barrel_stuf Publicado Dezembro 19, 2011 Publicado Dezembro 19, 2011 (editado) Boa noite. Estou a montar um plantado e uma das vertentes que me resta é a fertilização. Para o CO2 vou usar Flourish Excel. Pretendo também que os fertilizantes sejam todos desta marca. Temos .Fosfatos .Nitrogénio .Ferro .Flourish com micros .Potássio Estive a pesquisar(imenso!) e concluí que, para começãr, precisarei de potássio desde o primeiro dia, independentemente do substrato. Dúvidas: -Tendo peixes e camarões alimentados, posso eliminar os fosfatos e os nitratos?(uma poupança valente é bem-vinda) -Preciso de usar o Flourish com micros desde o início ou posso esperar os 6 meses de uso do substrato? Cumprimentos Editado Dezembro 19, 2011 por barrel_stuf Citar
jpospr Publicado: Dezembro 20, 2011 Publicado: Dezembro 20, 2011 Respostas: -Tendo peixes e camarões alimentados, posso eliminar os fosfatos e os nitratos?(uma poupança valente é bem-vinda) Depende, compra os devidos testes, faz as medições e tira a conclusões -Preciso de usar o Flourish com micros desde o início ou posso esperar os 6 meses de uso do substrato? Depende do substrato fértil que tens, existem muitas variantes com as mais diferentes funções, micro chama-se micros por serem usados na natureza em quantidades ínfimas não deixando de ser necessários, regra geral as TPA's trazem esses micros e basta fertilizar com os "macros", é ver a reação da flora. Tb depende do tipo de flora, há plantas mais exigentes a níveis de micros que outras. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
gmmartins Publicado: Dezembro 20, 2011 Publicado: Dezembro 20, 2011 Viva, tens que ter a noção de que ao adicionar carbono (seja ele via gasoso ou líquido) o metabolismo das plantas vai acelerar e logo as suas necessidades de nutrientes. Por norma, em aquários plantados com injecção de carbono, as excreções dos peixes e a comida que lhes damos não será suficiente mas como disse o jpospr: tudo depende do substrato que uses e também da água da rede. abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
barrel_stuf Publicado: Dezembro 21, 2011 Autor Publicado: Dezembro 21, 2011 Boa tarde O Plnat Nutrition + da tropica tem potássio? Será que posso utilizá-lo em alternativa a todos os produtos de fertilização separados? Se tem potássio, acham que é suficiente ou devo complementar? Citar
jpospr Publicado: Dezembro 22, 2011 Publicado: Dezembro 22, 2011 Em http://www.tropica.com/aquacare/plant-nutritionplus-liquid.aspx " PLANT NUTRITION+ liquid Properties PLANT NUTRITION+ liquid contains all essential nutrients needed including nitrogen (N) and phosphorus (P). PLANT NUTRITION+ liquid is suitable for aquariums with many plants in relation to the number of fish, where plants can lack nitrogen (N) and phosphorus (P) which otherwise would be supplied by fish excrement and food remnants. PLANT NUTRITION+ liquid is composed so that N and P in particular are supplied to the plants in the amounts and chemical forms the plants require for optimal absorption and growth. The waterplant fertilizer has been developed for plants which easily absorb nutrients from the water via the leaves, which typically are the low, compact foreground plants. The fertilizer also contributes to the supply of the nutrition large stem and rosette plants require. Use PLANT NUTRITION+ liquid is added each week when the water is changed. We recommend 5 mL per 50 L water. However, we recommended that this is set in accordance with plant requirements. PLANT NUTRITION+ liquid contains, in addition to micro-nutrients, all essential macro-nutrients. The fertilizer is particularly suitable where plants display a lack of nutrition. However note that if algae growth starts, PLANT NUTRITION+ liquid will promote this growth. PLANT NUTRITION+ liquid contains nitrogen (N) and phosphorus (P). Dosage must therefore be adapted to plant absorption rates, to avoid undesirable algae growth. Where signs of algae growth develop, reduce the dosage by 50% and increase water changing frequency by 50 %. Changing the water not only reduces the concentration of nutrients in the water, but also removes algae spores, remnants and other accumulated elements from the aquarium water." Resumindo: Esse fertilizante é composto por Nitratos e Fosfatos, não contém Potássio. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
gmmartins Publicado: Dezembro 23, 2011 Publicado: Dezembro 23, 2011 Esse fertilizante é composto por Nitratos e Fosfatos, não contém Potássio. Nada disso. Tem tudo incluindo nitratos e fosfatos. O TPN+ é um fertilizante completo com todos os macros e micros. PLANT NUTRITION+ liquid contains all essential nutrients needed including nitrogen (N) and phosphorus (P). GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
gmmartins Publicado: Dezembro 23, 2011 Publicado: Dezembro 23, 2011 Tens aqui a composição detalhada. http://www.theplantedtank.co.uk/traces.htm Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
jpospr Publicado: Dezembro 24, 2011 Publicado: Dezembro 24, 2011 Apenas me segui pelas indicações no site da Tropica que não fala de Potássio, apenas fala demacros (N e P) micros e o Potássio não é micro Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Recommended Posts