Manutenção de vivalves em aqua doméstico


fart2412

Recommended Posts

Boa noite

 

Como membro deste forum a apaixonado pelo mundo dos aquas venho colocar uma duvida que surgiu através do meio profissional. Tenho aquas de agua doce mas recentemente foi colocada a hipotese de manter vivalves (ameijoas, lingueirão, etc) num aqua de agua salgada.

Gostava que os entendidos em aquas de agua salgada me podessem esclarecer esta duvida: é possivel manter os vivalves vivos? Quanto tempo? Que condições tenho que ter para que isso seja possivel?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já muito obrigado pela resposta, e aqui ficam mais umas duvidas.

Quanto à temperatura da agua da nossa costa, que varia em torno do 16º, terei que ter algum tipo de termo ou refrigerador?

Sendo para a manutenção de vivalves terei que ter algum tipo de filtro sendo estes um filtro já por si natural?

Qual a função do escumador?

 

cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A "nossa costa" não é um ecossistema à parte, nem as espécies existem aqui exclusivamente. O uso do refrigerador dependerá da espécie em questão.

 

Para manter bivalves é necessária circulação de água que os atinja, um aquário maturado para produzir comida, mas também podes comprar plancton comercial usado para a alimentação de corais.

 

O escumador tem como objectivo remover resíduos tais como fezes expelidas pela fauna antes que estes se transformem em amónia/amoniaco, nitritos e nitratos. Isto porque os nitratos em água salgada são mais perigosos que em água doce.

 

Os residuos são depositados num copo na parte superior do escumador e quanto mais escura a matéria no copo, melhor está a trabalhar o escumador. A água suja desse copo  está isolada do resto da água do aquário e quando encher, ou quando nos apetecer descartamos essa agua. Por este processo de "skimming", o escumador também aclareia a água, fazendo assim uma das funções do filtro de água doce. Apesar de parecer complexo, é na verdade algo bastante simples, inclusive o processo, mas não tão simples como um filtro. Alguém disse que o escumador simula os benefícios naturais das ondas do mar, que deixa na areia os residuos, e ao bater na areia faz espuma.  

 

Os filtros não são recomendados em água salgada, pois a prazo causam mais problemas que os beneficios que possam produzir. Isto é, a prazo são uma bomba de nitratos e podem reter alimento, daí não ser recomendado o seu uso em água salgada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites e desde já muito obrigado pelas respostas.

A criação deste aqua tem como proposito o abastecimento de bivalves de um restaurante, portanto no máximo terei uma semana no aqua, reabastecendo ao fim deste tempo com novos. As especies que pretendo manter são ameijoas, berbigão e lingueirão.Não quero colocar qualquer tipo de areão assim como corais ou outra materia viva.

Nestas condições qual o tipo de material que necessito? De quanto tempo necessito para maturar o aqua tendo em conta que tenho a possibilidade de abastecer o aqua com água da costa?

 

cumprimentos

Editado por fart2412
Link to comment
Partilhar nas redes sociais