Mudar substrato


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Preciso de ajuda.

Estou a pensar mudar o substrato do meu aqua para uma areia mais indicada para criar dureza na água e um pH mais alcalino mais propicio para os ciclideos africanos.

 

Posto isto como fazer esta operação delicada?

Pelo que penso ser o mais correcto e pelo que pesquisei, irei tentar retirar o maximo de agua para recipientes, e no maior deles colocar os peixes com o termoestado ligado.

Seguidamente remover troncos, rochas e finalmente todo o areao.

 

Agora as questões:

1- como removo o substrato fertil e se tem alguma utilidade guarda-lo (isto se o conseguir apanhar sem ser diluído em agua)?

2- depois do aqua lavado com agua da torneira, coloco entao a areia ou novo areao escolhido e a respectiva decoração, agora isto não me vai levantar impurezas na agua e ficar pouco transparente, tal como nos primeiros 3 dias de montagem do aqua?

3- como faço a ambientaçao de novo dos peixes, uma vez que estão num recipiente com o termoestato, vai haver um periodo em que será necessário recolocar o termoestato no aqua.

4- posso tentar recolocar a agua perdida fazendo imediatamente uma TPA um pouco maior ou devo de ir repondo faseadamente?

 

 

Agradeço as vossas sugestões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

1. Se não tencionas manter plantas não precisas do substrato fértil para nada.

2. É muito provável que levante porcaria. Tenta encher o mais devagar possível para minimizar este efeito.

3. Podes encher o aquário com água morna (aqueces na panela/esquentador) e assim já não demora tanto tempo a chegar à temperatura certo. De resto, deves fazer a introdução dos peixes como quando os compras - de forma gradual.

4 - não percebi a pergunta...

 

Tenta usar um bocado da água antiga pois esta já contém uma série de bactérias benéficas e que vão acelerar muito a maturação do aquário.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maturação do aquário tem de ser feita na altura?!

A minha ideia era reutilizar a agua que ja tenho no aqua em funcionamento.

Simplesmente quero adequar o areao e decoraçao melhor para as especies de peixes que tenho.

 

Eu so posso faze-lo tudo de seguida, uma vez que nao tenho sítio para colocar os peixes sem ser nesse aquário.

Irei precisar de fazer novo ciclo de azoto?

Editado por jtsoares1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Soares,

 

ajudava saber o volume do aqua e a quantidade, porte dos peixes,se tens hipotese de conseguir um filtro interno e um segundo aquecedor,

 

eu já fiz uma mudança de substrato na qual fiz novamente uma ciclagem de aproximadamente um mês por ter usado um substrato que de inicio dá um bloom de nitratos para ajudar as plantas (ADA Africana),

 

mas também já montei um aquario de raiz com tudo novo que ao fim de 24 horas já tinha a fauna completa sem qualquer baixa, mas porque usei um filtro previamente ciclado e agua "roubada" de outros aquas,

 

no teu caso como é um substrato que apenas altera a dureza e PH não tens a preocupação com valores de compostos de azoto o principal é materes o filtro a trabalhar pois é ai que estão a maioria das bacterias

 

como esse substrato altera dureza e ph é melhor introduzires os peixes o quanto antes por forma a estes acompanharem as alteraçãoes dos parametros da agua facilitando a sua adaptação

 

a reposição da agua deve ser gradual tipo colocares 30% sobre o volume que tens no aquario antes da reposição

 

cumps

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.