Dúvidas na montagem de uma aquário (Iniciado)


Francis_R

Recommended Posts

Boas caros

 

Desde já é com uma enorme satisfação que vejo quantidade e qualidade de ajuda prestada e o companheirismo aqui presente, sem nunca esquecer a grande qualidade e a beleza de alguns aquas por aqui espalhados :drool3:

 

Depois de muito ler, e pesquisar, tanto neste como em outros fóruns ex que surgem as primeiras questões:

 

Para já referir o que tenho para uma ajuda mais fácil.

De momento tenho uma pequeno aquário com criaturas da nossa costa :wub: , começou com uma experiência, e agora é uma paixão.

Utilizo, um filtro de cartucho e seguido de um filtro biológico, com mudas de água de mês a mês tem se aguentado muito bem.

 

Este aquário vai ter de ser transportado, dai apenas irei trazer os vivos, e iniciar uma nova construção com outras melhorias, com a possibilidade de este vir um dia a transformar-se num reef como os vossos.

Mas agora, quero mesmo ver como resulta com peixes da nossa costa,já sei que a nível biológico algumas espécies têm restrições de temperatura, mas neste momento vou saltar esse patamar (chiller) e deixar isso mais para o inicio do verão.

 

1- Vou montar um aquário com 120*60*70 (Cump.Lag.Alt) 504 Litros de Volume

 

As minhas principais dúvidas assentam em pormenores da circulação in/out do aquário.

 

Ao ver a montagem de um aquário de outro apaixonado, gostei bastante do seu, com a coluna seca ao canto. Imagem em baixo.

dscn0302cd.jpg

 

Mas pergunto-me o porquê dos 3 Buracos na coluna seca? e mais um no interior do aquário ?

Alguém me pode explicar estas saídas e/ou entradas?

 

- Quanto ao melhor sitio da coluna seca, também percebi que fica melhor situada no exterior do aquário. Mas penso que assim (interna), poupa-se mais espaço esteticamente falando.

 

- Outra grande dúvida minha põe-se com o tipo de arejamento a usar. O normal seria umas pedras difusoras espalhadas pelo aquário, mas aqui não vejo ninguém a usá-las, apenas "wave makers"?

 

Para já penso que são as dúvidas de maior importância .

 

Mas estou a comentar convosco pois muitos de vocês tem anos de experiência na área, e nada como ouvir de quem sabe para fazer logo o correcto e tentar logo de inicio minimizar os erros a todas as sugestões por isso.

Toca a criticar ou opinar ou sugerir...

 

Ajuda é sempre bem vinda

 

Abraços :x-mas:

Francisco Rodrigues

Editado por Francis_R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentando responder às perguntas:

 

3 buracos: 2 normais (1 entrada e 1 saída) + tubo ladrão. Este último serve para caso o de saída entupa aquele irá fazer o serviço. Geralmente situa-se ligeiramente acima do de saída de água.

 

Arejamento: função do escumador... além de tirar alguma da porcaria da água oxigena a água. As wavemaker complementam a oxigenação.

 

Coluna seca: no exterior fica mais clean... Perdes uns 5 ou 6 cm de largura e mais alguns euros... se compensa? quando fiz o orçamento do aquário pedia-me bastante mais... optei por não optar...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado Pedro.

 

Muito obrigado pela resposta e aquela foto do aquário continua-me a intrigar, os 3 buracos dentro da coluna seca já percebi, 1 de entrada, 1 de saída e o ladrão.

Mas o que me faz mesmo confusão é o buraco mais á direita do aquário na outra extremidade, esse sim.

 

Para que servirá?

 

Em relação aos wave makers, só fazem corrente para a frente ou algum modelo que tipo ande para um lado e para o outro género ventoinha? para criar várias correntes.

 

Mais uma vez obrigado e fico as espera de mais criticas e sugestões.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens as vortech que tem varios modos de correntes e um dele é criar ondulação ou seja a ventoinha inverte o movimento.

 

em relação aos furos a pessoa que o faz poderá ter algo em mente. mas so precisas mesmo de 2 ou 3 depende como queira se queres fazer. tubo ladrao independente ou usar o de retorno por dentro do ladrao poupando espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito engraçado, dá para recriar mesmo as marés para um aqua ainda mais realista : :drool3:

Desculpa estar a fazer tanta pergunta, mas como sou muito recente neste campo ainda áh coisas que me fazem espécie, e admiração.

 

Já agora para um aqua como o que irei fazer que material recomendarias?

 

Para iniciar com um orçamento reduzido

o Principal seria o escumador certo? o resto iria pondo ao poucos, ou não ? falta me algo?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

principal , escumador , bomba de circulação e iluminação. tudo vai depender do que queres colocar a nivel de corais e tipo . acho que primeiro tens de defenir o que queres ter. depois ai sim começar por defenir o que comprar . aconcelho-te é a comprares logo algo defenitivo assim gastas menos euros. e mesmo que custe nem que demores um ano ate montar ou ter tudo mas sempre ficas com equipamento e material para depois nao teres dissabores ou mais trabalho se é k me entendes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu para já queria começar com peixes da nossa costa, como o tópico inicial diz já tenho um aquário com seres da nossa costa, mas queria passar para um coisa melhor para esses bichos e de futuro transformar num reef.

O Chiiler é a maquina principal para um salgado frio, mas já já não vai fazer muita diferença, a não ser que meta peixes de aguas de 8ºC ou menos. :shock:

 

É claro que um reef tem outros cuidados, e outras preocupações. bang

Sim para já penso que o escumador, e a bomba de circulação.A iluminação sim, mas já já não pois não é tão necessário quanto num reef.

Agora em termos de maquinas o que aconselhas para escumador que faça um bom serviço, e não uma batulada de dinheiro?

Daqueles que é tudo junto tipo (Compact KIt)

ou em peças separadas sai mais barato?

 

Mais uma vez critiquem e sugiram, ajuda é sempre bem vinda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais