iniciante em aquariofilia


Rogério Pires

Recommended Posts

boas malta sou novo neste mundo. Tenho um aquario de 30 Lts e decidi infelizmente enche-lo de agua e por la peixes dentro.

Não foi literalmente assim pois o equipamento eu adquiri, bomba de ar Elite 799 ligado a uma pedra difusora de base com cerca de 14 cm,Stress Coat + uma especie de liquido anti cloro para a agua, filtro Elite Stingray 5 submersivel mas tambem funciona tipo cascata se o colar com o bocal de saída fora da linha de agua, apenas algumas pedrinhas de fundo coloridas (cerca de 1 kg) e de cores diferentes e por fim uma planta a qual o nome não faço ideia mas era a mais barata. Em termos de adereços juntei umas conxas e uns buzios fossilizados tipo pedras. Para terminar a longa lista de erros pus la dentro no dia em que comprei o equipamento todo, a água,as gotas,os adereços e 4 pobres peixes 2 dos quais telescópios (pretos com olhos esbugalhados), 1 dourado assim para o grande e um assim po malhado.

Como puderam verificar, foram imensos os erros que cometi e isto tudo no espaço de uma hora, foi uma de "apetece-me ter um aquario" e depois de passar algum tempo aqui a ler no forúm me apercebi da minha ignorância para com os animais que só deus sabe o que vai ser deles.Daqui a pouco postarei umas fotos para verem a desgraça entretanto agradeço alguns conselhos tanto imediatos como a longo prazo, do género, o que é um TPA!? Pois, mantenham em mente por favor que estarão a responder a um iniciante dos mais iniciantes.

 

Um bem haja e um abraço

 

Rogério Pires

Editado por Rogério Pires
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem...

 

Para quem está a começar creio que um aqua de 30l é muito pouco (por estranho que pareça)... Quanto mais pequeno mais difícil de estabilizar.

 

TPA - Transferência Parcial de Água (basicamente retirar parte da água e colocar "nova")

 

Cuidado com o "espécie de líquido anti-cloro". É dos piores erros (na minha opinião) pores químicos que nem sabes ao certo o que são e o que fazem...

 

Esses peixes de água fria crescem bastante pelo que penso não serem indicados para o tamanho do aqua.

 

Conselho: Lê muito! Este fórum tem muita e boa informação para quem quer começar.

 

Podes começar por aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Abraço.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA é uma troca parcial de água visto que não deves trocar por inteiro a água de um aquário para evitares alterar demasiado os parâmetros. Terás de fazer bastantes nos próximos tempos para tentar evitar os malefícios decorrentes do ciclo do azoto :S

 

Depois os peixes, os peixes vermelhos crescem muito. Rapidamente vão ficar demasiado grandes para o aquário :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

Se foste buscar os peixes à loja, eu diria que o mais seguro era escolheres o mais pequeno e voltares com os outros 3 à loja e pedir reembolso, ou que fiquem com eles, etc... Se o peixito for pequeno, como é provável, e fizeres TPA's com alguma regularidade enquanto o aquário cicla (não sou nenhum entendido, mas para os 30L em início de ciclo com 1 peixe, eu recomendava no máximo mínimo de 3 em 3 dias 25% da água), é provável que o bicho se aguente, e daqui a umas 3, 4 semanas deves ter isso ciclado.

 

De resto, como já te disseram, o aquário acaba por ser pequeno até para 1 único peixe desses conforme for crescendo, portanto depois optas, ou manténs o bicho enquanto for pequeno e for óbvio que não o estás a atrofiar com falta de espaço, ou quando isso estiver ciclado voltas também com o peixito à loja e trocas por uns tropicais mais pequenos e com menos necessidade de espaço. Naturalmente, não esquecer de depois ter a água aí por volta dos 25ºC ou o que for mais correcto para os peixes que escolheres.

 

[],

Kharys

Editado por Kharys
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu faria trocas de água diárias de 5 litros (sem aspirar o fundo), e adicionava diariamente bactérias "engarrafadas" (ex: nitrivec...)... passado um mês passaria para as trocas de água semanais, ou duas vezes por semana... Limpeza de filtro de 15 em 15 dias. (limpas as matérias que estão dentro do filtro com a água que retiras durante as trocas de água..

Como disse o Kharys, para esse tamanho de aquário, mais vale ires para peixes de agua quente, se tens que comprar um termostato, que para esse tamanho (50 watts...) arranjas a bons preços..

pensa nisso ;)

 

abraços e boa sorte neste inicio em aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que pedes são conselhos imediatos:

- Durante o primeiro mês faz as tpa's de 3 em 3 dias. (agua da torneira repousada em recipiente aberto durante 48 h ou tratada com anti-cloro previamente)

- Não alimentes em demasia os peixes (a alimentação deve desaparecer totalmente decorridos aprox. 5 min)

- Retira as conchas e búzios

- O resto já são gostos pessoais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um muito obrigada aos 3 por estes conselhos iniciais. Agora percebo porque o vendedor da loja me disse para nao consultar foruns portugueses lol eles so querem mesmo é vender.vou decidir entre 1 em agua fria ou trocar para agua quente.com isto deixo outra pergunta, se mudar para agua quente posso ter mais que um peixe neste aquario de 30 lts?

 

Um bem haja,Um muito obrigada e abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia. Sim se optares por peixes tropicais podes ter mais vai depender do tamanha dos peixes que escolhes.

 

Mas para 30l eu aconselhava-te a optares por fazer um plantado com plantas de baixa exigência ou seja sao plantas que nao precisam de muita luz, nem de co2. So substrato fertil.

 

Para peixes uma colonia de limpeza de red cherrys, alguns neons e ja ficavas com um belo aquario.

 

Agora vou-te dar uma ajuda com a ideia do plantado.

 

Para começar tens que ter iluminação, para o teu aqua uns 20 watts ja chegam bem.

Depois colocas uma camada de substrato fertil. Jbl Manado é muito bom. Optando por este substrato nao precisas de suubstrato infertil porque este substrato é um substrato de topo ou seja nao precisa de levar substrato infertil por cima.

 

Depois de teres isso tudo feito é só escolheres as plantas. Opta antes por plantas de baixa exigência visto nao teres experiencia com plantados.

 

E se poderes compra um filtro externo. Por exemplo o Boyu EF-05.

Deixo aqui o link do site da boyu.

http://www.boyuaquarium.com/En_ArticleShow.asp?ArticleID=257

 

 

Isto foi so um concelho agora so tu podes decidir.

 

Abraço e Boa Sorte.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O Rodrigo ta te a dar umas dicas, e bem ;) só com um pormenor, o jbl manado não é um substrato fértil, o fértil da jbl é o Aquabasis plus! o jbl manado é um bom substracto porque ajuda no enraizamento das plantas e na retenção dos fertilizantes...

Abraços e boa continuação no aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O Rodrigo ta te a dar umas dicas, e bem ;) só com um pormenor, o jbl manado não é um substrato fértil, o fértil da jbl é o Aquabasis plus! o jbl manado é um bom substracto porque ajuda no enraizamento das plantas e na retenção dos fertilizantes...

Abraços e boa continuação no aquário...

 

Foi mal então. Pensava que tambem era substrato fertil. Pronto obrigado pela correção Capitão xD

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Vou então tratar de comprar um termostato, arranjar casa nova para eles, pois penso que pelo menos dois amigos meus têm condições para tal. Quanto aos peixes e plantas novas vou já começar a "enfardar" de leitura sobre agua quente. Mais uma vez um grande obrigado e um grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.