Plantado 350 L - 2ª Actualização


Diogo Paulo

Recommended Posts

  • Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

Venho aqui pedir a vossa ajuda.

Fiz um update no equipamento de Co2 à 2 dias

Foi oferecido um redutor da TMC com 2 manómetros + válvula solenoide com norma din 477 para o meu extintor.

Instalei-o com facilidade e ficou a funcionar logo à primeira, até aqui impecável.

Só que hoje deparei-me com um problema, tenho o manómetro da pressão de saída a oscilar entre os 2 bar e os 2.5 e quando desligo a válvula solenoide, ela não fecha completamente e deixa passar uma quantidade mínima de Co2.

O Extintor é o mesmo das fotos.

Será defeito?

 

Cumps

Editado por Diogo Paulo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá para mim a solenoide está ligada ao contrário.. isso também já me aconteceu... experimenta ver se ligaste bem a solenoide na indicação das -> em direcção ao conta bolhas e ao difusor.

 

Abraço ;)

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Trago mais umas perguntitas para vocês se entreterem!

Vou começar a fertilização liquida.

Tenho o Fase1 ( Ferro+Micros) e Fase2 (Macros). Falta-me o K40 (potássio).

Hoje fui todo contente tentar comprá-lo. Quando vi o preço, até me arrepiei todo (36€). :ohmy:

Lá fui de novo para casa com as mãos a abanar. :confused4:

Será que posso substituir o K40 da elos por um outro de outra marca tipo da seachem.

O plano da elos é o seguinte:

 

Fase1: Segunda, Quarta, Sexta e Domingo

Fase2: Terça, Quinta, Sábado

K40: Segunda, Quarta, Sexta e Domingo

 

A minha Ideia era mesmo trocar o K40 pelo Potássio da Seachem, com as doses recomendadas da respectiva marca.

O que acham?

 

Aguardo Resposta

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ouve peritos que fizeram a análise como o FAAO fica aqui o que ele acha:

 

 

 

Fertilizantes e análise de custos ' ELOS EXPERT LINE

 

 

Quando se fala em ELOS, associa-se imediatamente a palavra “caro”. Fiz algumas contas a quanto gasto (€) de fertilizante no aquário de 60lt e afinal, de caro não tem nada… Aliás, é a mais barata tendo em conta a relação qualidade vs durabilidade vs preço, de todas as marcas que usei até ao momento!

 

FASE1 (Ferro quelatado) vs Fertilizante marca X (Ferro)

 

As pessoas hoje em dia não analisam os custos a médio e longo prazo, mas sim, ao custo imediato. Obviamente que se existir um produto a custar 9€ é bem mais barato que gastar >19€ em qualquer produto da linha expert. No entanto, os produtos bem como a durabilidade têm pouca comparação possível. Entendo que seja mais acessível comprar 2 garrafas de fertilizante de 250ml por 18€ do que comprar um único produto por 19,63€ (Fase1) que contém apenas 100ml.

Na realidade, ficamos com 500ml de fertilizante "X” contra 100ml de Fase1 (por exemplo), o que a nível de marketing é fantástico, mas na prática as coisas são bem diferentes!

 

Então vejamos:

Como os fertilizantes da marca “X” são bastante diluídos, logo o grau de concentração é muito mais baixo do que os da ELOS Linha Expert. Para tratarmos a mesma quantidade de água usamos uma escala de 10:1 ou 20:1, o que faz com que se gaste bastante fertilizante.

Comparar 10ml ou 20ml de fertilizante com 1ml é muito, vamos a contas.

 

500ml marca X = 500ml / 10 = 50 aplicações

100ml ELOS Fase1 = 100ml / 1ml = 100 aplicações

 

Resumindo, com o preço de 500ml da marca “X” comprava o Fase1 de 100ml e mesmo assim durava-me o dobro do tempo e de aplicações.

Sendo assim o produto da marca “X” que até custava menos e tinha um preço mais apelativo a nível comercial, ficava-me por 36€ (comparando as mesmas aplicações) em vez de gastar apenas 19,63 por um simples frasco de fertilizante…

 

 

FASE2 (Micro e Macro elementos) vs Fertilizantes com componentes em separado (Micro + PO4 + NO3)

 

Neste caso ainda se nota maior diferença de preço! Um ELOS Fase2 de 100ml custa 28,06€ contra valores muito mais baixos de outras marcas…

Usando uma média de valores de 8€ para as outras marcas, parece que as coisas aqui vão ser mais renhidas, mas serão?

 

Vamos a contas:

2x 250ml 8€ unidade de PO4 = 16€

2x 250ml 8€ unidade de NO3 = 16€

2x 250ml 8€ unidade de Micros = 16€

Total para 500ml de Macro Nutrientes: 48€

 

ELOS Fase2 100ml = 28,06€

 

Aplicações de fertilizante:

Fase2 100ml = 100ml / 1ml = 100 aplicações

500ml PO4 = 500ml / 10ml = 50 aplicações

500ml NO3 = 500ml / 5ml = 100 aplicações

500ml Micros = 500ml / 5ml = 100 aplicações

 

Resumindo, os outros fertilizante (Micros + PO4 + NO3) para acompanhar o Fase2, necessitava de gastar 64€ contra 28,06€… E nem vou falar na possibilidade que pode muito bem acontecer, de ter a necessidade de fertilizar 2 ou 3 vezes por semana com os outros fertilizantes (PO4 + NO3) devido á sua falta de concentração! Tive casos em que necessitava de fertilizar diariamente com eles porque no dia seguinte já tinha valores muito próximo do zero…

Como os fertilizantes de ELOS são de libertação lenta, os nutrientes ficam disponíveis na água horas depois de ser aplicados, o que permite haver nutrientes desde o momento que é aplicado até serem consumidos totalmente; ao final da semana e antes da mudança de água parcial ainda tinha PO4 a valores de 0,5ppm!

 

Deixo-vos os custos que tenho com os fertilizantes no meu aquário de 60lt:

 

Custos-Fertilizantes-Expertline.jpg

 

Valores usados para obter as contas acima:

 

Fase1 = 19,63€ / 100ml x 8 aplicações/mês x 0,5ml dose = 0,79€

Fase2 = 28,06€ / 100ml x 8 aplicações/mês x 0,5ml dose = 1,12€

K40 = 37,14€ / 100ml x 4 aplicações/mês x 0,5ml dose = 0,74€

 

* 8 aplicações = 2 aplicações semanais

 

Será assim tão caro?

Se calhar não é… Acho que está na altura de começarem a fazer algumas contas!

 

Espero que ele tenha ajudado...

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Aqui fica uma actualização com fotos do aqua.

As principais alterações foi a troca dos fertilizantes da elos pelos da ADA, a introdução de um casal de rams e de cuba.

Até agora penso que o aqua tem evoluído bem, sem algas.

Os rams são muito bonitos, qualidade 5 *. Encomendei na crystalred e chegaram na terça feira passada.

Estava à espera de rams maiores mas estes, apesar de pouco mais pequenos, demonstram umas cores fantásticas.

Por incrível que pareça, hoje a femea já demonstra o ovopositor e já estão a construir uma cova no substrato para a desova.

Com sorte ainda desovam hoje!

A cuba, veio directamente da Tropica e chegou hoje, foram ao todo 11 vasos, custaram-me 30€ + portes.

Aqui deixo umas fotos:

 

A chegada dos rams:

 

img3409q.jpg

 

img3410qc.jpg

 

A chegada das Plantas:

 

img3411w.jpg

 

img3412y.jpg

 

Os Rams:

 

Macho

 

img3419f.jpg

 

A femea

 

img3426i.jpg

 

O "ninho"

Nesta foto dá para ver um pouco da cor que eles demonstram

img3418g.jpg

 

A cuba:

 

img3434ib.jpg

 

img3435g.jpg

 

Geral

 

img3428u.jpg

 

Comentem!!!!!!

Editado por Diogo Paulo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, essa cuba é um espectáculo.

 

Boa aquisição. Agora é esperar que o tapete se forme, com certeza que irá ficar espectacular.

 

Estou a seguir atentamente.

 

Vai actualizando.

 

 

 

Cumps

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom adorei, o preço pela cuba foi 5 estrelas. Não encontro o site da Tropica podes posta-lo aqui sff?

Abraço

warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás com sorte, os que me enviaram para mim ou são mais pequenos ou então é da foto que retiraste, porque os meus são mais pequenos mas são lindos!

 

Depois irei meter fotos dos meus no meu tópico, que tamanho têm +/- os rams ?

 

As cores deles foi o que mais me espantou.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O macho deve ter 4,5 cm e a femea 4 cm.

Não eram o tamanho que eu esperava.

Queria daqueles rams que parecem umas autenticas besta com mais de 5cm. Tens um exemplo na primeira pagina deste tópico

É o que eu digo, são pequenos mas belos, dos rams mais bonitos que eu já estive.

É pena não ter uma máquina pois nas minhas fotos não dá para ver lá muito bem as cores que eles demonstram....

Mas que são bonitos, lá isso são.

Quanto ao site das plantas, vou enviá-lo por Mp antes que me bloqueiem a conta já que tenho acesso limitado...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

ja vi que sempre optaste pelos rams da crystalred,

provavelmente foi uma boa escolha, falas te em rams tipo besta, passa no meu topico e ve principalmente o ram macho que esta no meu aquario de 80L,

o de 120L tambem tem prai 6cm mas o outro abusa, dou lhe no minimo uns 8cm.

 

quanto ao aquario,

produtos, nao sei se ha melhor,

layout, bastante bom, agora falta evoluçao,

quanto aos ramirezis, como ja disse sao realmente bonitos, mas coloca mais fotos,

 

cumprimentos!

 

p.s: vou dar uma remodelaçaozinha no meu aquario plantado o de 120L, o de 80L é mais pa eles criarem. vou activar o meu pequeno de 20L para albergar os alevins, ja lhes dei prai 10 posturas e os alevins nunca sobreviveram com os pais,

dou te ja a sugestao de que se quiseres criar os alevins, nos primeiros ovos, ai as 3 4 posturas iniciais deixa os estar, a partir dai se quizeres criar os alevins separa-os.

os meus 2 aquarios, plantados.

120L com ramirezis

80L com especie a decidir brevemente devido a remodelaçao.

http://www.aquariofi...howtopic=183821

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vi agora que so tens os rams no aquario,

podes ter tambem,

aconselho por exemplo corydoras e otocinclus,

nao interferem em nada com as posturas dos ramirezis, falo por experiencia, e sempre ajudam na limpeza do aquario e o mesmo nao fica tao "vazio"

 

cumps

os meus 2 aquarios, plantados.

120L com ramirezis

80L com especie a decidir brevemente devido a remodelaçao.

http://www.aquariofi...howtopic=183821

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom aspecto o aquário... Quando as plantas crescerem todas, vais ficar com um plantado de fazer inveja ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pelas vossas respostas.

Quanto ao redutor, depois de ter o levado à loja, eu e o dono concluímos que era um defeito e foi accionada a garantia.

De facto, o dono avisou-me que estes redutores não eram compatíveis com extintores.

Resolvi assim comprar uma botija com torneira tipo as da aquaristic e agora já está tudo a funcionar correctamente.

Quanto aos rams, vamos ver se a postura vinga.

Estou com esperança, pois os rams estão praticamente sozinhos no aqua...

Aqui deixo um video da postura feita ontem à noite:

 

http://www.youtube.com/watch?v=mRt8FTlajE0

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

se a postura nao passar dos ovos, nao desanimes porque no inicio é complicado os meus so apareceram alevins prai na 3 postura,

mas os meus tambem começaram mais pequenos penso eu.

quanto ao teu aquario tens um layout muito bom, e o material ja referi que é do melhor!

nao sei se estas interessado no entanto vou te deixar uma sugestao a qual podes ver se é viavel para ti ou nao,

nao fazendo nenhum tipo de publicidade pois nao ganho nada com isso falando apenas com a minha experiencia,

os fertilizantes da easylife tambem sao muito bons, eu apenas com co2 caseira e fertilizante easycarbo e potassio da easylife tenho grande crescimento nas plantas, e no entanto apenas fertiliza 1 vez por semana com cerca de 3ml de um e 5ml de outro, e as plantas apresentam cor verde bem viva e saudavel!

nao se mas pode ser uma opçao que te fique mais barata e talvez com uma qualidade equiparada.

vai actualizando,

cumprimentos

os meus 2 aquarios, plantados.

120L com ramirezis

80L com especie a decidir brevemente devido a remodelaçao.

http://www.aquariofi...howtopic=183821

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Claudio.

Quanto à postura, infelizmente os pais comeram os ovos, como era de esperar..

Quanto aos fertilizantes, ainda estou a estudar uma solução, talvez caseira, não sei.

Também me falaram dos fertilizantes da seachem...

Alguém tem experiência com estes?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Claudio.

Quanto à postura, infelizmente os pais comeram os ovos, como era de esperar..

Quanto aos fertilizantes, ainda estou a estudar uma solução, talvez caseira, não sei.

Também me falaram dos fertilizantes da seachem...

Alguém tem experiência com estes?

 

Cumps

Boas,

Eu uso fertilizantes da seachem e estou muito satisteito, se quiseres podes dar uma vista de olhos:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171435

 

Faço a seguinte fertilização, para 220l :

-Flourish da seachem 1 tampa 1x semana:

-Flourish excel da seachem 1 tampa 1x semana:

-Potássio Diy 2 tampas 1x semana:

 

Cumpr.

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.