Peixes de agua doce, fria, de rua


Recommended Posts

Boas,

Sou novo, cá, mas pelo que ja vi e li, isto parece bem interessante (: desde ja parabéns pelo forum.

Bem. Eu tenho um lago, com alguns peixes, de lagos que usam pra regar na agricultura.

um dia, estavam a regar e reparei que saiam peixes dum lago, e nao pensei duas vezes em apanha-los..

Decidi construir o meu propio lago,( mas nao pra rega ) ja que os tinha num aquario de aprox. 100L e eram muitos.

Depois de contrui-lo fiquei curioso pra saber que especie sao pois, estes peixes nao foram comprados, e viviam consuante o clima, do esterior. numa agua bem suja, verde, turva.

Dos peixes que apanhei apenas os que conheço, sao guppys, os maiores nao sei :s

e até agora têm-se dado bem. se sairam da mesma lagoa, penso que pela logica dar-se-iam sempre bem o.o

 

pelo que ja pesquisei. o mais me parecem sao os Carassius Carassius

mas existe uns vermelhos, outros laranja, e outros, com barbatanas maiores...

 

 

Conseguem-me ajudar como conseguiram eles escapar a morte sem comida?

que nomes têm?

que comida tenho de os dar, sendo propria pra eles?

que cuidados devo ter?

Acham que a lagoa tem bom tamanho?

 

 

 

 

Peço desculpa pela a qualidade das fotos, eu sei que estão más, mas nao há outras :s

imagem0137.jpg

By ivorod at 2011-09-12

 

imagem0136g.jpg

By ivorod at 2011-09-12

 

imagem0146.jpg

By ivorod at 2011-09-12

 

imagem0144ru.jpg

By ivorod at 2011-09-12

Editado por Ivorod
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tarde vizinho :)

 

eu nao percebo quase nada de lagos, mas não podia ler sem comentar nada, uma vez que é muito raro ler alguem aqui da madeira :)

 

dizes que esses peixes vieram de um poço de rega, ora como imaginas ninguem alimenta peixes num poço, eles alimentam-se sozinhos das algas e insectos que caem na agua, por isso eu não me preocupava muito nessa area, mas podes ir a loja de animais do anadia, eles la tem alimentos para esses peixes de lago.

 

dizes que tens guppys? ora verifica se as caudas tem cores ou se não, porque acho que o que tens ai sao gambuzias, são muito parecidos aos guppys.

 

não sei se construiste o lago com filtro, ora isso é que eu acho muito importante.

 

agora alguem que perceba realmente de lagos que de uma ajuda, pq provavelmente so disse asneiras :)

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!! ah, um madeirense. isso é bom xp

pois, ja fui a tres lojas pelo menos e nas tres todos diziam-me coisas diferentes, mostravam-me comidas diferentes, por isso fiquem na duvida o.o

 

estive a pesquisar, e sim, realmente parecem (G a m b u s i a s) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal, obrigado!

nao sei , se estás a par, mas em machico, num forte, ao pé do forum de machico, tem la um laguinho, e queria uns peixinhos desses, e esses sim, sei que sao guppys, pois os machos pelo menos sao bem lindos, parecem os de agua tratada, e conheço quem os tem. as femeas é que na generalidade, sao simples.

achas que se dariam bem?

visto que la a agua tbm nao é aquecida. penso que aguentariam (:

 

quanto ao poço, nao tem nada, apenas agua, um gruta e pedras caso queiram-se esconder.

como nas lagoas tbm nao tinha nada disso pensava que nao seria necessario

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Percebo quando dizes que os peixes vieram dum sitio onde não havia filtros, o filtro de onde eles vieram era a propria rega, sai agua velha e entra agua nova da levada.

As lagoas tem ecosistema ja estabelecido, onde as plantas desempenham o papel de filtro.

agora eles estao num sitio onde a agua não é mudada e a amonia vai acabar por subir causando a morte aos peixes.

devias de pesquizar aqui no forum como fazer um filtro para lagos.

 

não conheco esse lago em machico, mas nunca vi guppys a viver ao ar livre :) mas tendo em conta a temperatura da agua da madeira ate diria que nao é nada impossivel, mas juntar aos teus peixes não me parece viavel.

 

comida procura algo do genero disto comida

 

mas volto a dizer que de lagos nao percebo muito

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que vi são todo peixes vermelhos, os mais escuros são os que mais se aproximam da variante selvagem, mas é tudo peixes vermelhos, não me acredito que estejam ai carpas mas pelas fotos é dificil de distinguir

 

Sim, sao selvagens quase de certeza.

peço desculpa pela má qualidade. mas carpas pelo que conheço, nao sao (:

mas obrigado (:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Percebo quando dizes que os peixes vieram dum sitio onde não havia filtros, o filtro de onde eles vieram era a propria rega, sai agua velha e entra agua nova da levada.

As lagoas tem ecosistema ja estabelecido, onde as plantas desempenham o papel de filtro.

agora eles estao num sitio onde a agua não é mudada e a amonia vai acabar por subir causando a morte aos peixes.

devias de pesquizar aqui no forum como fazer um filtro para lagos.

 

não conheco esse lago em machico, mas nunca vi guppys a viver ao ar livre :) mas tendo em conta a temperatura da agua da madeira ate diria que nao é nada impossivel, mas juntar aos teus peixes não me parece viavel.

 

comida procura algo do genero disto comida

 

mas volto a dizer que de lagos nao percebo muito

 

cumprimentos

 

 

 

Sim, obrigado, irei dar uma boa olhadela!

 

é por volta de um forte, antigo, que agora está apenas por turismo, perto da praia de calhau.

a lagoa, é comprida, mas nao funda, o que deve fazer com que agua aqueça, penso :o

 

pois, apenas no odinot,propuseram essa comida, estranho, entao, heide faze-lo, obrigado, mais uma vez.

já, agora, Sabe,por que razão os peixes que tenho incham?(pergunta parva) pode ser dos ovos, mas é que os meus quando ficam inchados, normalmente, um tempo depois morrem, ( aconteceu-me a 6..)

já agora, eu deitei um pouco de lemma menor, e os peixes comeram, fará isso mal?

Editado por Ivorod
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol.a lenna minor comeram-na da fome :P

Podes dar dar comida de goldfish (peixe vermelho) em farelo ou granulado de até 3mm ,maior que isto é dificil de eles engolirem, basicamente qualquer comida(marca) para peixes de agua fria. O cometa que tens ai de cauda longa deve-te valer uns 10 ou 15 € numa loja de animais, de qualquer maneira parecem ser ainda jovens, muitos dos pretos mudam para laranja entre o 1º e o 2º ano de vida (experiência própria a cria-los)como até é visível nas fotos ,alguns estão a meio dessa mudança de cor,só já tendo o dorso escuro.

 

Qual é a profundidade do teu lago? meio metro?

 

aconselhava-te a arranjar(comprar ou fazer)um filtro para manter a agua a circular e ajudar a limpar a agua, num lago desse tamanho nunca atinges um ecossistema equilibrado que te mantenha a saúde dos peixes e da agua.

 

É bastante fácil fazer um filtro,caso não queiras gastar dinheiro, com um pote de plástico e uma bomba de agua,para esse lago entre 800 a 1000l/h,e algumas matérias filtrantes tal como gravilha ou leca . basta procura aqui no forum por Filtro Caseiro. o pote cheio de gravilha, e agua a entrar por cima e sair por baixo,é o mais simples. depois é adaptar a tua cituação

 

O facto dos peixes incharem e morrerem,normalmente é hidropsia, uma doença que muitas das vezes é provocada por má qualidade da agua(bacterias). podes ler mais aqui:

 

Se te estão muito a morrer com esse mal trata o mais rápido possível de instalar um filtro.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol.a lenna minor comeram-na da fome :P

Podes dar dar comida de goldfish (peixe vermelho) em farelo ou granulado de até 3mm ,maior que isto é dificil de eles engolirem, basicamente qualquer comida(marca) para peixes de agua fria. O cometa que tens ai de cauda longa deve-te valer uns 10 ou 15 € numa loja de animais, de qualquer maneira parecem ser ainda jovens, muitos dos pretos mudam para laranja entre o 1º e o 2º ano de vida (experiência própria a cria-los)como até é visível nas fotos ,alguns estão a meio dessa mudança de cor,só já tendo o dorso escuro.

 

Qual é a profundidade do teu lago? meio metro?

 

aconselhava-te a arranjar(comprar ou fazer)um filtro para manter a agua a circular e ajudar a limpar a agua, num lago desse tamanho nunca atinges um ecossistema equilibrado que te mantenha a saúde dos peixes e da agua.

 

É bastante fácil fazer um filtro,caso não queiras gastar dinheiro, com um pote de plástico e uma bomba de agua,para esse lago entre 800 a 1000l/h,e algumas matérias filtrantes tal como gravilha ou leca . basta procura aqui no forum por Filtro Caseiro. o pote cheio de gravilha, e agua a entrar por cima e sair por baixo,é o mais simples. depois é adaptar a tua cituação

 

O facto dos peixes incharem e morrerem,normalmente é hidropsia, uma doença que muitas das vezes é provocada por má qualidade da agua(bacterias). podes ler mais aqui:

 

Se te estão muito a morrer com esse mal trata o mais rápido possível de instalar um filtro.

 

Boas, desde jaá obrigado.

Pois realmente tenho de ter um filtro.

tem cerca de 80cm de profundidade.

entao devo mudar a agua rapidamente, mas tenho uma pequena duvida, se eu deitar agua canalizada, preciso de deitar anti-cloro certo?

ou posso arranjar uma melhor agua de outra forma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente preocupa-me mais o choque térmico da agua nova,do que do cloro. Por exemplo se a agua esta a 27ºC e colocas agua a 20ºc nos peixes assim de repente ,o mais certo é morrerem com o choque térmico. para mim o cloro é relevante ,até porque evapora.

 

se tiveres um poço ou alguma fonte natural melhor ainda. Tem só atenção a temperatura,para que não seja muito diferente. aconselho-te a não mudar a agua toda de uma só vez. é preferível mudar metade por semana ou 2 em 2

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente preocupa-me mais o choque térmico da agua nova,do que do cloro. Por exemplo se a agua esta a 27ºC e colocas agua a 20ºc nos peixes assim de repente ,o mais certo é morrerem com o choque térmico. para mim o cloro é relevante ,até porque evapora.

 

se tiveres um poço ou alguma fonte natural melhor ainda. Tem só atenção a temperatura,para que não seja muito diferente. aconselho-te a não mudar a agua toda de uma só vez. é preferível mudar metade por semana ou 2 em 2

 

 

sim, eu sei que nunca se deve mudar a agua toda.

terei esse cuidado, obrigado (:

agradeço a atençao (:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Embora não tenha lagos,como também sou da Madeira e sei que as pessoas ás vezes têm destes peixes em lagos e poços,

muitas vezes sem saberem, deves seguir o conselho do membro tmaster se quiseres manter esses peixes vivos!

O que muita gente faz é deitar comida,mas não fazem as mudanças de agua necessárias e os peixes acabam por morrer devido ao elevados níveis de amónia,

depois não sabem pk os peixes morrem!Não sei se conheces mas há dias fui a passeio a pé na Levada do Rabaçal e é incrível a quantidade de peixes que vês

passar na levada e no fim desse percurso que vai dar a um ribeiro!

Em Machico também já vi o referido lago com peixes e conheço quem já foi lá buscar peixes!Pelo que ouvi dizer já houve pessoal que para não deitar os peixes

fora deitaram lá e eles prosperaram!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ola. Mtos parabens ao forum. Eu tb sou iniciado em materia de aquarios e novo neste forum. Em relacao a duvida da especie desses peixes, ja me dixeram k sao cometas. eu tb custumo ir ao poço pesca-los. Quanto à comida eu uso simplesmente comida de peixe de lago. Normalmente são granulados ou canelados. eu vario smpre de raçao de forma a manter uma alimentacao + equilibrada. Se alguem tiver interessado em adquirir desses peixes mandem-me uma msg ou liguem-me 968202252.

Editado por Lino Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais