arcturus Publicado Outubro 22, 2011 Publicado Outubro 22, 2011 Olá Tenho um aquário comunitário com bastantes plantas. As plantas tem crescido bastante e tenho ido cortando algumas (ficam muito altas) depois coloco os ramos cortados noutros pontos e tenho ido multiplicando a vegetação desta forma. No entanto, a planta que aparece em primeiro plano na foto ( não sei o nome) nunca a cortei porque não sei como o fazer, mas está a ficar demasiado alta. Alguem me pode dar uma ajuda?
libermar Publicado: Outubro 24, 2011 Publicado: Outubro 24, 2011 (editado) se for a planta que aparece no plano atras dos neons, quase que aposto que é (Cryptocoryne wendtii "brown"), para podares segue este exemplo que serve para todas as outras plantas do mesmo tipo: "Plantas ditas de roseta, como por exemplo Echinodorus, Cryptocoryne, Aponogeton, Vallisneria, Sagittaria,Eleocharis, Samolus, Crinum, Cyperus etc:-- essas você deve podar apenas as folhas velhas, mais externas na roseta, no pecíolo foliar (a haste que liga a folha ao rizoma / bulbo) bem junto do rizoma / bulbo. Folhas cortadas em qualquer ponto de seu comprimento acabam amarelando e morrendo, ficando bastante anti-estético no aquário. E folhas podadas mesmo junto da base da planta não rebrotam. A multiplicação dessas plantas se dá apenas por estolões (Sagittaria, Vallisneria, Cryptocoryne, algumasEleocharis e em Echinodorus pequenas), mudas nascidas no rizoma (Echinodorus, Aponogeton), direto da haste floral (Echinodorus), cespitosamente (mudas lado a lado, sobre um curtíssimo rizoma; Eleocharis, Cryptocoryne,Cyperus) ou semente, dependendo da espécie (muitas apresentam mais de uma dessas formas reprodutivas). É possível dividir o rizoma de algumas dessas espécies (Cryptocoryne principalmente), mas sempre com alto risco de perder a muda destacada e também a planta-mãe (OBS: raízes mais grossas de Cryptocoryne, se podadas e deixadas na água podem gerar novas plantas). " Editado Outubro 24, 2011 por libermar Criação de Pelvicachromis Taeniatus "Nigerian Red" Wild White Pearl
Recommended Posts