ajuda para identificar


nelsonjfa

Recommended Posts

Boa tarde

Descobri no meu aquário algumas bolinhas brancas dentro do que parece ser um saco gelatinoso. Não faço ideia do que possa ser. Não sei se será benéfico ou alguma praga.

Deixo aqui uma foto para ver se me conseguem ajudar a descobrir o que é.

 

Pic_20168_2.jpg

 

Sobre o aquário, este encontra-se no exterior (varanda), 80 L, era onde eu colocava as crias dos guppies, contudo estas acabavam sempre por morrer. Agora tem apenas alguma vegetação, caracois que vinham com as plantas, uma coridora, um limpa vidros, um camarão madeira. A temperatura da água ronda os 25º.

 

Agradeço a ajuda pois já li algumas coisas mas nada se parece identificar com o que tenho no meu aqua.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá nelson

 

Pelo que me parece pois a foto não é muito visivel acho que é um saco de ovos que pertencem aos caracois de agua fria que não sei o nome deles, podes postar uma foto para alguem poder identifica-los?Por isso nao te preocupes podes retirar ou deixar eles nascerem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá nelson

 

Pelo que me parece pois a foto não é muito visivel acho que é um saco de ovos que pertencem aos caracois de agua fria que não sei o nome deles, podes postar uma foto para alguem poder identifica-los?Por isso nao te preocupes podes retirar ou deixar eles nascerem...

 

 

Boas Celso

Os caracois são estes:

Pic_20168_4.jpg

abç

Editado por nelsonjfa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Celso

Os caracois são estes:

Pic_20168_4.jpg

abç

 

 

Ok tinha razão esse saco de ovos pertence ao caracol da 1ª foto, os ovos do segundo caracol sao envolvido numa cápsula dura transparente que torna-se castanha quando chega ao fim da eclosão

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nelsonifa

Esses caracois são (Ampularius australis)não come as plantas

e não são de praga,muito somente passam a praga quando ha muita

comida no fundo do aquário,os Ampularius come folhas de plantas

estragadas,pequenas algas,e como e obvio os restos do comer dos

peixes,e quando ha fartura de comer,eles se muitiplicam,mas quando

ha muitos sempre podes esmagar uns tantos e dár aos peixes,ainda

te quero dizere que as ampularius são uma ajuda preciosa no meio

ambiente do aquário,por isto,eu acho que não deves uzár quimicos

para os matar.

Espero ter-te ajudádo.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

os caracois que se fala como praga, não são assim tão praga como isso e no meu aquário não os vejo a reproduzir como coelhos, nem como caracois... praga.

os que aparecem na foto parecem-se com as Physa fontinalis, que é o que eu tenho e não tenho nenhuma praga deles.

os Planorbarius corneus que são os da segunda foto, esse sim, tenho e reproduzem-se bem.

os ovos são distintos, sendo os ovos da foto da physa.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nelsonifa

Esses caracois são (Ampularius australis)não come as plantas

e não são de praga,muito somente passam a praga quando ha muita

comida no fundo do aquário,os Ampularius come folhas de plantas

estragadas,pequenas algas,e como e obvio os restos do comer dos

peixes,e quando ha fartura de comer,eles se muitiplicam,mas quando

ha muitos sempre podes esmagar uns tantos e dár aos peixes,ainda

te quero dizere que as ampularius são uma ajuda preciosa no meio

ambiente do aquário,por isto,eu acho que não deves uzár quimicos

para os matar.

Espero ter-te ajudádo.

Comp: Álvaro Silva

 

 

Sim, obrigado pela ajuda.

abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

os caracois que se fala como praga, não são assim tão praga como isso e no meu aquário não os vejo a reproduzir como coelhos, nem como caracois... praga.

os que aparecem na foto parecem-se com as Physa fontinalis, que é o que eu tenho e não tenho nenhuma praga deles.

os Planorbarius corneus que são os da segunda foto, esse sim, tenho e reproduzem-se bem.

os ovos são distintos, sendo os ovos da foto da physa.

Boa noite

Também agradeço Robintiago

Na verdade não noto que eles façam estragos nas plantas, como tal não vejo necessidade de os eliminar. Caso a população aumente e chegue a um ponto que se verifique a existência de um número grande de caracois há sempre a possibilidade de retira-los.

O que é certo é que de momento não os vejo como uma ameaça.

Já li algures que a forma mais fácil de os remover é colocar uma folha de alface no aqua numa noite e na manhã seguinte esta estaria lotada de caracóis.

abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais