Que ciclídeos anões colocar?


mcf

Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Eu sou novo neste grande hobby que é a aquariofilia, mas já tenho um aquário com mais ou menos 30L de capacidade, já ciclado, com limpa fundos , limpa vidros e neon. Ao longo do tempo tenho vindo a pensar que peixes colocar no meu aquário. Claro que no inicio pensei logo nos peixes mais conhecidos discus,... mas enquanto fui lendo este forum cheguei a parte dos ciclideos anões, onde vi algumas fotos e comentários e fiquei logo muito interessado. O que queria pedir-vos era se me aconselhavam a ter este peixes (ciclideos anões) e que espécie me aconselhavam para ter no meu limitado aquário devido ao seu tamanho?

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselhava-te a colocares apenas a equipa de limpeza e secalhar uns ramirezis, ou uns appistogrammas cacatuides.

mas espera por alguem mais experiente para te dizer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite amigo.

Desde já bem vindo aos anões. É sempre bom ver malta a entrar na secção dos ciclideos anões e a ficar entusiasmado ao ponto de montar um aquario para este tipo de peixes. Não te vais arrepender certamente!!

 

Quanto à questão que colocas, felizmente nos anões tens muita opção de escolha. Se por acaso escolheres Apistogrammas tem atenção ao tamanho máximo que atingem.

Por exemplo os cacatuoides como te aconselhou o Dimota se atingirem o tamanho máximo (+/- 10cm) é capaz de ser muito para esse aquário. Eu pessoalmente mantive e reproduzi com um casal Apistogrammas Hongsloi num aquário com menos de 30L, o seu tamanho máximo é inferior ao dos cacatuoides e também são pacificos, nunca ocorreu nenhum azar entre macho e fêmea, nem mesmo quando lá tinha pequenos.

Tens muita literatura util espalhada pelo forum e alguns exemplos. Esta opção de escolha é apenas uma em muitas porque a familia dos anões é enorme.

Boa sorte na escolha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela opinião.

Também já tinha visto os ramirezis aqui no forum e fiquei bastante interessado pois parecem-me muito bonitos por isso se calhar irei colocar um macho e uma fêmea para experimentar. Quanto aos appistogrammas cacatuides e Apistogrammas Hongsloi, como disse ali o fabio, irei me informar um pouco mais lendo com mais atenção este forum.

Obrigado a todos, e não me vou arrepender de certeza de optar pelos ciclideos anões pois cada vez me interesso mais por eles.

Quando comprar os ramirezis irei colocar aqui umas fotos para vos mostrar.

Até breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais