Ictio


pmpg98

Recommended Posts

Boas,

 

Pelos vitos tinha de me iniciar nas doenças dos peixes :( ontem verifiquei de manhã que os meus narizes de bebado estavam cheios de pintas brancas, quase de certeza ictio...

 

Aqua : 100x40x50

CO2 pressurizado

T5 4x39W com 8h de fotoperiodo em que são 5h de 2x39 e 3h de 4x39

 

Foto geral

 

DSCN6047.JPG

 

Fauna :

2xCrossocheilus siamensis (SAE)

1xOtocinclus affinis

1xNeritina pulligera

9xPomacea Bridgisi (Amarela)

3xPomacea Bridgisi (Azul)

5xCaridina multidentata (Camarões Amano)

5xHemigrammus rhodostomus

2xPuntius titteya (barbo cereja)

4xPuntius tetrazona (barbo tigre albino)

2xMikrogeophagus ramirezi

2xColisa chuna

 

Depois de alguma leitura aumentei gradualmente a temperatura para 29,5 e ontem à noite apliquei-lhe 4,5 colheres de sal de cozinha, hoje os peixes já possuem muito menos pintas brancas mas ainda apresentam algumas...

 

Já sei que a temperatura deve ficar alta durante pelo menos 20 dias, mas a minha dúvida é se o tratamento pelo sal resultou ou não ou se preciso de ir para uma solução tipo Costapur, quanto tempo devo deixar passar para ver se os pontos brancos desaparecem?

 

Se tiver de usar o Costapur devo no fim utilizar sempre carvão activado, é que não tenho e teria de ir adquirir...

 

Obrigado por toda a ajuda

Pedro Gil

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de um tratamento com medicamentos convém fazer uma TPA de 80% e colocar carvão activado nos filtros, tem atenção se o tratamento não destrói o ciclo dos filtros.

 

Outra coisa que me preocupa no teu aqua é que como é plantado, esse temperatura vai fazer com que algumas plantas se recitam, vai verificando isso.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio o tratamento que estás a fazes deve ser suficiente, mas como referi, verifica o comportamento das plantas devido ao aumento da temperatura ainda para mais com tantos dias como estás a prever.

 

Para evitar o aparecimento do ictio tenta fazer TPA's com água mais à temperatura do aqua, pois o ciclo reprodutivo deste parasita é despoletado pelo abaixamento abrupto de temperatura do aqua, geralmente esse problema aparece mais frequentemente no Inverno, precisamente quando a água que sai das torneiras é mais baixa.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio o tratamento que estás a fazes deve ser suficiente, mas como referi, verifica o comportamento das plantas devido ao aumento da temperatura ainda para mais com tantos dias como estás a prever.

 

Para evitar o aparecimento do ictio tenta fazer TPA's com água mais à temperatura do aqua, pois o ciclo reprodutivo deste parasita é despoletado pelo abaixamento abrupto de temperatura do aqua, geralmente esse problema aparece mais frequentemente no Inverno, precisamente quando a água que sai das torneiras é mais baixa.

 

Pois foi burrada minha, fiz TPA da torneira e para ter pouco caudal não acionou o Esquentador pelo que deve ter vindo muito fria :( tenho de ver como vou solucionar esta situação... Quente mas com pouco caudal...

 

Quanto às plantas não sei não além disso acho que estou com deficiência de potassio, amanhã vou pôr um pouco de cloreto de potássio.

 

Mas esse é outro problema :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura e o sal são suficientes mas deves ter em conta os 20 dias certos pois se tiveres uma reincidência de ictio este já vai ser mais duro de erradicar. :) força

 

Obrigado Susana e João... quanto tempo vão durar as pintas brancas?

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jpospr, no inicio falas de um TPA de 80% após o tratamento, não achas exagero?

Eu pessoalmente e visto que uso após o tratamento carvão activo para purificar a água, faço um TPA no máximo de 50%.

Se ficar com apenas 20% de água, o equilibrio do aquário penso que irá ser afectado.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do tratamento, se o tratamento influenciar a clico do azoto e matar bactérias nitrificantes, mesmo com carvão activado a fazer a devida filtração corres o risco de ficares sem ciclo. Com 80% esse perigo é minimizado.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas repara, ao mudares 80% de água, estas a eliminar muitas bacterias que anda na espalhadas pela água, para além disso é muita água não ciclada a entrar de uma só vez.

Os animais mais sensiveis não vão ressentir isso?

Eu já quando mudo 50% até tremo a pensar no que pode ir a vida.

Sendo sincero tpas de 80% és a primeira pessoa que me fala disso, não digo que estejas errado, só acho um exagero;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bactérias nitrificantes estão maioritariamente no areão e nos filtros, TPA's de 80% não se fazem todos os dias nem é aconselhado fazer em manutenções normais, mas para eliminar medicamentos é o aconselhável para não haver potencial risco de eliminação do ciclo.

 

Se a água colocada estiver à temperatura adequada e devidamente tratada não tem qualquer impacto na vida nos nossos peixes.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendo o teu ponto de vista, embora ache que 80% é muito mas acredito que tenhas razão e se o dizes é porque já o fizeste.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manual da Sera Professional Protazol e Flagellol

 

" Distribua o preparado do recipiente de mediação pela superfície, mexendo simultaneamente com uma colher ou pau. Os filtros biológicos podem-se manter ligados, no entanto, no caso de fortes sujidades, deveriam ser limpos antes do tratamento. Durante o tratamento, as lâmpadas UV têm de estar desligadas. Após 24h, ou imediatamente, no caso de aparecerem turvações da água, tem de ser feita uma mudança de água de pelos menos 80%"

 

"Durante o tratamento, areje bem o aquário, retire os filtros biológicos, desligue as lâmpadas UV e não filtre com carvão activado. Para concluir o tratamento, depois de três dias deverá proceder a uma mudança de água de pelos menos 80%"

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

E ja agora pa 50l qual a quantidade de sal?

 

Sent from my GT-I5800

 

Para te dar esta minha primeira experiencia, os pontos brancos já foram e as plantas ressentem-se bastante, mas acho que resultou... Como indicado nem todos os peixes suportam bem o sal por isso atenção, um dos que me alertaram em primeiro foram as corys... Eu coloquei uma colher de sopa por cada 40l de agua.

 

Cumprimentos e espero que fiquem bem...

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João e Julius, uma questão que ando aqui à procura e não encontro resposta...

 

Estive a fazer analises para ver como andavam os parametros do aqua e não estando excessivos os nitratos estão um pouco elevados não preocupante mas gostava de fazer uma TPA ligeira tipo tirar 10% ou coisa do genero para ver se baixava um pouco os nitratos, só não sei é se é prejudicial para o tratamento ou seja durante o tratamento de temperatura alta podemos ou não fazer TPS's?

 

Muito obrigado...

 

Eu também acho 80% muito como já tinha dito ao João e quando tiver nessa situação (felizmente desta vez não precisei de colocar quimicos) não sei o que vou fazer sinceramente...

 

Cumprimentos e FeLIZ 2012...

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente da temperatura, podes sempre fazer TPAs, desde que ao colocares a água não faças grandes alterações na temperatura existente no aquário.

Regula a água do TPA antes de a colocares no aquário.

Agora, 10% não me parece que vá alterar a quantidade de nitratos que tenhas.

Pessoalmente se estas a fazer um tratamento e colocaste medicamentos na água, eu não iria mexer na água, a não ser que seja uma situação que implique medidas urgentes.

 

 

Off Tópic

 

jpospr, penso que já tinha ficado claro da minha parte que te tinha percebido e que acreditava no que me transmitiste, não vejo necessidade para vires ter espetado parte das instruções de um medicamento que usas.

Tentei trocar contigo algumas ideias e dúvidas pessoais, na tentativa de aumentar os meus conhecimentos numa matéria que desconhecia, se me deste informações lógicas não tenho razão para dúvidar, nem preciso de ler folhetos de medicamentos para te dar razão. muito mais quando já te tinha dado a mesma.

 

 

End of Off Tópic

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda, eu ontem aposto ver aquilo tudo no Aquario deitei anti fungos e fiz TPA, entretanto hoje vou ver como esta, se estiver mau vou comprar um remedio proprio, nao quero arriscar com o sal.

cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente da temperatura, podes sempre fazer TPAs, desde que ao colocares a água não faças grandes alterações na temperatura existente no aquário.

Regula a água do TPA antes de a colocares no aquário.

Agora, 10% não me parece que vá alterar a quantidade de nitratos que tenhas.

Pessoalmente se estas a fazer um tratamento e colocaste medicamentos na água, eu não iria mexer na água, a não ser que seja uma situação que implique medidas urgentes.

 

Boas e obrigado pela ajuda :)

 

Eu o único tratamento que estou a fazer é ter colocado um bocado de sal na água, acho que também deve ser considerado como tratamento visto não ser normal colocar o mesmo no aqua :) mas não utilizei nenhum produto quimico para tratamento do ictio.

 

Os nitratos quando os medi no Domingo, estavam por volta dos 40ppm o que para um plantado não me parece ser preocupante mas não queria deixar os 20 dias com medo dos nitratos subirem ainda mais, hoje vou medir os nitratos de novo para ver se aumentaram muito.

 

Entretanto coloquei cerca de 10litros de água que se tinha evaporado, não sendo nada de especial deve diluir um pouco :)

 

Obrigado por toda a ajuda :)

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Susana :)

 

eu bem me parecia, por isso fui com pezinhos de lã :) então achas que não faça TPA's nos 20 dias de tratamento? os parametros da água não são assim preocupantes, 40/50ppm de nitratos não é uma coisa fora do vulgar.

 

Cumprimentos,

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se achas que deves fazer TPA's acho que deves repor a qualidade de sal (+/-) que retiras por TPA para que a concentração de sal se mantenha constante. O problema de fazer TPA's durante o tratamento é que retiras sal

 

OFF TOPIC (parte 2)

 

Julius

O meu excerto da bula da Sera não era com intenção de te dar "sopinha", peço desculpa se suou a tal. Era apenas para confirmar a minha ideia, aliás eu próprio quando li essa bula me fez espécie fazer TPA's de 80%, mas fiz conforme vem escrito e correu bem

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais