figueiredo Publicado Fevereiro 9, 2005 Publicado Fevereiro 9, 2005 Boas Já muito se falou dos beneficios do uso da água de osmose para a reposição. De qualquer forma fiquei com uma dúvida: No meu akua (240 l) a evaporação é muito rápida (+ de 5 litros por dia),como a água de Kalk. só se deve acrescentar gota a gota não é suficiente para fazer face à evaporação, mas se acrescentar água de osmose directamente vou fazer baixar a alcalinidade, o cálcio e consequentemente o PH, por outro lado se aumentar o nº de gotas da água de Kalk. provoco um efeito semelhante. Como resolver esta situação? Alguem consegue esclarecer ou sugerir alguma coisa? Obrigado Figueiredo A persistência é o caminho do exito
André Filipe Publicado: Fevereiro 9, 2005 Publicado: Fevereiro 9, 2005 Uma gonta por segundo não chega para fazer face á evaporação? Até deve dar para fazer mais rápido mas... Tu tens osmoregulador ou doseador de soro? Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN
figueiredo Publicado: Fevereiro 9, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2005 tenho doseador de soro A persistência é o caminho do exito
nplima Publicado: Fevereiro 9, 2005 Publicado: Fevereiro 9, 2005 Olá creio que outra abordagem válida seria diminuir a evaporação da água. Tens sump? iluminada? com ou sem tampa? seria viável colocar vidro a tapar o aquário principal fazendo o vapor condensar para dentro da sump? NL
figueiredo Publicado: Fevereiro 9, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2005 Sim tenho sump aberta e iluminada e o aquário aberto. Figueiredo A persistência é o caminho do exito
João Cotter Publicado: Fevereiro 11, 2005 Publicado: Fevereiro 11, 2005 como a água de Kalk. só se deve acrescentar gota a gota não é suficiente para fazer face à evaporação, mas se acrescentar água de osmose directamente vou fazer baixar a alcalinidade, o cálcio e consequentemente o PH, por outro lado se aumentar o nº de gotas da água de Kalk. provoco um efeito semelhante. Olá Figueiredo. Aqui ficam algumas opiniões: 1º a kalkwasser deve ser acrescentada gota-a-gota numa zona de fluxo elevado de água e a um ritmo maior maior ou menor dependendo do pH do aquário. Desde que vás monitorizando o pH e, por questões de precaução, não o deixares chegar a 8,40, podes aumentar o ritmo das gotas. 2º Acrescentar água de osmose directamente não vai provocar qualquer impacto no cálcio e na alcalinidade. O que poderá acontecer é uma ligeira descida do pH se o pH da água de osmose for muito baixo. Eu tenho dois sistemas paralelos de reposição de água evaporada (ambos iniciam-se no depósito de água de osmose): um sistema gota-a-gota que passa por um reactor de kalkwasser e o sistema de osmoregulador da Tunze (bomba directamente no depósito de água de osmose). Quando a gota-a-gota não é o suficiente, o osmoregulador repõe com água de osmose. João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Recommended Posts