Recommended Posts

Publicado

Boas,

Ca comigo, tenho algumas dúvidas, o que não é de se estranhar se não seria de muitos, com referencia a fertilização suplementar em aquarios plantados ou apenas com plantas como é o meu caso.

Possuo um pequeno aquario com plantas de 80 litros com a seguinte montagem:

Aquario 60x30x45

Substrato fértil: 4,5 kg de Flourite Black da Seachem

Uns 6 kg de cascalho de rio medio por cima

0,75 watts/l de iluminação

7 de ph

0,25 de amonia

3 de KH

Nao testo GH, Nitrato, Nitrito e etc...

Flora

Rotalas, Ludwigias, Althernanteras reineckii, Ninfeias, Hemianthus calitricoides ``Cuba`

`

Fauna

8 Tetras matogrosso, 10 neons cardinais e 6 limpa vidros (Ottos)

Em leituras pela Internet sempre me deparo com colocações do tipo.....precisas usar fertilizante líquidos que contenham micros e macros nutrientes para as plantas crescerem felizes. É um tal de NPK pra cá, cálcio, ferro, magnesio, etc, etc, pra acola e assim vai..... dosas deste jeito, dosas daquele jeito.... e está correto, pois é assim mesmo que se faz, só que tantas informacões embaralham nossas cabeças, dúvidas aparecem e alem do mais nossos aquarios sao diferentes um do outro, o que é bom para meu aquario, talves nao seja para o seu.

Para não estender mais o texto esclareço minha duvida é:

NO MEU CASO, QUE JA TENHO 4,5 KG DE SUBSTRATO FERTIL, EU PRECISO DE FERTILIZAÇÃO LIQUIDA SUPLEMENTAR??????

Com o devido respeito gostaria da ajuda dos amigos foristas que ja tiveram, ou ainda tem experiência nesta questão que se pronunciassem, para que as duvidas de todos fossem sanadas.

Meu muito obrigado!

Jesus Osmar

Publicado:

Viva,

Para te responder é preciso ir à biologia das plantas.

As plantas, como todos os seres vivos, necessitam de nutrientes para crescer. Isto é claro como água certo? Há nutrientes que são necessários em maiores quantidades (macro) e outros em menores quantidades (micro).

As plantas têm a capacidade de absorver nutrientes através do sistema radicular (raízes) e foliar (folhas). Portanto, na prática, tanto-lhes faz se metes nutrientes no substrato ou na coluna de água desde que ela tenha acesso a todos os macro e mico nutrientes que precisam.

As duas formas de fertilizar (via substrato ou via coluna de água) são eficientes e dão conta do recado. Agora cada um dos métodos tem as suas vantagens e desvantagens. O ideal, na minha perspectiva, é uma combinação dos 2 métodos tendo assim, à partida, o melhor de cada um dos métodos.

No teu caso o consumo de nutrientes vai estar à partida limitado pelo facto de não usares CO2 (de acordo com o teu set-up), pelo que os consumos das tuas plantas vão ser muitíssimos inferiores aos que podes encontrar em aquários high-tech (com injecção de CO2). Desta forma, um bom substrato fértil com macros e TPA (que têm sempre qualquer coisa) será em princípio mais que suficiente.

Caso notes alguma deficiência podes então começar a considerar a hipótese de fazer alguma fertilização líquida de forma a colmatar essa deficiência. Ou seja como um complemento. Alternativamente, podes dosear 1 vez por semana uma pequena de dose de nutrientes líquidos (macro e micro num só por exemplo) de forma a garantires que nunca chegas a essa situação de deficiência. Na minha perspectiva, esta última é a forma mais equilibrada e correcta mas não quer dizer que seja essencial.

Espero que te tenha ajudado ;)

Já agora, devias fazer uma TPA para reduzir a amónia. Esta é o único nutriente que tem uma relação directa com o aparecimento de algas para além de ser altamente tóxica para a fauna.

abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado: (editado)

Viva, Martins

É claro que ajudou e muito.

Esqueci-me de dizer o CO² caseiro de dificil dosar e TPA`s regularmente.

Bem, penso da mesma forma que o amigo colocou no post, se tenho no aquário substrato fértil Flourite Black da Seachem completo com todos os nutrientes, entâo, porque suplementar com fertilização líquida se este substrato atende todas as necessidades das plantas. Pelo menos, após dois meses de montagem não percebo nenhuma deficiência nutricional nas plantas, exceto hoje, notei a Alternanthera Reineckii com as folhas do topo castanhas, antes eram verdes por cima e vermelhinhas por baixo. Não tenho conhecimento em dizer se é de fato alguma deficiência nutricional ou de haver plantado uma outra muda dois meses depois que esta que está com suposto problema nutricional.

Como o amigo disse, vou ficar de olho, se notar algo diferente, tipo ...plantas morrendo, folhas amareladas, algo que indique deficiencia nutricional ...não vou pensar duas vezes, vou começar a fertilização suplementar liquida.

De qualquer forma, obrigado pela atenção e se tiver outra novidade, por favor, compartilhe conosco.

Abraços, Jesus Osmar

Editado por Jesus Osmar