Novo começo!


CarlosR

Recommended Posts

Viva!

 

Ao fim de 20 anos lá voltei eu a deslumbrar-me por este mundo da aquáriofilia. Culpa disso...dois peixes de água fria que ofereceram cá para casa.

 

Bastaram 4 meses para que entra-se um novo aquário cá em casa e já cá mora à 4 dias. Passados estes 20 anos é escusado dizer que as diferenças são tantas que é como começar de novo. E tudo diferente Filtros, procedimentos, iluminação,etc. Por isso a net tem sido uma mais valia para ir aprendendo novamente.

 

Após dedicar várias horas a pesquisar na net e de ter aprendido alguma coisa acabei por ser obrigado a fazer tudo o que não era recomendável aquando a montagem do aquario.

O equipamento é usado (com cerca de 2 anos??) mas em muito bom estado. Para surpresa minha quando fui ver o aquário e fechar o negocio, ele ainda estava em funcionamento e o antigo dono perguntou-me se eu queria tudo como estava ou provavelmente os peixes iam fora :crazyeyes: , é claro que fiquei com eles.

No dia em que fui buscar o aquário já ele estava todo limpo, peixes num balde e toda a água fora, até tudo o que estava dentro do filtro externo foi para o lixo. Perante isto não tive outra hipótese se não montar tudo o mais rápido possível. Como não havia tempo de esperar pelo ciclo juntei para alem do produto para remover o cloro, um suplemento biológico para povoar a agua de bactérias o mais rapidamente possível.

 

Lá mais para a noite tive de fazer a opção, ou mantinha os peixes no balde em péssimas condições ou arriscava e punha-os dentro da casa deles. Lá teve de ser e até agora parece que está a correr tudo bem.

 

Os habitantes no aquário de 120x40x50 são os seguintes:

 

2 escalares (segundo o antigo dono, 1casal???)

4 Silver dollar???

3 espadas (1 macho e 2 fêmeas)

2 qualquer coisa Zebra

1 ???não sei o nome

2 limpa fundo (corrydora Paleatus ???)

 

Peço desculpa pelos ????, mas não tenho a certeza dos nomes.

 

Isto já vai longo, assim que puder meto algumas fotos ou video.

Editado por CarlosR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora outra coisa.

 

O Suplemento biológico que utilizei é da marca NUTRAFIN, assim como o produto para eliminar o cloro e o teste de ph. Eles são de confiança?

Tenho a agua neste momento com o ph= 7.5 e temp a 25ºC.

A iluminação esta a ser feita por um periodo de 8 horas, é suficiente?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como estás no arranque do aqua é fundamental teres os testes de Amónia e Nitritos, pois estes são so compostos mais tóxicos e que matam os peixes se o aqua não tiver o ciclo completado e é necessário fazer uma observação constante desses valores diariamente, sempre que estiverem a cima dos valores recomendados deves fazer uma TPA o mais urgente possível

 

Posteriormente deverás ter atenção aos Nitratos que são menos tóxicos e são o produto da decomposição da Amónia em Nitritos e os Nitritos em Nitratos, tb deverás ter os testes de Fosfatos, pois em conjunto com os Nitratos em excesso em conjunto com iluminação podem provocar explosões de algas e tu não vais querer isso.

 

Para além de te podermos dizer que 8h de luz será suficiente tb será aconselhável verificares a temperatura das mesmas, que é o mesmo de saber os Kelvins que cada uma tens como tb a potencia das mesmas. Para já poderei dizer-te que no mínimo para teres plantas de baixa manutenção terás de ter cerca de 120w de Luz (+/-) se tomarmos uma relação de 0.5w por Litro.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o caudal do filtro? Deverá fazer pelo menos 1200 lts/hora.

A potência da resistência? Eu optaria por uma de 300w.

Tens plantas ou vais plantar? A luz varia com o tipo de plantas que irás ter.

Colocaste substrato? Também varia consoante as plantas que irás ter, se bem que eu opto sempre por colocar pois "amanhã" poderei querer colocar plantas mais exigentes.

 

Espero ter ajudado e um bom ano 2012 com muitos peixinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa por só agora dar "sinal", mas o fds foi complicado.

 

Em relação as perguntas que foram feitas, tenho 2 lâmpadas T8 de 30w/174 (não sei o que quer dizer o 174) cada com 10000K.

O termostato não consigo ver qual a potencia, mas a temperatura tem estado sempre estavel nos 25ºC.

O filtro exterior debita 900lts/h.

 

Entretanto tenho analisado a agua com estes seguintes resultados:

 

31/12: PH 7

amónio < 0.5mg/l

Nitritos =0

 

hoje : Ph ligeiramente acima de 7

amónio = 0.5 mg/l

Nitritos=0

 

Entretanto os peixes parecem continuar de boa saúde. Ontem a fêmea Escalar já pôs ovos.

 

Obrigado pelas respostas e BOM ANO!

Editado por CarlosR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

35ºC ? Tens a certeza? Estás a fazer sopa de peixe? Quando for para a mesa chama-me pq gosto! :pompomgirl: :pompomgirl:

 

Caso a temperatura se verifique nos 35ºCe não seja gralha baixa a temperatura, deverá estar entre os 25ºC e os 30ºC.

 

Com essas lâmpadas vais apenas conseguir manter plantas de baixa manutenção, em relação aos Kelvins tudo bem, está dentro dos limites para plantados

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relacao as plantas neste momento nao estou preocupado, porque enquanto tiver os dollar nao posso pensar em ter plantas...eles arrasao tudo.

Editado por CarlosR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo no que te deves focar mais é no ciclo pois podes ter bastantes problemas no futuro....

 

entendendo o porque de não o fazer, aconselho-te a comprares sera bio Nitrivec é dos melhores e mais rapidamente tens a clonia de bactérias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Até agora acho que continua tudo bem. Queria por aqui umas imagens e vídeo do aquário, mas a coisa não tem sido fácil. Vamos ver se é desta.

A imagem não é muito boa, mas vou tentar por uma melhor depois.

 

 

http://img694.imageshack.us/img694/5489/20111228124856.jpg

 

http://img808.images...30/file3514.mp4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todo o equipamento o aquario tem ja vinha com ele, a bomba de ar ja funcionava tb com o antigo dono.

Mas porque estas perguntas? Na verdade eu gosto de ver o efeito que as bolhas de ar fazem, mas achas que sao prejudiciais

Editado por CarlosR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prejudiciais não são, se gostas do efeito....

Eu não utilizo, mesmo com um plantado.

Aconselho a bomba de ar para quem utiliza CO2 e nem em todos os casos.

Mas se gostas... mal não faz a não ser que tenhas plantas verdadeiras, não as deixa crescer tanto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.