Guppys a morrer com barriga inchada


Ceros

Recommended Posts

Olá, não gosto muito de iniciar tópicos, mas já procurei em todo o lado e continuo sem conseguir identificar o que enda a matar as minhas fêmeas guppy...

 

Todas as semanas me têm aparecido 1 ou 2 com esta doença, tento tratá-las com prata coloidal, azul de metileno, cobre, etc... (medicamentos mais conhecidos)e nunca sobrevivem... Também já mudei de marca de comida e já os obriguei a passar fome uns dias (tudo dicas de foruns e sites).

 

Tem aparecido só nas fêmeas. Começam a ficar com a barriga num formato mais quadrado do que redondo e começam a inchar, mas só na barriga, e até chegam a ficar com as escamas eriçadas. Depois deixam de comer, poisam no fundo ou vão para o cimo do aquário e ficam a "arfar", passado u dia ou dois morrem, há algumas que chegam a estar assim uma semana...

 

Queria pôr uma foto para ver se ajudava, mas não consegui ainda tirar nenhuma que se veja bem a peixinha...

Tinha praí uns 50 guppys (de 3 ninhadas que tiveram as 3 guppys mais velhas) e agora já só devo ter uns 20 ou 30...

 

Aquário...

250lt

filtro exterior com 4 tabuleiros (bio balls; cerâmica; carvão; maifran stone; lã) tiragem de 800lt/hora com luz UV integrada (ligo 1 hora por semana)

ph 6.0

nitritos, nitratos, e amónia tudo a zeros

kh 30

 

população:

5 espadas

7 viuvas negras (tetras, se não me engano)

6 neons

2 mini-carangueijos de água doce

5 ou 6 camarões red-cherry

3 telescópios (que estão a gostar dos 25º do aquário, estavam quase a morrer no de água fria e aqui estão bem)

2 plecos

2 limpa-vidros dourados

 

uma anúbia anã

3 plantas que não sei o nome, têm a folha comprida e estreita, mas também não acho que o problema seja delas, já lá estão desde o ínicio do aquario...

 

se me puderem ajudar eu agradeço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, peço desculpa por demorar a responder, não recebi nenhum mail a notificar-me da resposta...

Os meus não parecem ter os olhos salientes, e a barriga tá inchada de forma igual à frente e atrás, faz tipo um quadrado...

Vou ver se arranjo uma foto...

 

Uma das mais velhas "pariu" e agora ficou a nadar de lado e a "fazer o pino"... Caraças dos guppys são os meus preferidos e estão a ficar doentes...

 

Hoje repeti as análises e continua tudo a 0 escepto os nitratos, estao no nível mais baixo depois do 0, acho que é 10 ou 20... O ph subiu para os 7,5 finalmente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, peço desculpa por demorar a responder, não recebi nenhum mail a notificar-me da resposta...

Os meus não parecem ter os olhos salientes, e a barriga tá inchada de forma igual à frente e atrás, faz tipo um quadrado...

Vou ver se arranjo uma foto...

 

Uma das mais velhas "pariu" e agora ficou a nadar de lado e a "fazer o pino"... Caraças dos guppys são os meus preferidos e estão a ficar doentes...

 

Hoje repeti as análises e continua tudo a 0 escepto os nitratos, estao no nível mais baixo depois do 0, acho que é 10 ou 20... O ph subiu para os 7,5 finalmente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

 

Cheguei a casa e tenho 1 guppy aparentemente saudável mas a fazer o pino...

 

Digo aparentemente saudável porque não está inchada, nem olhos salientes, nada...

 

Alguma dica?

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o regime de alimentação que lhes dás? (que alimentação, quantas vezes por dia...)

 

isso parece-me uma clara desordem na bexiga natatória....o tratamento melhor é o mesmo, ervilha descascada uma vez por dia e nada de alimentação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes dar a dieta a todas as tuas fêmeas que apresentem os sintomas que descreveste. As da barriga inchada e a do pino.

 

Como estão os parâmetros da água?

 

Quanto à comida devias variar, muitos peixes desenvolvem esta desordem devido a pouca variedade na comida....era o mesmo que nós só comessemos arroz todos os dias. Podias por exemplo juntar a esse o Tetra Min Flakes da tetra, que muitos peixes adoram :) e variar, ora um ora outro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se forem unicamente as femeas afectadas tenta coloca-las numa maternidade bem grande e vé o que acontece.

Elas podem estar gravidas e como estão junto a peixes muito grandes podem não conseguir fazer o parto com o stress.

 

Isto é uma das causas das mortes de colisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, a que fazia o pino morreu no mesmo dia em que coloquei o post...

Outras duas muito pequenas que andavam sempre pousadas no fundo e com a barriga inchada afinal começaram a parir assim que as pus no aqua-hospital... são tão novinhas ainda, têm praí uns 2 cm no máximo, nasceram na primavera...

De momento não vejo mais nenhuma acom a barriga assim, mas mudei a comida porque desconfio que foi isso que matou muitas delas, era uma embalagem grande da marca Astra, e foi quando a comprei que começaram a morrer... Agora dou-lhes da Teramin e vou dando da congelada, uma embalagem que tráz 4 variedades diferentes...

 

Obrigada pelas vossas respostas e ajuda rápida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá, tenho o hobby de criar guppys, apesar de ter pouco conhecimento sobre cuidados com peixes, ganhei o casal e tomei gosto, desse casal já tirei crias, há 6 meses eu os crio. Aconteceu há mais ou menos duas semanas, de eu notar um peixinho de uns 3 meses, com aparência daquele peixinho 'baiacu', nadava todo desajeitado, com as nadadeiras abertas, por causa da barriga inchada e as escamas da barriga ficaram abertas também, não comia e só nadava sobre a superficie do aquario, morreu dpois de uns 3 dias que o notei nessas condições. Hoje percebi mais um peixe mais ou menos desse tamanho/idade de uns 3 meses, com essas mesmas características, será uma doença contagiosa? O que posso fazer? Desde já obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ola lais castilho. Olha pela dscricao os teus guppies tem hidropisia. O peixe fika barrigudo e as vzs inxa tanto k fika km as skamas tdas "eriçadas", mais parece k ta td arrepiado. Essa doenca é kntagiosa e o peixe tant pd ser tratado e morrer a msma kmo recuperar sozinho (knd é so a barriga inxada, knd o kaso xega as eskamas lvantarem normalment morrem num spaco d 2 ou 3 dias, s tanto). Deves separar ests peixs dos outros saudaveis assim k for possivel. E nao vale metelos separads numa maternidad dntro d aquario comum. Tens k isolar msm os doents pork a hidropisia é cntagiosa. Ha umas gotas a venda p doenca e 1x p smana alimenta os peixs km artemia salina kongelada ou larva vermelha. Vendese nas lojas danimais. Espero ter ajudado plo mens a esclarecer alguma duvida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais