Reprodução de barbos Tigre


scpaulo

Recommended Posts

Olá é a primeira vez que escrevo e gostava de saber se me podem ajudar

 

Tenho 1 aqua com 80 cm com 4 barbos tigre, 1 ciclídeo africano com, 1 silver dollar, 3 gouramis anão 2 azuis e 1 às cores, 1 tubarão martelo e 3 botias palhaço

 

(engraçado que os barbos tigre e as bótias fazem um cardume :!: )

 

Tenho também outro aqua com cerca de 40 platys que já reproduzi em casa a partir de 2 fêmeas :shock:

 

Fiz ainda um aqua pequeno pois ouvi dizer que a reprodução de barbos tigre era feita num aqua com berlindes no fundo, com água nova e temperatura 2ºC acima da do aqua...

 

Dos meus barbos tenho uma fêmea e 3 machos dos quais 1 é claramente o dominante.

 

O que fiz foi à noite passar o casal para esse dito aqua mais pequeno

 

A verdade é que o comportamento se alterou e houve muita perseguição à fêmea mas :? nada :!:

 

Queria tentar de novo e gostava que me dessem algumas dicas

 

 

:? Sónia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é pois é!!!

 

Agora o recem chegado tubarão vindo de um aqua só com escalares... parecia outro

 

Agora não para mas o meu ciclídeo faz-lhe frente e os pequenos barbos já o andam a testar, no entanto, a sua imponência faz com que o seu território esteja bem protegido... desde k não seja o mesmo k o da febre amarela (ciclídeo)

 

;) Sónia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sónia,

 

A minha experiência na criação de barbos não é grande. Mesmo assim consegui bons resultados pegando num cardume de cerca de 6 a 10 barbos adultos e colocando-os num aquário mais pequeno, durante a noite, com água nova mas já devidamente ciclada. A coluna de água deve ter mais ou menos um palmo, cerca de 20 cm. A temperatura deve estar regulada para os 29º e o Ph entre 6,7 e 7, ou seja, ligeiramente ácido.

 

Muito importante, coloca no fundo um areão bastante grosso com 3 cm de altura. É importante que o areão seja grosso para formar cavidades para que os ovos se esquivem do seu apetite voraz, mas não tão grosso que eles se consigam meter nos buracos, pedrinhas de 1,5 a 2cm de granulumetria.

 

Depois deixa-los ficar dois dias com as luzes apagadas e num local calmo, não necessitando de ser alimentados. Passados os dois dias e supondo que a desova foi feita, retiras os adultos e colocas uma bomba de ar com uma pedra difusora para arejar e evitar que os ovos funguem. Apartir daí é só esperar uma semana e já deves conseguir ver os alevins contra a luz, visto que eles são mesmo muito pequeninos, nada que se compare com os platys.

 

Dois dias após o nascimento podes começar a alimentá-los com infusórios.

 

Um abraço

 

Luis Velho

 

Ps: Desculpem o testamento...

Agua mole em pedra dura, tanto bate até que... (esperemos que não)

Pic_7766_1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

Obrigado pela dica

 

só tenho 4 barbos mas achas que meta os 4 no outro aqua? ou só um casal? talvez com os 3 machos tenha maior probabilidade de fecundar os ovos

 

quanto à areia os berlindes devem funcionar, não?

 

:) Sónia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sónia,

 

Sim deves colocar os quatro no aquário de reprodução, em grupo eles establecem a hierarquia caso contrário corres o risco de retirar um macho que não o dominante e o acasalamento não se realisar.

 

Quanto aos berlindes podes utilisar, apesar de eu achar que devemos usar sempre materiais naturais. Para além da quantidade de berlindes que vais ter que comprar...

Agua mole em pedra dura, tanto bate até que... (esperemos que não)

Pic_7766_1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!!

 

já está!! já estão no aqua de reprodução não sei se vão sobreviver existe uma luta renhida e o macho dominante continua a dominar mas acho que está mais preocupado em manter a sua posição social dentro da "tribo" do que andar a traz da fêmea que fica de lado em todo este processo

 

Uma pergunta como sei se já foi feita a postura?

 

Sei que a fêmea fica mais "magrinha" será isso? ou deixo-os 2 dias no aqua e depois tiro e vejo o que deu?

 

E comida, dou-lhes comida? ou deixo-os apenas concentrados na reprodução?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm!!

 

Acho que já fiz disparate... :shock:

 

Deixei ainda hoje os 4 barbos dentro do aqua se calhar já não dá nada, de facto os machos já não estão interessados na fêmea estão todos num canto escondidos do macho dominante...

 

à noite tiro-os e vou esperar para ver se deu alguma coisa :!:

 

pode ser que, se tiver havido postura os ovos estejam escondidos debaixo dos berlindes, pelo menos era essa a intenção

 

:oops: Sónia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...aproveitando o tópico gostava de perguntar se o aquario de reproduçao poderá ter o filtro ligado ou será necessário um daqueles filtros através do ar (nao sei o nome).

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai ai ai... voçes nem queiram saber nunca, repito, NUNCA!!! deixem mais do que um macho quando tentarem reproduzir os barbos o mais pequeno (chamo-lhe o rambo) ficou sem barbatanas :shock: completamente ratado o macho dominante está impecável e o outro macho está apenas um pouco danificado

 

Se ficassem lá mais tempo o rambo morria!!! o pobrezito quase não consegue nadar

 

Quanto aos ovos não faço ideia se existe alguma coisa ou não, vou esperar...

 

Xico quanto ao filtro não sei eu apenas pus a água a circular com uma pedra difusora pois pareçe-me que se filtrar kk coisa nesta altura filtro também os potenciais barbinhos

 

pensei depois em fazer mudas de água quando tiverem um tamanho visível e só quando forem maiores por um filtrinho de esponja...

 

Mas também não tenho a certeza..

 

neste momento penso que não seja necessário filtrar... pois não há nada para filtrar (PS: eu utilizei água nova)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se der alguma coisa digão.

 

Gostava tambem de exprimentar.

 

Já tentei Bettas (OK)

Escalares da 1ª tentativa de 30 só restam 2.

Zebras (teste parou) tento mais tarde.

 

 

Abraços

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Os barbos não os consegui reproduzir!!! Mas vou continuar a tentar :)

 

No entanto um deles ficou bastante mal tratado devido a este processo... alteração de tópico... Barbo comido... PS: ajudem não queria que ele morresse!!!

 

:wink: Sónia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais