Novo aquário amazónico plantado


Recommended Posts

Boa noite,

 

Vou montar um aquário de discus de 280 litros. O aquário é de canto por isso não sei as suas medidas ao certo, a altura do mesmo são 55 cms. O material de aquecimento e filtragem já o tenho de outros aquários, queria era ver se há erros ou qual quer coisa que possa ser melhorada.

 

Setup:

 

Filtragem:

Filtro sera (modelo não sei) mas da para aquários até 400 litros:

Filtro tetra tec ex700:

 

Ps: As matérias filtrantes dos filtros são todas eheim, nomeadamente 4 litros de Mech pro, 4 litros de Substrat pro, 2 litros de ceramicas eheim tambem. As esponjas também são eheim.

 

Aquecimento:

 

1 aquecedor jagger 150 W

1 aquecedor tetra 150W

 

Iluminação:

 

Queria por 2 focus HQI de 70 W, mais 2 T8 para completar o espectro.

O que vos parece?

 

Fertelização e Areão:

 

Gostava de manter o aquário nuns tons castanhos e verdes....

Qual o que aconcelham?

Akadama??

 

CO2 ora aqui está algo que eu não percebo nada, qual o sistema que aconcelham para um aquário plantado?

 

 

Peixes:

 

4 discus

8 corydoras

20 Neons

2 Ancistrus

2 Botias

Mais possibilidades?

 

Plantas:

A estudar sobre, se alguém souber de umas adequadas diga :)

 

 

Agradeço toda a ajuda que me possam dar.

Com os melhores cumprimentos

João Bello

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os aquários de canto são um pouco mais complicados que os "normais" pois é mais difícil fazer uma correcta circulação da água.

 

Se queres um plantado com CO2 aconselho-te vivamente optares por um sistema pressurizado. São fiáveis, consistentes, e poupam muito trabalho. Seguindo a mesma óptica deves planear o tipo de plantas, fertilização e luz de acordo. O sucesso está num equilíbrio entre a quantidade de luz, co2 e nutrientes sendo que o primeiro é o mais fácil de controlar e define todos os outros. Sem saber exactamente o que queres é difícil aconselhar o que quer que seja.

 

Quanto à filtração, aconselho um filtro com uma capacidade de 5-10x superior à litragem do aqua. Isto porque a distribuição de nutrientes e co2 são essenciais num plantado e porque depois de cheios com matérias filtrantes os filtros nunca correspondem ao valor indicado.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pretendo um plantado amazónico, há algum sistema pressurizado que me aconselhe? Estes filtros chegam perfeitamente, 2 em que cada um deles tem capacidade para o,aquário em questão. Acha que a luz que vou por chega? São cerca de 180W, o fertilizante epois de alguma pesquisa acho que vou optar pelo ada o que lhe parece?

 

Com os melhores cumprimentos

Joao bello

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os plantados amazónicos normalmente não usam plantas muito difíceis pelo que os 180W serão mais que suficientes (e provavelmente até para plantas mais difíceis).

 

Um sistema de Co2 pressurizado daqueles com extintor + redutor + electrovalvula + difusor é perfeito. Vendem-se em quase todas as lojas. O preço inicial é um pouco elevado (100-150€) mas acabam por ficar relativamente baratos a longo prazo e não tem preço as vantagens que trazem. Eu tenho já um sistema velhinho (8 anos) da JBL. Acho que já nem existe à venda o meu modelo. Se fosse hoje apostava num redutor que desse para regular a pressão de trabalho pois pode ser vantajoso para o uso com alguns tipos de difusor (i.e. reactor de co2).

 

Quanto aos fertilizantes. Aconselho o substrato aquasoil da ADA se puder €€€. É um substrato fértil com provas dadas.

Quanto aos líquidos - não tenho nada contra a ADA e tenho a certeza que fazem o serviço mas... são capazes de ficar uma renda para esse volume de água. Há opções igualmente boas com uma melhor relação preço/qualidade (na minha opinião).

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver o que consigo arranjar em relação ao sistema de CO2, pois eu vou gastar um pouco mais no substrato para depois nao ter que me preocupar tanto com fertilização liquida, que pretendo fazer muito pouca ou nenhuma, penso que os dejectos dos peixes e o substrato serão suficientes. Muito obrigado pela sua ajuda!

 

Com os melhores cumprimentos,

Joao bello

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.