Recommended Posts

Desta vez fui um burro. :wink:

Quando resolvi mudar as T5 da minha calha retirei o vidro da calha tirei os tubos, e quando fui a loja para comprar tubos novos estes estavam esgotados, logo voltei para casa voltei a montar os velhos, mas como dai a 2 dias viriam tubos novos são montei o vidro, fui para fora e passado 2 dias quando voltei ao aquario tinha a parte de cima das rochas vivas complectamente brancas, os corais quase todos secos, e até umas algas que por lá andavam por cima duma rocha desapareceram.

Conclusão: O vidro é que protege dos UV, logo 2 dias de UV matou quase tudo.

 

Um abraço. :D

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sinto muito o que aconteceu, mas não tinha ideia que as T5 precisavam de filtro UV, que este seria apenas necessário para as HQI. Já vi alguns aquários em lojas com lampadas T5 sem qualquer protecção. Será que não foi outro factor que originou essa mortandade ?

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Secalhar não me espliquei bem, a minha calha tem as HQI e as T5 juntas, logo quando tirei o vidro o que queimou os corais foram os HQI.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura e os paramentros foram sempre os mesmo e o que é certo é que até as rochas ficaram brancas onde a luz era mais forte, agora com a protecção tá tudo a recuperar e a voltar ao normal, porisso é sem duvida os UV que como ñ tavam a ser filtrados mataram tudo.Até um tufo de algas verdes que tavam por baixo do HQI desapareceram pura e simplesmente.

 

Um abraço.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que rever então a distância a que está a tua calha da superfíie do aquário... pode ser esse o factor de tanta rapidez para isso ter acontecido...

 

Mas cada caso é um caso, nunca se sabe ao certo!

 

Estes erros são a morte dos aquariófilos

 

Fica bem

Keep it Real, perfect nature for our fishes happyness!!!

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=101196#101196

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto pode mesm ter sido da HQI. De facto os vidros da calha podem filtrar os UV, mas também há lâmpadas em k o vidro DA PRÓPRIA LÂMPADA já filtra os raios UV. Daí alguns poderem ter HQI sem o vidro DA CALHA e outros não, como parece ser o caso do Vasco...

 

P.S.: Algumas partes tão em maiúsculas apenas para realçar alguns promenores (não, não tava aos gritos... :) )

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

A minha calha está a 17cm de altura, e não sei se é por causa das minhas lampadas ou da altura a que se encontra a calha, mas no meu caso em 3 dias as rochas mais expostas á ficaram complectamente brancas, e os corais secaram.

 

Um abraço.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais