Recommended Posts

Publicado

Boas

Já muito se falou dos beneficios do uso da água de osmose para a reposição.

De qualquer forma fiquei com uma dúvida:

No meu akua (240 l) a evaporação é muito rápida (+ de 5 litros por dia),como a água de Kalk. só se deve acrescentar gota a gota não é suficiente para fazer face à evaporação, mas se acrescentar água de osmose directamente vou fazer baixar a alcalinidade, o cálcio e consequentemente

o PH, por outro lado se aumentar o nº de gotas da água de Kalk. provoco

um efeito semelhante.

Como resolver esta situação?

Alguem consegue esclarecer ou sugerir alguma coisa?

Obrigado

Figueiredo

A persistência é o caminho do exito

Publicado:

Uma gonta por segundo não chega para fazer face á evaporação? Até deve dar para fazer mais rápido mas...

Tu tens osmoregulador ou doseador de soro?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Publicado:

Olá

creio que outra abordagem válida seria diminuir a evaporação da água. Tens sump? iluminada? com ou sem tampa? seria viável colocar vidro a tapar o aquário principal fazendo o vapor condensar para dentro da sump?

NL

Publicado:
como a água de Kalk. só se deve acrescentar gota a gota não é suficiente para fazer face à evaporação, mas se acrescentar água de osmose directamente vou fazer baixar a alcalinidade, o cálcio e consequentemente  

o PH, por outro lado se aumentar o nº de gotas da água de Kalk. provoco  

um efeito semelhante.

Olá Figueiredo. Aqui ficam algumas opiniões:

1º a kalkwasser deve ser acrescentada gota-a-gota numa zona de fluxo elevado de água e a um ritmo maior maior ou menor dependendo do pH do aquário. Desde que vás monitorizando o pH e, por questões de precaução, não o deixares chegar a 8,40, podes aumentar o ritmo das gotas.

2º Acrescentar água de osmose directamente não vai provocar qualquer impacto no cálcio e na alcalinidade. O que poderá acontecer é uma ligeira descida do pH se o pH da água de osmose for muito baixo.

Eu tenho dois sistemas paralelos de reposição de água evaporada (ambos iniciam-se no depósito de água de osmose): um sistema gota-a-gota que passa por um reactor de kalkwasser e o sistema de osmoregulador da Tunze (bomba directamente no depósito de água de osmose). Quando a gota-a-gota não é o suficiente, o osmoregulador repõe com água de osmose.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria