iniciante na água salgada


João Geraldo

Recommended Posts

viva, boa noite e bom ano a todos

esta é a 1ª vez que escrevo algo no fórum, se bem que já me passeio por ele ao tempo...

já tenho aquário de água doce desde que me lembro, isto ainda em casa dos papás, depois continuei o hobbie em minha casa com um pequeno de 60L, plantado e comunitário

 

entretanto no natal ofereci-me um aqua de 300L, isto de modo a aproveitar algum material que já tinha e com ideias de colocar um maior de água doce, não resisti a transforma-lo em água salgada, só que o orçamento para ele é curto e vai demorando o seu tempo.

 

especificações:

300L (100©x50(a)x60(l);

iluminação, calha com 4x39watts (2 brancas, 1 azul e uma tal de rosa que me aconselharam);

filtro 650L/h (aproveitamento, faz circular a água de um dos lados do aqua), tem sobretudo esponjas e cerâmicas de várias dimensões, aconselharam-me a não colocar carvão activado;

bomba para movimentação da água de 1000L/h;

escumador 400L/h;

aquecimento 300W;

tem 30kg de uma areia extremamente fina e que vinha húmida num pacote que me aconselharam para recife, fez tanto pó na água que só ao fim de 4 dias consegui ver o fundo ao aquário;

também coloquei anti-cloro e bactérias enfrascadas de acordo com o volume;

 

visto ter introduzido a água à 5 dias (água da torneira, já li uma série de tópicos e já percebi que não é aconselhada, mas não tive grandes alternativas), em conjunto com 10kg de sal que me recomendaram, hoje por curiosidade decidi fazer-lhe testes, dos quais:

temp. 25.2ºC;

densidade 1022;

dKH 7º;

fosfatos 0;

cálcio 640mg/L;

nitratos 0;

 

agora vamos à confusão das perguntas, porque quanto mais vou lendo mais baralhado fico :sorry:

1º os parâmetros da água não estão correctos, como posso corrigir o dKH e o cálcio?

 

2º são mesmo necessários o reactor de cálcio e de kalkwasser? ou posso introduzir manualmente as faltas, já li por aí algo que falava em utilizar as tubuladuras dos sistemas de soros do hospital para fazer o gota-a-gota (isso arranjo facilmente, trabalho lá :drool3:)?

 

3º visto não ter orçamento pensei em comprar rocha morta em conjunto com rocha viva para colonizar, não tenho pressa pelo que tenho tempo para isso, já agora, ao final de quanto tempo posso introduzir a rocha viva no áqua e quais os parâmetros de água aceitáveis? aqui não pretendia gastar mesmo muito dinheiro, pelo que entendi devo colocar cerca de 30kg de rocha no aquário (10%???), qual a quantidade mínima de rocha viva para que colonize a restante; devo e/ou posso ter a luz ligada 24h nesta fase inicial da rocha para que a colonização seja mais rápida?

 

4º como aconselhado no site visitei uma variedade de lojas a procurar preços, na 1ª aconselharam-me a ter a luz desligada enquanto curava a água, na segunda aconselharam-me o contrário, já percebi que é elemento de discórdia este tópico, opiniões? devo substituir a minha iluminação por Leds? (foi outro conselho da loja, mas achei que já estavam a abusar da inocência do comprador)

 

5º qual exactamente o objectivo da osmose inversa, é mesmo necessário ter mais esse objecto?

 

6º posso adicionar água da rede às perdas diárias por evaporação, já agora qual a quantidade (já sei que vai depender das perdas, mas alguém podia ter uma ideia), posso usar a água da torneira adicionada de sal nas TPA's?

 

desculpem todas estes perguntas, desde já o meu obrigado

um abraço

JG

3956_3984.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou curto.

 

FIltro externo ou interno deve ser retirado, no máximo se for utilizado só deve ter carvao e resinas.

 

1º Boas, o cálcio kh para já podem ser corridos com TPA´s, quais os testes usados?

 

2º No inicio pode-se por kalkwaser a pingar, mas mais tarde terás de montar um sistema, de preferencia balling.

 

3º No total 20kg deverá chegar, seria bom 10kg de viva e 10kg de morta, onde está a rocha viva?

 

4º Qual a iluminação que tem? No inicio deverá ter 1hora, e acrescentando 1hora por semana até chegar as 10horas totais.

 

5º A osmose para quem usa agua da torneira é indespensavel para um aquario de sucesso, sem isso não irá ter futuro...

 

6º Para a reposicao a mesma situacao, usar agua de Osmose.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva vodka7, já entendi que fiz umas asneiras, desde já agradeço a brevidade da resposta e o apoio

o filtro já saltou hoje de tarde, preciso de umas bombas de circulação em condições

1 - testes da API

2 - isso só será necessário para introdução de corais certo?

3 - coloquei hoje de tarde a rocha, 10kg viva e 15kg morta;

4 - iluminação são 4 lâmpadas T5 de 39watts, 2 brancas, 1 azul, 1 rosa;

5 - amanhã vou comprar o aparelhómetro da osmose para iniciar as TPA's e corrigir esses valores;

 

agradecido,

os meus cumprimentos

JG

3956_3984.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, obrigado pelo apoio

 

novidades: 2 bombas tunze 6025 de 2800l/h; bomba de osmose, já fiz reposição de água evaporada com a nova da osmose;

 

ontem coloquei as rochas vivas misturadas com mortas;

 

o escumador fartou-se de trabalhar e hoje tinha o copo cheio de líquido castanho (não sei o nome) é normal depois da colocação da rocha?

 

fiz uns testes (às tantas desnecessários)

 

temp. 25ºc

nitratos 0

nitritos 0.25

amónia 0.6

densidade 1024

 

aqui é que fico confuso, são estes valores normais nesta altura???

 

deixo o link do gajo

 

http://www.flickr.com/photos/jvgeraldo/6630645993/

 

abraços e obrigado mais uma vez

3956_3984.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os teste faça só uma vez por semana pois agora vai estar a ter grande oscilações nos parâmetros. Tenha calma pois agora as colónias de bactérias tem que crescerem na rocha morta. Atenção isto é dito por um novato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Viva, nao sou nenhum expert ate porque tambem estou a comecar nos salgados mas fica aqui a questao para os experts responderem.

 

O escumador e as wavemakers nao sao fracos para a litragem do aqua?

Tinha a ideia que o escumador deveria ser o triplo da litragem e as wavemakers 15x mais a litragem para cada lado.

 

Ja agora, se quiseres dar uma vista de olhos no meu topico sempre vez alguns erros que fiz para que nao os repitas.

http://www.aquariofi...c=187170&st=150

 

Obrigado

Editado por Razstec
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro jc.gomes,

 

novidades, e das leitura que fiz e dos conselhos dados, está a maturar, agora com cerca de 1,5 meses

passou por uma fase de muitas algas castanhas e entretanto está agora com algas verdes, normal penso eu, entretanto a única coisa q tenho feito é limpeza dos vidros, colocar a água da evaporação, daqui a mais um mês reinicio os testes e as TPA's para mais tarde introduzir a equipa de limpeza

:sorry:

3956_3984.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, nao sou nenhum expert ate porque tambem estou a comecar nos salgados mas fica aqui a questao para os experts responderem.

 

O escumador e as wavemakers nao sao fracos para a litragem do aqua?

Tinha a ideia que o escumador deveria ser o triplo da litragem e as wavemakers 15x mais a litragem para cada lado.

 

Ja agora, se quiseres dar uma vista de olhos no meu topico sempre vez alguns erros que fiz para que nao os repitas.

http://www.aquariofi...c=187170&st=150

 

Obrigado

 

Pois, compreendo o que me queres dizer, mas infelizmente aconselhei-me junto de uma loja que não me deu as melhores opções... agora o €€€ tb não abunda e vou ter que ver o que consigo fazer com isto, nesta fase também não quero ser muito exigente

obrigado

abraço

3956_3984.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva, nao sou nenhum expert ate porque tambem estou a comecar nos salgados mas fica aqui a questao para os experts responderem.

 

O escumador e as wavemakers nao sao fracos para a litragem do aqua?

Tinha a ideia que o escumador deveria ser o triplo da litragem e as wavemakers 15x mais a litragem para cada lado.

 

Ja agora, se quiseres dar uma vista de olhos no meu topico sempre vez alguns erros que fiz para que nao os repitas.

http://www.aquariofi...c=187170&st=150

 

Obrigado

Não sabemos que escumador é, por cisso não podemos dizer se é ou não bom. Qual é a marca e modelo?

Se for um escumador dos bons, o ideal é ser para o dobro da litragem. Se for dos maus...10x ou mais! Tudo depende do escumador.

 

Sobre a circulação, o que costumam dizer é 20x o volume do aquário, no total e não para cada lado. Tendo actualmente 2 6025, não está mau, mas podia ser um pouco melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O escumador não é mesmo dos melhores. Aos poucos que fores povoando o aquário vais ver que começa a ser insuficiente.

 

hehe, que bom!!!

exactamente como se vê isso??? como se tem noção de que um escumador faz um bom trabalho ou não?

abraço

JG

3956_3984.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se um escumador estiver a tirar uma água ligeiramente castanha, tipo chá, não está a escumar bem, que pode ser da qualidade do escumador ou ele mal afinado, mas ficamos mesmo a saber se é bom ou não caso comece a aparecer algas, cianobactéria....

Pela experiência que tenho, sei que escumadores desses, semelhante a outras marcas, não fazem bem o seu serviço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se um escumador estiver a tirar uma água ligeiramente castanha, tipo chá, não está a escumar bem, que pode ser da qualidade do escumador ou ele mal afinado, mas ficamos mesmo a saber se é bom ou não caso comece a aparecer algas, cianobactéria.... Pela experiência que tenho, sei que escumadores desses, semelhante a outras marcas, não fazem bem o seu serviço.

 

compreendido, realmente o que ele faz é acumular água castanha e tenho imensas algas no aquário...

esta semana vou começar a limpar e a fazer TPA's

obrigado Pedro

3956_3984.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas podem ter outra origem. O aquário está montado à quanto tempo?

que manutenção fazes a ele?

 

tem cerca de 2,5 meses, as algas do fundo desapareceram, aqueles fios castanhos são cianobactérias certo? também desapareceram

hoje iniciei as TPA's, parece estar tudo dentro da normalidade... coloquei a equipa de limpeza

3956_3984.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais