Parâmetros de aqua novo


Recommended Posts

Data de montagem: Novembro 2011

Dimensões: 120x40x40 cm

Volume: 200l

Iluminação: 3x54w + moonlight

Substracto Tipo/Quantidade: Fertil + Inerte JBL

Aquecimento/Refrigeração: Eheim Jager 300w

Peixes: nenhum

Plantas: Micranthemum Umbrosum (já plantado) + Musgo de java, Egeria densa e Cabomba caroliniana (acho) que vão ser plantadas agora...

Manutenção:

Parâmetros: Antes da colocação de Plantas e Co2

pH: 8

Kh: 11

Gh: 17

Ferro: 0

 

Depois de colocar as primeiras plantas, adicionei fertilizante. Fe Deve subir para o ideal.

 

O Sistema de Co2 já está a funcionar (1 bolha por segundo) e espero que o Ph reduza naturalmente.

 

Relativamente às luzes, programei um período de 12h de luz normal (8h30 às 20h30) e um período de 3h30 de moonlight (20h30 às 00:00). Co2 para às 20h30 também.

 

O que acham e aconselham?

 

Já agora mais uma questão:

Quanto tempo após colocação das plantas e Co2 deverei fazer novos testes à água?

24h...48h... mais...menos?

 

Obg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

help!!

 

Fiz novos testes passadas 48h (+-)

 

E o resultado foi assustador:

 

Parâmetros: Após colocação de Plantas e Co2

pH: 8 (igual sem alterações)

Kh: 9 (aqui parece que melhorou)

Gh: 23 (até duvidei do teste pelo que amanhã conto fazer outro para confirmar)

Ferro: 0,05 (não é 0 mas também não chega a 0,1. Coloquei mais fertilizante)

 

Para beber, usamos um jarro para filtrar a água já que o sabor da que vem da torneira não nos agrada.

 

Assim, testei água filtrada para comparação:

pH: 6

Kh: 8

Gh: 6 (quase quase 5)

 

Estou a considerar filtrar esta agua para uns garrafões, e usar água filtrada para tpa's diárias até ter valores aceitáveis.

 

Quem acham/recomendam?

 

Hoje comprei mais plantas(tapete) que vão ser plantadas amanhã de manhã.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

a tua água está óptima para plantas. Não tens que te preocupar com falta de cálcio nem magnésio. ;)

Os peixes é que poderão não gostar dependendo do que queiras, claro!

 

O que eu acho é que 1 bolha de co2 por segundo para um aqua de 200L tendo 1W/L é muito pouco. Não tarda estás com algas. Ou aumentas o CO2 ou baixas a luz para metade que é mais que suficiente para as plantas que tu tens. E também reduzia o fotoperíodo para 7 horas. Quanto às fertilizações: só ferro não é suficiente num high-tech. Não sei o que tens como susbtrato fértil mas eu consideraria a hipótese de fazer fertilização líquida como complemento.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já Agora Tiago fizeste teste de Amónia?

 

Eu continuo sem sombra dela no meu aqua, acho que vou levar um pouco de Agua até uma loja para ele medirem, ver se não tenho os testes marados.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

a tua água está óptima para plantas. Não tens que te preocupar com falta de cálcio nem magnésio. ;)

Os peixes é que poderão não gostar dependendo do que queiras, claro!

 

O que eu acho é que 1 bolha de co2 por segundo para um aqua de 200L tendo 1W/L é muito pouco. Não tarda estás com algas. Ou aumentas o CO2 ou baixas a luz para metade que é mais que suficiente para as plantas que tu tens. E também reduzia o fotoperíodo para 7 horas. Quanto às fertilizações: só ferro não é suficiente num high-tech. Não sei o que tens como susbtrato fértil mas eu consideraria a hipótese de fazer fertilização líquida como complemento.

 

Abraço,

 

GM

 

Obrigado pelo reply. Eu sabia que a minha água era má, mas não tanto. Como estou com obras em casa (mudar o chão dos quartos) aproveitei e pedi ao pedreiro para ver a canalização (lá vai mais chão e parede a baixo).

 

Acho que os peixes não vão gostar nada da água assim.

 

Concordo contigo e vou passar para 2 bolhas por segundo no Co2.

 

Quanto a fertilizações, estou a usar o flourish que tem um pouco de tudo, mas como de ferro não tinha nada (e é importante para as plantas) fiquei preocupado.

 

Fiz uma TPA ontem e vou fazer novas medições hoje. Mais tarde publicarei os resultados.

 

Obrigado pela ajuda!

 

Boas,

 

Já Agora Tiago fizeste teste de Amónia?

 

Eu continuo sem sombra dela no meu aqua, acho que vou levar um pouco de Agua até uma loja para ele medirem, ver se não tenho os testes marados.

 

Pedro Gil

 

Olá Pedro,

 

Ainda não fiz o teste de amónia. Não estava muito preocupado com esse porque ao fim ao cabo, ainda não tenho peixes nenhuns. Só plantas e troncos. Farei hoje.

 

Obrigado pela sugestão.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

acho que percebeste mal. A tua água não tem mal nenhum para as plantas. Os peixes é que podem não gostar nomeadamente os de águas moles. Se o que tu queres são ciclídeos africanos não podia ser melhor.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.