez ictio fiz o mesmo tratamento e já lá vao dois meses e nunca mais apareceu e os peixes que eu inseri posteriormente garanto-te que nunca foram tratados com nenhum produto, ,e inseri discos, escalares, neons e guppies. e tudo de criaçao caseira e todos jovens sem nunca terem tido nenhum tratamento, e ate agora nada de ictio... e conheço bastantes casos que o sal e 29º foram suficientes e nunca mais apareceu a bactéria.... essa bactéria apenas se desenvolve com dexidas rápidas de temperatura e se o aquario tiver estavel e dificil ela se desenvolver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas opiniões, apesar de ter ficado na mesma ou ainda mais confusa :shock:

 

mas não percebo realmente o que me está a suceder... (sei que a doença foi para o aqua pois veio já com uns peixes que comprei)

Para combatê-la aumentei a temperatura da água e fiz 5 dias de exit e no 18º dia apareceu-me no peixe novo do aqua, não tive quebras de temperatura.

 

Recomecei ontem novo tratamento e, não sei se foi isso, que matou um camarão madeira que coloquei no aqua ao mesmo tempo do peixe novo.

 

Agora não estou com vontade nenhuma de ter sempre isto no aqua, já ando completamente farta! fiquei sem perceber se esta doença vai ser uma constante ou se realmente é possível acabar de vez com ela.

Acho estranho que com o aumento da temperatura e ainda por cima com tratamento ela tenha aparecido, especialmente quando dizem que é uma das doenças mais fáceis de tratar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sempre disse que tratava com 29º e sal, e foi o que aconselhei a tixxa mas depois ela disse que tinha corys e logo nao pode por sal e sim tem que usar esha... o aumento de temperatura nunca e suficiente por si proprio claro e sempre preciso algo mais, mas nao tem que ser necessáriamente quimicos...foi apenas isso que eu disse;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais