Recommended Posts

Publicado

Bom Dia !!

Pessoal sou nova aqui no fórum e estou com uma duvida.

Tenho um aquário de 60x30x30 e queria fazê-lo plantado.Como posso fazer uma iluminação suficiente para alguma plantas de fácil manuseio e manutenção,sem que gaste muito ? É mais fácil comprar ? Fazer ?

Publicado:

Plantado, plantas simples terás de ter 0,5w por Litro ou seja tendo o teu aqua +/- 54L deverás ter cerca de 27 watts de iluminação, com lâmpadas entre os 6500k e os 10.000k, que são compradas em lojas da especialidade, não recomendo comprar lampadas normais de iluminação, por terem Kelvins (K) bastante inferiores.

Poderás tb em pensar em fazer injeção de C02 de forma caseira

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado: (editado)

As lâmpadas que estou a falar são lâmpadas florescentes existem 3 modelos diferentes T5, T8 e PLL. desde que tenham os Kelvin corretos tudo bem, deverão estar ligadas entre 6 a 8 horas diárias

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

boas pessoal

eu vou aproveitar este topico para dizer que isso de 0,5w por litro pode e nao estar correcto.

digo isto porque no meu caso,tenho 1 aqua de 1,20x46x52 e tenho apenas uma calha da boyu com 80cm de apenas 2x35w + co2 caseiro e sem substratos,apenas areao e tenho as plantas do aqua bonitas,a crescer e sem uma alga sequer.

tenho valisnerias,fetos,lotus,echinodorus entre outras 2 diferentes que nao me ocorre o nome delas,alem das flutuantes que todas as semanas tenho que tirar uma mao cheia para deixar passar a iluminaçao.

hoje nao tenho ipoteses de colocar fotos,mas amanha ja coloco umas fotos para mostrar ao pessoal.

cumprimentos

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Publicado:

Viva,

Tens toda a razão demanuel. Mas tem a ver com a adição de co2 que faz com que as plantas aguentem ainda menos luz. Isto porque como o CO2 é abundante elas podem canalizar a sua energia para a captação de luz tornando-se mais eficientes.

Se querem mesmo testar níveis baixos de luz no crescimento das plantas têm que usar CO2 ;)

Ou seja, CO2 é vital nos extremos da luz!

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!