Meu 1º Reef


Rui Guilherme

Recommended Posts

Boas

 

Depois de vários anos com aquários de água doce, decidi montar o meu 1º salgado e abro este tópico para ler alguns conselhos e sugestões de membros com alguma experiência neste tipo de aquários.

 

De momento o que tenho é um aquário de 200Lts (100x40x50), um Overflow Blau 1500 , um Filtro UV de 15w DIY, duas calhas GLO de 1 metro para 4 x T5 39w.

 

Vou construir uma Sump que terá cerca de 80Lts (80x27x40).

 

Material a adquirir e aqui espero alguns conselhos:

 

4 Lâmpadas 39w T5 ----> O que acham? Será o sufuciente para as dimensões do aquário e qual o tipo de lâmpada que aconselham.

 

Escumador ----> Não tendo ainda uma opinião formada acerca deste acessório, qual seria o mais indicado para este aquário tendo em conta a

relação qualidade/preço, uma vez que os €€€ não abundam muito.

 

Bombas de circulação ----> Querendo montar duas bombas (uma em cada parte lateral), qual acham que seria o caudal mais indicado tendo em

conta a dimensão do aquário.

 

Bomba de retorno ----> Tendo em conta a capacidade do overflow (1500l/h) de quanto terá de ser a bomda de retorno para não haver nenhuma

tragédia.

 

Para já vou ficar por aqui até arranjar este equipamento. Mais tarde virei pedir sugestões para o "recheio".

 

Tenciono comprar o sal e fazer eu próprio a mistura com água da torneira uma vez que não tenho hipótese de ter água natural.

 

Obrigado

RPBG

Editado por rpbg

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Depois de vários anos com aquários de água doce, decidi montar o meu 1º salgado e abro este tópico para ler alguns conselhos e sugestões de membros com alguma experiência neste tipo de aquários.

 

De momento o que tenho é um aquário de 200Lts (100x40x50), um Overflow Blau 1500 , um Filtro UV de 15w DIY, duas calhas GLO de 1 metro para 4 x T5 39w.

 

Vou construir uma Sump que terá cerca de 80Lts (80x27x40).

 

Material a adquirir e aqui espero alguns conselhos:

 

4 Lâmpadas 39w T5 ----> O que acham? Será o sufuciente para as dimensões do aquário e qual o tipo de lâmpada que aconselham. vai depender do tipo de corais que queiras ter.

 

Escumador ----> Não tendo ainda uma opinião formada acerca deste acessório, qual seria o mais indicado para este aquário tendo em conta a

relação qualidade/preço, uma vez que os €€€ não abundam muito. aqui tens os deltec ou os bubble magus ve nos classificados custumam aparecer alguns a preços bacanos.

 

Bombas de circulação ----> Querendo montar duas bombas (uma em cada parte lateral), qual acham que seria o caudal mais indicado tendo em

conta a dimensão do aquário.

 

coloca as sun sun sao boa em termos de qualidade preço ou entao as tunze. tipo duas 6045 ou uma 6045 e uma 6025 .

 

Bomba de retorno ----> Tendo em conta a capacidade do overflow (1500l/h) de quanto terá de ser a bomda de retorno para não haver nenhuma

tragédia.

 

Para já vou ficar por aqui até arranjar este equipamento. Mais tarde virei pedir sugestões para o "recheio".

 

Tenciono comprar o sal e fazer eu próprio a mistura com água da torneira uma vez que não tenho hipótese de ter água natural.

 

Obrigado

RPBG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já um muito obrigado pelas tuas sugestões.

 

Quanto à iluminação, bem sei que depende do que pretendo pôr. A minha ideia seria pôr um pouco de todos, se bem que dê mais preferência aos moles e LPS. Assim sendo quais achas serem as mais indicadas

 

As bombas sun-sun são realmente uma boa 1ª opcão e para início estou inclinado para elas.

 

Quanto à bomba de retorno qual seria o caudal mais indicado para o overflow apresentado.

 

Quanto ao escumador estava a pensar comprar novo mas se aparecer uma boa oportunidade irei pensar duas vezes.

 

Mais uma vez obrigado pelas sugestões.

 

Abraço

RPBG

Editado por rpbg

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nesse caso se queres um pouco de tudo começa com as 4x t5 . do genero 2 azuis , uma branca e uma purple.

 

a litragem da bomba de retorno vais ter de ter em atenção ao escumador tambem. pois nao pode diferir muito porque se nao o que vais ter é simplesmente agua a passar pela sump e nao a escumar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Ainda não montei o aquário, mas já não falta muito.

 

A minha duvido agora prende-se com um sistema de osmose.

 

Estou a pensar em comprar um e gostava que dessem algumas indicações da forma como o sistema trabalha.

 

Tenho um furo e estava a pensar em utilizar a água para osmose, porém, esta sai com um pouco de areia muito fina, será que o aparelho filtra essa areia. O aparelho utiliza algum tipo de massas filtrantes? Nesse caso de quanto em quanto tempo se devem mudar? Qual a quantidade de água que é inutilizada/aproveitada? O sistema é elétrico?

 

Estas são algumas das duvidas que gostaria de tirar.

 

Obrigado

RPBG

Editado por Rui Guilherme

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem vindo!

 

Dito isto, acho que 4 x 39w t5 num aquario 100x40x50 chega perfeitamente para qualquer tipo de corais e tendo em conta que as calhas da Glo quando fixas no aquario ficam bastante perto da água. Quanto à escolha das lâmpadas acho que é um aspecto muito pessoal, se gostamos de mais azul ou uma luz mais natural e de como gostamos de ver os corais.

 

O escumador é uma peça fundamental para o teu sistema mas, ao contrario do que muitos dizem acho que devemos ponderar bem na escolha em vez de comprar o maior que podermos pagar. Nem sempre maior = melhor.

 

Em termos de bombas de circulação as sunsun funcionam mas se poderes ir um pouco mais além as 2 tunze 6025 na minha opinião seria um bom começo.

 

Um equipamento que recomendo vivamente a ponderar logo de inicio ao montar um aquario é uma unidade de osmose inversa de pelo menos 4 estágios sendo o ultimo de dionização para prevenir possíveis problemas de algas, cianobacterias, etc em muito potenciados pela água da companhia em certos locais.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais