neon vs cardinal


HugoFerreira

Recommended Posts

Olá,

 

 

A reprodução do cardinal ( e segundo os especialistas é mais complicada ). Nunca tentei a sua reprodução, mas já consegui fazer a reprodução e criação do neon com exito.

 

Os parametros da agua necessitam de ser muito especificos. Utilizei uma agua com um dGH de 2 e um Ph de 5,4.

 

Depois da devosa retirei os pais do aquario e tapei o aquario com uma toalha para tentar evitar ao máximo a penetração de luz ( principalmente de luz solar ).

Um pouco como faço com os escalares, mas não de uma forma tão rigorosa e nestes utilizo luz artificial.

 

Em termos de alimentação, na primeira semana utilizei infusórios ( Protogen Granulado da Brustmann ). Depois comecei a dar artemia recem nascida.

 

Em relação ao cardinal não posso comentar porque nunca fiz criação dos mesmos.

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na vossa opiniao e experiencia, quais destes dois sao mais faceis de reproduzir?

Quais os requisitos para conseguir uma boa reprodução?

 

Já respondi a uma questão similar nestes fóruns há uns meses... mas aqui vai de novo! :?:

 

Há dois anos atrás coloquei a questão sobre reprodução de néons num fórum e uma das respostas que obtive apontava para o seguinte:

 

Não se conhece quem faça criação de néons em Portugal (embora as posturas sejam relativamente frequentes), porém existe quem já tenha feito criação comercial de cardinais nas nascentes quentes em Vila Real. Os cardinais são considerados mais dificeis que os néons.

 

Creio qua as informações que poderás ter serão teóricas. Não quer dizer que a tarefa seja impossível ou sequer que seja tremendamente difícil.

 

Queres fazer criação de néons? Muito bem. Experimenta isto:

 

Arranja um aquário de 80 cm (90 litros). Fundo nu, com um papel castanho escuro por baixo. MUITO musgo de java. Faz o ciclo durante mês e meio.

 

Insere um cardume de 15 néons e uma rede plástica a cerca de 10 cm do fundo, com cerca de 3 mm de quadricula. Coloca uma fita adesiva negra, por fora do aquário, em volta desses 10 cm de altura. Deves dividir o aquário e colocar os peixes só num terço do aquário - a outra parte fica sem peixes. A luz deve ser uma lâmpada flurescente fraca.

 

A água deve estar com pH a rondar os 6.8, dureza deve ser de uns 6 DH e o KH de 2-3. A temperatura deve estar nos 28.5.

 

Alimenta MUITO bem os néons, de preferencia com comida viva ou congelada, até estarem roliços e as fêmeas inchadas.

 

Então, à noite, muda uns 70% da água com água de osmose inversa, o pH vai cair bastante, assim como KH e DH, Convem verificar se o pH não desce abaixo dos 5 e se o GH não desce baixo dos 2-3. O KH pode ser zero. A temperatura deve descer para os 26-27 C.

 

Na mesma altura mantens a luz apagada e retiras a divisão prendendo os néons num terço do aquário. Há quem passe cassetes na aparelhagem com gravações de trovões ou mesmo quem vede a tampa superior do aquário e coloque um mecanismo de circulação do ar que mantenha o interior a baixa pressão (a bomba de ar passa a funcionar com input do ar a partir do aquário mas este tem apresentará um entrada de ar muito estreita, originando a baixa pressão). Porém, penso que estes estimulos adicionais não serão necessários. Mas em último caso... já sabes o que tentar.

 

Se no dia seguinte, à noite, as fêmeas estiverem claramente mais magras (nunca acendas a luz), retira os neons para outro aquário e tapa o aquário original com uma toalha (deixando espaço para a oxigenação). Se as fêmeas não estiverem mais magras volta a mudar 70% da água e espera mais um dia.

 

Mesmo que as femeas não pareçam estar mais magras ao fim do terceiro dia retira os peixes e tapa o aquário. Deixa-o tranquilo e escuro. Ao fim de uma semana podes dar uma espreitadela, com luz fraca a ver se já existem alevins a nadar. Se ao fim de 15 dias não avistares nenhum a reprodução não teve sucesso. Volta a condicionar os peixes e tenta de novo.

 

Se avistares os pequenos alevins então é altura de começares a pensar em alimentá-los. Penso que um fundo cheio de musgo de java vai ter muitos infusórios para eles comerem. Mas rapidamente se esgotam. Usa comida liquida para peixes muito pequenos e depois artemia recem-eclodida. Atenção à poluição da água que te matará todos os alevins num instante. Deves fazer mudanças de água regulares, subindo a pouco e pouco o PH até talvez os 6 e mantendo um kH de 2-3, evitando assim grandes sobressaltos de pH.

 

Como nota final, deves usar neons ADULTOS e não jovens em crescimento.

 

Não sei quanto tempo os neons demoram a atingir a maturidade sexual mas pode até ser que cheguem a demorar um ano, afinal é um peixe que pode viver até 12 anos, com boas condições de manutenção.

 

Espero que estas dicas sejam úteis! :D

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais