tronco para aquario


sabinonet

Recommended Posts

bom dia,

 

eu andei a ver o preço de um tronco para o meu aquario e é uma loucura !!!

 

aqui ao pé de mim andaram a podar algumas oliveiras e eu gostaria de saber se faria mal utilizar um ramo destes, depois de tratado, claro

 

a minha ideia era, primeiro descascava o ramo e depois como ainda está verde utilizava o forno a lanha que tenho nos meus pais para o secar, será que é possivel?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

E possivel,têns e que o secar muito bem,depois ferves

o tronco,e deixas de molho para sair os tininos,para a

água não ficar cor de chá,limpa bem o tronco.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

E possivel,têns e que o secar muito bem,depois ferves

o tronco,e deixas de molho para sair os tininos,para a

água não ficar cor de chá,limpa bem o tronco.

Comp: Álvaro Silva

 

Viva Alvaro

 

eu encontrei alguns troncos secos o que me vai facilitar o trabalho

agora vou descasca-los muito bem e depois vão para dentro de água durante algum tempo

 

não sei é se devo acrescentar alguma coisa à água?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

procura no google que está la tudo, comprei um na 6feira e até agora já passou 2 noites de molho dentro d agua e já o fervi algumas 10x, mas ainda assim a agua fica com o tom tipo chá laranja/acastanhado!

 

já li que podes meter de molho com cloro

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pequena pesquisa e encontravas logo isto:

 

  • Tratamento com cloro ativado
    1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo totalmente, adicionando durante 7 dias 1 ml de cloro ativo para cada 10 litros d’água;
    2. Troque á água e deixe o tronco descansar por mais sete dias, para que o cloro excesso seja totalmente removido;
    3. Caso seja possível, adicione água quente sobre o tronco, para eliminar agentes resistentes ao cloro.
    Tempo requerido de tratamento: 18 dias
  • Tratamento com sal grosso
    1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 4 colheres de chá para cada litro de água;
    2. Completar a água do recipiente para manter o tronco sempre submerso.
    Tempo requerido para deixar de tingir a água: 25 dias
  • Tratamento com imersão em água da rede de distribuição
    1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, com água da rede distribuidora (torneira);
    2. Trocar a água a cada três ou quatro dias.
    Tempo requerido para deixar de tingir a água: 35 dias
  • Tratamento com imersão em água quente
    1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo;
    2. Despejar água fervente sobre o tronco e deixar descansar;
    3. Trocar a água a cada três ou quatro dias.
    Tempo requerido para deixar de tingir a água: 28 dias
  • Tratamento com cloro, sal grosso e imersão em água quente
    1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 1 ml de cloro para cada 2 litros de água, deixando-o em repouso durante 24 horas;
    2. Colocar o tronco em outro recipiente para que a água possa ser aquecida ao ponto de ebulição (100°C) durante 15 minutos e deixe descansar por 24 horas;
    3. No terceiro dia adicionar 200 g de sal grosso à água a ser fervida, conforme o item 2;
    4. Troque a água diariamente e repita o item 2 até a água se apresentar limpa.
    Tempo requerido para deixar de tingir a água: 7 dias

 

Cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças que para a libertação de taminos reduzir é preciso tempo, não é por ferveres varias vezes que vais resolver pois a fervura é para eliminar fungos e bactérias. Coloca o tronco depois de fervido durante uns 10 minutos dento de um balde ou outro recipiente com uma pedra em cima para não flutuar e adicionas agua e sal, dia sim dia não vais mudando a agua e acrescentando sal até o tronco deixar de flutuar e a agua deixar de fica cor de chá, depois disso ferves e podes colocar no aquário, lava é bem para retirar qualquer vestígio de sal. Outra opção é se couber coloca-lo dentro do autoclismo, assim vais ter varias mudas de agua sem te preocupares muito. O tratamento deve rondar 1 mês ou mais por isso paciência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é assim eu falo por experiencia, se o tronco tiver seco o melhor que tens a fazer é panela com agua a cobrir o tronco e bastante sal, deixas ferver bem. depois deixa estar algum tempo na agua ainda até que fique fria... depois passa por agua lavada o tronco e esfrega para ficar bem lavadinho, metes num recipiente onde o tronco fique totalmente coberto de agua, e se for algo alto para veres quando ele vai ao fundo melhor, neste recipiente adicionas tambem sal, para matar tudo mesmo...deixas estar esta agua por dois/3 dias, passado este tempo lavas novamente o tronco, se puderes tornas a ferve-lo para nao criar fungos no aqua, e depois metes no recipiente com agua lavada sem sal durante um dia e já o poderás por no aqua sem qualquer problema....já fiz isto a mais de 7 troncos e sempre sem problemas...e se o tronco tingir um pouco a agua nao te preocupes que os peixinhos ate agradecem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é assim eu falo por experiencia, se o tronco tiver seco o melhor que tens a fazer é panela com agua a cobrir o tronco e bastante sal, deixas ferver bem. depois deixa estar algum tempo na agua ainda até que fique fria... depois passa por agua lavada o tronco e esfrega para ficar bem lavadinho, metes num recipiente onde o tronco fique totalmente coberto de agua, e se for algo alto para veres quando ele vai ao fundo melhor, neste recipiente adicionas tambem sal, para matar tudo mesmo...deixas estar esta agua por dois/3 dias, passado este tempo lavas novamente o tronco, se puderes tornas a ferve-lo para nao criar fungos no aqua, e depois metes no recipiente com agua lavada sem sal durante um dia e já o poderás por no aqua sem qualquer problema....já fiz isto a mais de 7 troncos e sempre sem problemas...e se o tronco tingir um pouco a agua nao te preocupes que os peixinhos ate agradecem ;)

 

reforço esta técnica. o uso de químicos é arriscado....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças que para a libertação de taminos reduzir é preciso tempo, não é por ferveres varias vezes que vais resolver pois a fervura é para eliminar fungos e bactérias. Coloca o tronco depois de fervido durante uns 10 minutos dento de um balde ou outro recipiente com uma pedra em cima para não flutuar e adicionas agua e sal, dia sim dia não vais mudando a agua e acrescentando sal até o tronco deixar de flutuar e a agua deixar de fica cor de chá, depois disso ferves e podes colocar no aquário, lava é bem para retirar qualquer vestígio de sal. Outra opção é se couber coloca-lo dentro do autoclismo, assim vais ter varias mudas de agua sem te preocupares muito. O tratamento deve rondar 1 mês ou mais por isso paciência.

 

o meu tem 2 meses no aqua e continua a deixar a agua amarelada 2 dias depois de cada tpa.... axo que lhe vou dar o tratamento do autocolismo...

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa mesmo o sal, dissolve na agua de lavagem do tronco até nao conseguires pôr mais. Nenhum bicho que faça mal aos animais de aquario sobrevive a uma solução hipersaturada de sal :)

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.