O que devemos ter sempre a mão?


LuisBarroso

Recommended Posts

Boas pessoal abro este tópico depois de uma baixa pois pesquisei e não encontrei a informação rapidamente para começar o tratamento...

 

A minha pergunta será o que devemos ter sempre a mão para tratar doenças gostaria de fazer um plano de primeiros socorros para ter sempre que alguma coisa aparente estar mal, fico a espera das vossas dicas...

 

cumps!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois amigo mas nem sempre podemos ter outro aquario também pela crise mas por vezes não temos sitio para o colocar a ideia seria mesmo algumas dicas sem o hospital sei que deveríamos de ter mas aceito na mesma a dica pois logo que tenha oportunidade é o que farei

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

encontrei, desculpa a demora, Atenção que quem aconselhou estes produtos foi a SusanaPaço e não eu, portanto o mérito é dela, eu apenas copiei o post.:

 

Posted 23 October 2011 - 01:44 AM

Olha aqui vai o que penso ser um bom kit de primeiros socorros básico para peixes:

 

- esha 2000

- será baktopur

- azul de metileno

- sal de aquário

- folha de amendoeira da Índia

 

Estes são as coisas de 1ª fronteira que costumo usar logo em SOS

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A folha de amendoeira é um bom anti-bacteriano sem duvida.

 

E vindo da Susana que estuda Biologia e gosta de peixes mais peso cientifico tem.

 

So não gosto de uma coisa da lista..o esha, o que aquilo tem ?

 

Luis...não tens de ter um aquario para quarentena, basta um recipiente de plastico de 30 ou 40 L que se compra numa grande superficie

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha olha a falarem de mim :P o esha é simultaneamente anti bacteriano e anti fúngico. Aos peixes mais sensíveis começo sempre com esha pois o baktopur é bastante forte. E noto que o eshA é particularmente bom a eliminar parasitas internos em estádio inicial na maior parte dos peixes. É por isso que está na lista.

 

E depois há sempre aquilo que para mim é o melhor conselho: antibióticos SÓ em caso de doença identificada que precise deles ou vão começar a criar estirpes de bactérias resistentes aos antibióticos nos aquários a torto e a direito e depois só mesmo com desinfecção total.

 

:) mais alguma duvida?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Susana

 

Não tenho nada contra o esha e não ponho em causa a qualidade do medicamento mas não coloco nada no aquário que não saiba a composição, teimosia minha ou não gosto de saber a composição dos medicamentos.

 

É so nessa prespectiva nada mais.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Susana

 

Não tenho nada contra o esha e não ponho em causa a qualidade do medicamento mas não coloco nada no aquário que não saiba a composição, teimosia minha ou não gosto de saber a composição dos medicamentos.

 

É so nessa prespectiva nada mais.

 

Cumprimentos

 

 

É do cepticismo que muitas vezes sai a ciência :) j volto com a composição do esha

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o baktopur pertence à sera.

Esta lista é uma lista de medicamentos de largo espectro que devem ser utilizados como 1ª instância.

E sim, alguns medicamentos de marcas para doenças específicas são bons a meu ver :) mas não são indispensáveis

 

A folha de amendoeira da índia é das coisas mais testadas em aquariofilia e é um óptimo anti-bacteriano e anti-fungico :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por ex hoje perdi um ramirezi e com ajuda do membro Claudio Pinho(mais uma vez obrigada) suspeito de parasitas internos ele mesmo me indicou que podia tratar com flagyl e já temos cá um fórum a falar sobre isso depois de uma pesquisa reparei que é uma doença que acontece relativamente muitas vezes, mas gostava de um medicamento mesmo da marca para ter cá em casa para esse fim...

 

eu não estou muito por dentro das doenças mas era uma coisa que queria aprofundar, outra doença que li era sobre vermes que usar nesse caso?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, vou ficar sem olhos com as letras pikenas mas aqui vai:

vou copiar algumas coisas de sites para não ter tanto trabalho a escrever mas podem sempre perguntar :)

 

Esha 2000 (traduzido do latim - mas porque raio metem os ingredientes sempre em latim ou inglês nestas coisas?)

 

1 - Ethacridine lactate - (ethacridine monolactate monohydrate, acrinol, trade name Rivanol) is an aromatic organic compound based on acridine. Its formal name is 2-ethoxy-6,9-diaminoacridine monolactate monohydrate. It forms orange-yellow crystals with a melting point of 226 °C and it has a stinging smell.

Its primary use is as an antiseptic in solutions of 0.1%. (este é um anti-séptico ou seja, evita a proliferação dos microorganismos e degrada a que acontece)

 

2 - Cobre The antimicrobial properties of copper are still under active investigation. Molecular mechanisms responsible for the antibacterial action of copper have been a subject of intensive research. Scientists are also actively demonstrating the intrinsic efficacies of copper alloy "touch surfaces" to destroy a wide range of microorganisms that threaten public health. (o cobre é conhecido por ter propriedades antimicrobianas potentes)

 

3 - Methyl orange is a pH indicator frequently used in titrations.

It is often used in titrations because of its clear and distinct colour change. Because it changes colour at the pH of a mid-strength acid, it is usually used in titrations for acids. Unlike a universal indicator, methyl orange does not have a full spectrum of colour change, but has a sharper end point. (é usado como catalisador, ou acelerador da reacção do cobre, e como indicador para os donos do pH do aquário - no esha se o aquário estiver muito ácido veremos a solução roxa, se estiver perto do pH neutro a solução será esverdeada )

 

4 - Proflavina (pron. pro-fla¢vina), also called proflavin and diaminoacridine, is an acriflavine derivative, a disinfectant bacteriostatic against many gram-positive bacteria. It has been used in the form of the dihydrochloride and hemisulfate salts as a topical antiseptic, and was formerly used as a urinary antiseptic. (este é bacterioestático - pára o metabolismo das bactérias - e anti-séptico, inibindo a sua proliferação)

 

E pronto, é isto. Observado agora mesmo de um frasco de esha2000 e pesquisa feita por mim :)

Editado por SusanaPaço
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O flagyl é um anti protozoário bastante comum, até em humanos, cujo príncipio activo é o metronidazol.

No entanto se os peixes forem resistentes a folha de amendoeira e esha ou baktopur são suficientes. Para peixes mais susceptíveis como os ramirezis e os discus é considerado uma boa opção de tratamento.

No entanto tenho de avisar que este medicamento não está testado em uso veterinário e muitas vezes é arriscado. Eu escolheria sempre primeiro a terapia da temperatura e folha de amendoeira da índia :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Folha de amendoeira da índia mandem vir do ebay, sai muito mais barato e com sorte mandam o dobro das que compras (a mim aconteceu-me, com 10 euros vieram 100 folhas) .

 

E fazem um belo trabalho de prevenção pois os taninos e outros componentes fazem os peixes mais "rijos" não no aspecto figurado mas mais rijos de verdade, os criadores de bettas de combate usam-nas por isso mesmo, isto para além de todas as outras vantagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

adicionei explicações Luís, quem é amiga ? :P (hoje estou mesmo convencida, na liguem :P)

 

assim já começo a entender :)

 

mas ainda continuo na minha pesquisa :) não quero perder mais nenhum, e por ex se usar Sera Flagelol tambem serve para esse fim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim já começo a entender :)

 

mas ainda continuo na minha pesquisa :) não quero perder mais nenhum, e por ex se usar Sera Flagelol tambem serve para esse fim?

 

 

estive a ver a composição do Flagelol e pareceu-me muito bem pensada, cuidado é para seguir estritamente a bula, algumas substâncias que lá estão são bastante tóxicas se estiverem em demasia, não nos devemos esquecer que os parasitas são seres eucarióticos, assim como os peixes, pelo que apenas se deve dar a quantidade necessária para matar SÓ os parasitas e não os peixes. Se for seguida a bula corre bem :)

Editado por SusanaPaço
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado por te dares ao trabalho de ir ver o composto :) também fui agora ao site deles e penso que eles tem 3 tipos de medicamentos o que eu indiquei em cima é para discus por isso como disseste, penso que eles façam a composição na base to tamanho do peixe ou se é mais sensível ou não estou certo?

 

sendo para ramirezi penso que seria o Sera med professional Protazol mas eles ainda tem outro para Escalares penso que sejam todos para os parasitas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado por te dares ao trabalho de ir ver o composto :) também fui agora ao site deles e penso que eles tem 3 tipos de medicamentos o que eu indiquei em cima é para discus por isso como disseste, penso que eles façam a composição na base to tamanho do peixe ou se é mais sensível ou não estou certo?

 

sendo para ramirezi penso que seria o Sera med professional Protazol mas eles ainda tem outro para Escalares penso que sejam todos para os parasitas?

 

Lá vou eu :),

 

- o protazol ataca protozoários e parece-me um remédio de primeira instância mas ineficaz contra parasitas internos;

- o nematol é contra os vermes (nemátodes)

- o Flagelol é contra os parasitas internos.

 

Resumindo, parece-me ser adequados para todas as espécies tendo de se fazer pequenos ajustes conforme as espécies. Quanto aos ramirezi a meu ver tolerariam uma dose de discus, aqueles "pratos" são mais sensíveis a químicos que uma tia de cascais (mas são lindos - não me magoem fãs de discus :P eu até gosto de me entreter a sexar os vossos bichinhos)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais