Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Depois de vários anos com aquários de água doce, decidi montar o meu 1º salgado e abro este tópico para ler alguns conselhos e sugestões de membros com alguma experiência neste tipo de aquários.

De momento o que tenho é um aquário de 200Lts (100x40x50), um Overflow Blau 1500 , um Filtro UV de 15w DIY, duas calhas GLO de 1 metro para 4 x T5 39w.

Vou construir uma Sump que terá cerca de 80Lts (80x27x40).

Material a adquirir e aqui espero alguns conselhos:

4 Lâmpadas 39w T5 ----> O que acham? Será o sufuciente para as dimensões do aquário e qual o tipo de lâmpada que aconselham.

Escumador ----> Não tendo ainda uma opinião formada acerca deste acessório, qual seria o mais indicado para este aquário tendo em conta a

relação qualidade/preço, uma vez que os €€€ não abundam muito.

Bombas de circulação ----> Querendo montar duas bombas (uma em cada parte lateral), qual acham que seria o caudal mais indicado tendo em

conta a dimensão do aquário.

Bomba de retorno ----> Tendo em conta a capacidade do overflow (1500l/h) de quanto terá de ser a bomda de retorno para não haver nenhuma

tragédia.

Para já vou ficar por aqui até arranjar este equipamento. Mais tarde virei pedir sugestões para o "recheio".

Tenciono comprar o sal e fazer eu próprio a mistura com água da torneira uma vez que não tenho hipótese de ter água natural.

Obrigado

RPBG

Editado por rpbg

4182_4187.png

FEEDBACK em RPBG obrigado

Publicado:

Boas

Depois de vários anos com aquários de água doce, decidi montar o meu 1º salgado e abro este tópico para ler alguns conselhos e sugestões de membros com alguma experiência neste tipo de aquários.

De momento o que tenho é um aquário de 200Lts (100x40x50), um Overflow Blau 1500 , um Filtro UV de 15w DIY, duas calhas GLO de 1 metro para 4 x T5 39w.

Vou construir uma Sump que terá cerca de 80Lts (80x27x40).

Material a adquirir e aqui espero alguns conselhos:

4 Lâmpadas 39w T5 ----> O que acham? Será o sufuciente para as dimensões do aquário e qual o tipo de lâmpada que aconselham. vai depender do tipo de corais que queiras ter.

Escumador ----> Não tendo ainda uma opinião formada acerca deste acessório, qual seria o mais indicado para este aquário tendo em conta a

relação qualidade/preço, uma vez que os €€€ não abundam muito. aqui tens os deltec ou os bubble magus ve nos classificados custumam aparecer alguns a preços bacanos.

Bombas de circulação ----> Querendo montar duas bombas (uma em cada parte lateral), qual acham que seria o caudal mais indicado tendo em

conta a dimensão do aquário.

coloca as sun sun sao boa em termos de qualidade preço ou entao as tunze. tipo duas 6045 ou uma 6045 e uma 6025 .

Bomba de retorno ----> Tendo em conta a capacidade do overflow (1500l/h) de quanto terá de ser a bomda de retorno para não haver nenhuma

tragédia.

Para já vou ficar por aqui até arranjar este equipamento. Mais tarde virei pedir sugestões para o "recheio".

Tenciono comprar o sal e fazer eu próprio a mistura com água da torneira uma vez que não tenho hipótese de ter água natural.

Obrigado

RPBG

Publicado: (editado)

Boas

Desde já um muito obrigado pelas tuas sugestões.

Quanto à iluminação, bem sei que depende do que pretendo pôr. A minha ideia seria pôr um pouco de todos, se bem que dê mais preferência aos moles e LPS. Assim sendo quais achas serem as mais indicadas

As bombas sun-sun são realmente uma boa 1ª opcão e para início estou inclinado para elas.

Quanto à bomba de retorno qual seria o caudal mais indicado para o overflow apresentado.

Quanto ao escumador estava a pensar comprar novo mas se aparecer uma boa oportunidade irei pensar duas vezes.

Mais uma vez obrigado pelas sugestões.

Abraço

RPBG

Editado por rpbg

4182_4187.png

Publicado:

nesse caso se queres um pouco de tudo começa com as 4x t5 . do genero 2 azuis , uma branca e uma purple.

a litragem da bomba de retorno vais ter de ter em atenção ao escumador tambem. pois nao pode diferir muito porque se nao o que vais ter é simplesmente agua a passar pela sump e nao a escumar.

• 1 mês depois...
Publicado: (editado)

Boas

Ainda não montei o aquário, mas já não falta muito.

A minha duvido agora prende-se com um sistema de osmose.

Estou a pensar em comprar um e gostava que dessem algumas indicações da forma como o sistema trabalha.

Tenho um furo e estava a pensar em utilizar a água para osmose, porém, esta sai com um pouco de areia muito fina, será que o aparelho filtra essa areia. O aparelho utiliza algum tipo de massas filtrantes? Nesse caso de quanto em quanto tempo se devem mudar? Qual a quantidade de água que é inutilizada/aproveitada? O sistema é elétrico?

Estas são algumas das duvidas que gostaria de tirar.

Obrigado

RPBG

Editado por Rui Guilherme

4182_4187.png

Publicado:

Antes de mais bem vindo!

Dito isto, acho que 4 x 39w t5 num aquario 100x40x50 chega perfeitamente para qualquer tipo de corais e tendo em conta que as calhas da Glo quando fixas no aquario ficam bastante perto da água. Quanto à escolha das lâmpadas acho que é um aspecto muito pessoal, se gostamos de mais azul ou uma luz mais natural e de como gostamos de ver os corais.

O escumador é uma peça fundamental para o teu sistema mas, ao contrario do que muitos dizem acho que devemos ponderar bem na escolha em vez de comprar o maior que podermos pagar. Nem sempre maior = melhor.

Em termos de bombas de circulação as sunsun funcionam mas se poderes ir um pouco mais além as 2 tunze 6025 na minha opinião seria um bom começo.

Um equipamento que recomendo vivamente a ponderar logo de inicio ao montar um aquario é uma unidade de osmose inversa de pelo menos 4 estágios sendo o ultimo de dionização para prevenir possíveis problemas de algas, cianobacterias, etc em muito potenciados pela água da companhia em certos locais.

Espero ter ajudado