Iniciação nos ciclideos anões


Pparente

Recommended Posts

Boas , estou a pensar começar um aquário de ciclideos anões, mas como isto tem que ser bem pensado surgiram-me algumas dúvidas e pensei que vocês que têm muita experiência com este tipo de peixes me podiam ajudar, as perguntas são as seguintes:

 

Qual a litragem mínima para um trio de ciclideos anões?

É possível a reprodução dos cicideos com um cardume de corydoras? Se sim qual a litragem mínima para isto ?

A filtragem para este tipo de peixes tem de ser muito eficiente ( por exemplo com um filtro externo) ou será possível começar com um filtro interno ?

 

Desde já obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Antes de mais bem vindo aos ciclideos anões. É sempre bom quando aparece alguém que se pretende iniciar com estes peixes espectaculares.

Tentando responder às tuas questões, para um trio acho que deves ter pelo menos uns 70 a 90 litros. Estamos a falar de um aquário na ordem dos 60x40x40.

Teres reprodução com um caruma de corydoras não deve ser tarefa fácil para a fêmea, que faz o possível e impossível para garantir a protecção dos pequenos, mas quando estes começar a natação livre, costumas por vezes dispersar do grupo e um pequeno descuido servem de petisco sem que a fêmea possa fazer nada.

O tipo de filtragem é relativo. Podem ter um filtro externo que faz uma boa filtragem mas tem a desvantagem de haver muito caudal no aquário, coisa que eles não gostam e pode sugar os pequenos. Se tiveres uma filtragem mais limitada, como um filtro de esponja ou filtro interno, isso não é problema desde que faças TPA´s com regularidade e dês de comida sem exageros para não haver poluição da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais