Paulo.rod Publicado Outubro 16, 2011 Publicado Outubro 16, 2011 Boas Eu neste momento estou a iniciar o meu projecto de agua salgada com um aqua de 100*50*50 + sump e quero fazer a minha propria calha de leds, já li muita informação, mas continuo com algumas duvidas se me poderem ajudar agradecia. 1º Que tipos de leds instalar (CREE XR-E 7090 R2 on Star PCB , CREE XM-L T6 on Star , + CREE XR-E ROYAL BLUE 7090 on PCB ou outros) 2º Qual a quantidade de leds para uma boa iluminação para este aqua de 100*50*50 Obrigado abraço Paulo Rodrigues
Razstec Publicado: Outubro 19, 2011 Publicado: Outubro 19, 2011 eu conheço uma loja que tem leds de 20000k, agora não sei se serão apropriados http://www.dealextreme.com/p/30w-20000k-2100-lumen-30-led-cold-white-light-hydroponic-plant-fish-grow-bulb-dc-32-36v-95820 http://www.dealextreme.com/p/10w-20000k-700-lumen-9-led-cold-white-light-hydroponic-plant-fish-grow-bulb-dc-9-11v-95819 Aquasplender.com
Igor Kochetov Publicado: Novembro 8, 2011 Publicado: Novembro 8, 2011 Para o aquário marinho: Os melhores Led neste momento CREE XM-L Cool White U2 bin A1 ou A2 (ou seja mais frio poss]ivel - 8000K) a volta de 160 lumen/watt http://www.cutter.com.au/proddetail.php?prod=cut1095 Tem que ser combinados com XP-E CREE Royal Blue 16 bin http://www.cutter.com.au/proddetail.php?prod=cut996 E XP-E CREE Blue http://www.cutter.com.au/proddetail.php?prod=cut1148 Opcionalmente pode se acrescentar algums CREE XP-E RED 501 bin http://www.cutter.com.au/products.php?cat=Cree+XPE e muitos UV True Violet 420 nm como estes por exemplo http://www.ledgroupbuy.com/true-violet-led-420nm-6-pack-4-50ea/ Quantidade de ledes azuis tem que ser não menos que XM-L. Tudo isto tem que ser montado num irradiador de aluminio com termocola (Arctic Silver por exemplo) Para ligar é nesessario os drivers por exemolo http://www.cutter.com.au/products.php?cat=Meanwell+Power+Supplies - estes já trazem fonte de alimentação integrada. O irradiador tem que ter dissipação forçada - as ventoinhas, já que estes ledes não suportam altas temperaturas. A illuminação tambem pode trazer um controlador que acende as lampadas lentamente imitando nascer e por de sol, luar etc. No final de tudo fica bonito, eficiente e bastante caro.
Baltasar Publicado: Novembro 9, 2011 Publicado: Novembro 9, 2011 Boas tenho de discordar um pouco em termos dos XM-L e em tudo sobre os Blue e Royal Blue CREE. Actualmente o XM-L pode ser o led um pouco mais potente dentro da relação lumens/watt, mas a curva de comprimento de onda deles e muito fraca e pouco acentuada na zona de azul, o que implica maior compensação com leds azuis e se os leds azuis empregues forem CREE pior ainda pois são muito fracos mesmo e terão de usar ainda muito maior quantidade para compensar o que vem deitar totalmente por agua abaixo a eficiência dos XM-L ou seja o que estes poupam vão gastar nos azuis e a balança acaba por desnivelar. Quanto aos azul a CREE não evolui nada mesmo em 3 ou mais anos tendo estado sempre mais debruçada sobre leds de temperatura de cor abaixo dos 8000K dai o aparecimento dos XM-L que mesmo par ao cool white consegue ser mais amarelado que os XP-G ou series anteriores mais fracas mas que sempre subiam mais na temperatura de cor. Actualmente o Royal blue mais potente é o da Prolight que consegue para um BIN médio nem falando no de topo uma potencia radiometrica típica de 1750mW a 700mA e máxima de 2000mW comparativa ao CREE com só +/- 1020mW quando alimentado no máximo a 1A (red line). Logo a meu ver CREE XM-L muito bom para determinadas aplicações, mas para quem quer ter aquela luz reef azulada terá de compensar com muitos mais azuis devido a falta de azul nele mesmo.
Igor Kochetov Publicado: Novembro 9, 2011 Publicado: Novembro 9, 2011 Boas tenho de discordar um pouco em termos dos XM-L e em tudo sobre os Blue e Royal Blue CREE. Actualmente o XM-L pode ser o led um pouco mais potente dentro da relação lumens/watt, mas a curva de comprimento de onda deles e muito fraca e pouco acentuada na zona de azul, o que implica maior compensação com leds azuis e se os leds azuis empregues forem CREE pior ainda pois são muito fracos mesmo e terão de usar ainda muito maior quantidade para compensar o que vem deitar totalmente por agua abaixo a eficiência dos XM-L ou seja o que estes poupam vão gastar nos azuis e a balança acaba por desnivelar. Quanto aos azul a CREE não evolui nada mesmo em 3 ou mais anos tendo estado sempre mais debruçada sobre leds de temperatura de cor abaixo dos 8000K dai o aparecimento dos XM-L que mesmo par ao cool white consegue ser mais amarelado que os XP-G ou series anteriores mais fracas mas que sempre subiam mais na temperatura de cor. Actualmente o Royal blue mais potente é o da Prolight que consegue para um BIN médio nem falando no de topo uma potencia radiometrica típica de 1750mW a 700mA e máxima de 2000mW comparativa ao CREE com só +/- 1020mW quando alimentado no máximo a 1A (red line). Logo a meu ver CREE XM-L muito bom para determinadas aplicações, mas para quem quer ter aquela luz reef azulada terá de compensar com muitos mais azuis devido a falta de azul nele mesmo. Um prolight de 5 W só faz 350 lm, ou seja 70 lm/w, nem metade de XM-L
Baltasar Publicado: Novembro 9, 2011 Publicado: Novembro 9, 2011 Não estas 100% certo por acaso faz 440lm nesta ultima geração que uso (até faz mais em certos BINs, mas consideremos o normal), mas como disse no caso dos white sei perfeitamente que os XM-L tem mais lumens, mas isso não me interessa dado a sua curva de comprimento de onda ser muito baixa na zona azul. Como referencia para mim, o que me interessa ter um led muito eficaz se depois tenho de compensar com mais azuis de outros? A eficácia acaba por se perder e em termos gerias de consumo energético acaba por ficar ela por ela, é só nesse sentido que afirmo preferir usar Prolight pois sei perfeitamente que produzem mais lumens. Claro que depois existem outros factores como terem de ser alimentados com amperagens muito altas para produzir esses lumens todos e dai resultar um maior aquecimento logo mais difícil de dissipar e que encurta o seu tempo de vida, mas prontos seria outros assuntos ehehhe...
Igor Kochetov Publicado: Novembro 9, 2011 Publicado: Novembro 9, 2011 Não estas 100% certo por acaso faz 440lm nesta ultima geração que uso (até faz mais em certos BINs, mas consideremos o normal), mas como disse no caso dos white sei perfeitamente que os XM-L tem mais lumens, mas isso não me interessa dado a sua curva de comprimento de onda ser muito baixa na zona azul. Como referencia para mim, o que me interessa ter um led muito eficaz se depois tenho de compensar com mais azuis de outros? A eficácia acaba por se perder e em termos gerias de consumo energético acaba por ficar ela por ela, é só nesse sentido que afirmo preferir usar Prolight pois sei perfeitamente que produzem mais lumens. Claro que depois existem outros factores como terem de ser alimentados com amperagens muito altas para produzir esses lumens todos e dai resultar um maior aquecimento logo mais difícil de dissipar e que encurta o seu tempo de vida, mas prontos seria outros assuntos ehehhe... O que quere dizer com malavra eficácia? Eficácia para que? Sera que melhore para os corais ou peixes ou algas ou então mais agradavel para o olho humano?
Baltasar Publicado: Novembro 9, 2011 Publicado: Novembro 9, 2011 Para mim à duas coisas importante ao mudar para led, uma boa relação lumens/Watt por menor consumo eléctrico possível e principalmente uma boa curva de comprimento de onda em que principalmente os espectros mais necessários para os corais estejam bem presente e ai o azul é o melhor deles todos, logo quero para um led de cor branca que ele tem esta componente o mais alta possível, pois como disse assim facilita-me a complementa-lo com outros leds só de comprimento de onda azul mesmo em menor quantidade ou seja no projecto total de calha com leds, vou ter uma excelente temperatura de cor com menor quantidade de leds logo menos consumo energético. Está também provado que os leds a trabalhar no seu red line são menos eficientes ou seja na realidade produzem muitos mais lumens mas o seu consumo é superior dai que o factor lumen por watt baixa em função de os termos a trabalhar no seu máximo, não falando que como já disse vai encurtar muito mais o seu tempo de vida útil. Vejam esta explicação/exemplo concreta: Um equívoco comum dentro da indústria, é que um LED 3W consome 3W de potência, 10W = 10W, etc. Um watt é um watt, certo? Este equívoco vem desde os primeiros dias de LEDs, que é um legado de fontes de iluminação tradicional. Uma T5 54W utiliza cerca de 54W e HQI de 250W usa em torno de 250W. (Ambos os valores reais são dependentes do balastro) Um led Cree XP-G pode trabalhar a cerca de 5W. Este valor é calculado por 1,5 amperes multiplicado por uma tensão de 3,3 V para a frente. Agora, só porque ele pode trabalhar a 5W não significa que há benefício em fazê-lo. Como o LED trabalha a níveis mais elevados de energia, a temperatura do dispositivo aumenta e sua eficácia luminosa é diminuída. O que isto significa é que um sistema de LED pode trabalhar a 5W para o XP-G e alcançar 63 lumens por watt, enquanto outro sistema LED usa o mesmo XP-G a 2,5 W e alcança 84 lumens por watt. Esta é mais uma diferença de 25% na eficácia do sistema! Neste exemplo, o XP-G LED trabalha a 5W e a saída tem o dobro da luz do que a 2.5W, mas ao fazê-lo trabalha em uma temperatura mais alta (diminuindo tempo de vida) e a eficácia do sistema fica em 25% menos. Quanto ao visual claro que para mim visualmente não gosto de ver um aquário reef com uma iluminação muito amarela e muito menos muito azul pois altera muito a cor natural e real de tudo, corais, peixes etc. mas como disse é o meu gosto e embora muitos possam partilhar essa opinião outros não.
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