Esha2000 & Turfa


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho uma dúvida pela qual já pesquisei e pesquisei e não encontrei a resposta.

 

Estou a fazer um tratamento com Esha2000 e já li a bula e fala em retirar filtro UV,resinas,oxidantes.. etc...

 

A minha dúvida é se a Turfa da Fluval irá afectar negativamente o tratamento feito?

 

Penso eu que a turfa não é resina, mas o que me deixou ficar com dúvidas foi na parte onde diz na bula oxidantes.. e a turfa acidifica a água logo é possível que tenha oxidantes não ?

 

Corrijam-me se estiver errado..

 

Informação sobre a turfa

Grânulos de turfa de carregamento Fluval.

Suaviza e acidificando a água do aquário, eficaz e de uma forma completamente natural. Contendo ácidos húmicos, taninos e oligoelementos essenciais em alguns processos na vida da Amazônia como uma reprodução e criação de peixes.

 

Ficarei a aguardar.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há nenhuma alma caridosa que me possa afirmar que não existe problema com o uso da turfa com o esha? :(

 

Alguém?

 

Cumps

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas podes me ajudar em mais uma coisa?

 

As mat. filtrantes que tenho no filtro são ADA BIO RIO, iguais a estas -> http://www.aquaeden-...subcat=&menu=85

 

Haverá problema com o produto esha? ou não há problema ?

 

Fico a aguardar só mais esta questão.

 

Cumps

Rodolfo

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Susana, obrigado pela ajuda.

 

Também espero bem que não.

 

Porque estava já no 2º dia de tratamento , e reparava que a água nunca me ficava verde (do medicamento) e daí comecei a questionar se a turfa não estaria a absorver o esha.

 

Agora espero que estas mat. filtrantes também nao façam o mesmo. :(

 

Obrigado. :)

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada.

A agua só fica verde no inicio quando colocas as gotas e depois só deve ficar ligeiramente esverdeada.

Mantém a turfa dentro de agua do aquario num tupperware para a poderes Repor sem problemas.

 

 

Já agora que estas a tratar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a tratar 4 Discus que mandei vir da Malasia do fórum aquariofilia.com , juntamente com mais malta..

 

E neste momento tenho apenas um deles com a guelra e opérculo muito abertos de um lado.. vejo mesmo a parte interior.. e acho que estão mais a ficar com o mesmo problema...

 

Mas atenção ambos estão a comer bem e mexem.se mas estão com este problema nas guelras.. e resolvi atacar agora depois de uma semana aqui em casa.. porque ja subi temperatura, introduzi sal e nada.. por isso recorri ao esha.

 

Que outro medicamento aconselharias ?

 

Video :

 

 

A qualidade não é a melhor.. mas acho que dá para ter uma nocão do que ele tem.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve-se salientar que nem sempre esses sintomas são devido a ácaros de guelra, que na verdade são vermes trematoides.Más condições de água , protozoários e bactérias também podem afetar as guelras. Para diagnóstico definitivo as guelras podem ser lavadas com sol. fisiologica e examinado ao microscópio,ou melhor ainda fazendo a biópsia de pequeno fragmento de guelra que será examinado ao microscópio.Dependendo do tamanho do peixe isso é feito sem problemas por uma pessoa experiente.

 

Porém em caso de suspeita o melhor tratamento é o praziquantel,servindo ainda para vermes intestinais (tenias) que pode ser usado profilaticamente ,não tem efeitos colaterais nas doses recomendadas e não afeta o filtro biológico.Pode-se usar 2,5 mg por litro de água .O problema é que não é solúvel em água, mas com algum esforço eu consigo dissolver pacientemente com os dedos em água morna em vasilha separada, esmagando o medicamento com os dedos e colocar no aquário, com bons resultados. Segundo veterinários americanos não é preciso troca de água, nunca troquei,mas recomendo que se monitore bem os peixes sob qualquer tratamento, e ,na dúvida,trocar a água. repete-se em 7 e 14 dias. já o tremazolde sera tem a vantagem de ser solúvel em água,mas devido ao solvente que pode gerar proliferação bacteriana na água ,deve-se trocar 80 porcento da água após 6 horas, ou se a água ficar turva durante o tratamento.O cestox (medicação para humanos)pode ainda ser usado na dose de 5 a 12 mg por grama de alimento por 3 dias.Nesse caso um ''ligante" como o óleo de canola deve ser usado (nunca fiz). já usei o tremazol sem problemas. Muitos dizem que essa ou aquela medicação não funciona,mas na verdade o diagnóstico estava errado! Caso não funcione, outras etiologias devem ser consideradas. Um livro que tenho chamado ''discus health''afirma que em juvenis infectados geralmente ambas as guelras estarão muito abertas, frequencia respiratória aumentada e sufocam nos estágios finais, ficando na superfície da água ,e caso só uma das guelras esteja com movimentos anormais e não exista aumento nos movimentos respiratórios, provavelmente os ''ácaros de guelra ''não são a causa primária.Vai enteder, dizem que uma guelra parada é diagnóstico de verme de guelra .Também acredito que não

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então na sua opinião o que devia usar com melhor taxa de sucesso ? o praziquantel ou o tremazolde da sera ?

 

Ele apenas tem uma delas muita aberta e tem tipo um leque branco saído na zona da guelra.. a outra encontra-se normal... e ambos estão activos e comem.

 

Irei acabar contudo o tratamento do Esha2000, contudo o que me aconselhas a usar se não passar, com a tua experiência ?

 

Fico a aguardar :)

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agoras acabas o tratamento que estas a fazer com o esha,depois das descanso aos discus e tiras o que restar com carvao activo,eu iria para

 

formol tens que arejar muito bem o aquario com oxigenio senao dizes adeus aos discus

 

2mml-100l agua

 

repete passado uma semana

 

 

ou praziquantel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai que não sei o que fazer.. então com duas opiniões diferentes é complicado.

 

Também ouvi falar em permanganato de potássio em ultimo recurso.. mas contudo se calhar como a susana disse tento primeiro o prazinquantel por ser menos agressivo? Ou com o formol tenho a certeza que terei sucesso?

 

Digo isto para não estar a adminstrar tanto medicamento por tentativa erro.. que pode ter maus resultados.

 

Eles comem e andam de um lado para o outro.. aparentemente estão bem.. apenas um deles tem uma das guelras muito aberta e se calhar já passou para os outros não sei... :(

 

Fico a aguardar.

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prazinquantel primeiro. A serio, o formol tem demasiados riscos e possíveis efeitos secundários. Relembro que a sua utilização primaria era para embalsamar múmias.

 

Tens folhas de amendoeira da Índia contigo? Se sim são muito boas para utilizar nestes casos

 

E o permanganato de potássio antes do formol. Apesar de caustico (muito cuidado com ele) sempre comporta menos riscos que o formol

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok , sim tenho já cheguei a por mas retirei.. mas amanhã já vou meter uma ou duas.

 

Eu vou dando novidades depois e um muito obrigado pelas ajudas ;)

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite,

 

Pois é.. um deles estava com a guelra demasiado aberta... continua na mesma o Disco e agora para agravar dois deles também já estão com o mesmo problema.

 

Guelras demasiado abertas e com respiração acelerada.. tenho feito tpas todos os dias de 30% de nada tem adiantado.

 

O Tenivelt os 4 comprimidos não resultaram.. e foi desde a sua introdução que eles ficaram no geral piores e a comerem bem menos... e agora tenho receio de ir usar o permanganato de potássio e de correr mal.

 

Já o comprei na farmácia e veio numa caixa de plástico muito pequena em comprimidos de 500mg, mas diz-me 500mg 20comprimidos.

 

Todos os 20 comprimidos são 500mg ou cada comprimido tem 500mg ? Aqui está a minha grande dúvida..

 

Fico a aguardar ajudas, porque realmente o parasita alastrou-se e neste momento dos 4 Discos três já têm as guelras como o primeiro que está mais afectado.

 

Outra questão, mantenho o filtro com mat. filtrante biológico, ou retiro o filtro externo e meto apenas um de esponjas durante o tratamento?

 

Cumps

Rodolfo Rodrigues

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.