Discu perde a cor


Adao Costa

Recommended Posts

Boas.

Tenho no meu aquário 3 discus ( o ultimo foi intruduzido á 3 dias )e o mais antigo no aquário de sexta para hoje ficou com um comportamento muito estranho.

Ficou escuro, perdeu a cor azul que tinha e fica encostado num canto do aquária meio de lado. Este era o discu mais ativo e dominante.

O ph está nos 6,8 e nitritos a zero.

A aqua tem 180 l.

De vez em quando o discu que comprei recentemente roça-se nas plantas por isso penso que o problema seja algum fungo e estava a pensar fazer um tratamento com Sera mycopur.

Agradecia comentários de alguem que me possa ajudar pois não tenho muita esperiência com peixes.

Cumprimentos

Adão Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tenho no meu aquário 3 discus ( o ultimo foi intruduzido á 3 dias )e o mais antigo no aquário de sexta para hoje ficou com um comportamento muito estranho.

Ficou escuro, perdeu a cor azul que tinha e fica encostado num canto do aquária meio de lado. Este era o discu mais ativo e dominante.

O ph está nos 6,8 e nitritos a zero.

A aqua tem 180 l.

De vez em quando o discu que comprei recentemente roça-se nas plantas por isso penso que o problema seja algum fungo e estava a pensar fazer um tratamento com Sera mycopur.

Agradecia comentários de alguem que me possa ajudar pois não tenho muita esperiência com peixes.

Cumprimentos

Boas, podes colocar umas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podemos tentar aumentar a quantidade do cardume, pois poucos indivíduos pode provocar stress,de que cor são as fezes do discu?

Boas

Isso é um problema pois tambem tenho 3 escalares adultos e a aquario é só de 180l.

As fezes até sexta estavam normais, ontem e hoje foi a minha namorada que os alimentou pois eu estive fora.

O estranho é que este discu era o mais ativo e neste momento está a nadar de lado no topo do aquário.

Cumprimentos

Adão Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que temperatura manteis os discus e que tipo de filtragem tens

Olá.

A água está a 28graus e o filtro é interno da juwel ( modelo do aquario é o Juwel rio 180l).

Faço tpa semanalmente de 20%

Cumprimentos

Adão Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer o tratamento com medicamento da sera ,se o peixa se esta coçar parasitas externos podes também usar esha2000 em conjunto com eshaexit e sal grosso

Tenho algum receio em usar sal pois tenho 4 coridoras e um peixe fantasma ou faca (Apteronotus)e acho que são sensiveis ao sal.

Cumprimentos

Adão Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa filtragem não vai dar conta do recado ou fazes mais tps ou investes mais um filtro externo,tens um aquario hospital separa já o discu para la.ter discus e escalares num aquario dessa litragem acho que e curto demais

Editado por hugo madalena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa filtragem não vai dar conta do recado ou fazes mais tps ou investes mais um filtro externo,tens um aquario hospital separa já o discu para la.ter discus e escalares num aquario dessa litragem acho que e curto demais

 

Pois eu sei mas o objetivo é mais tarde trocar para um bem maior.

O problema é que eu não tenho mais nenhum aquario para fazer de aqua hospital

Adão Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se o discus se coça nas rocas ou plantas é o nivel de nitratos e nitritos elevado! Tens o testes de gotas?

Esse filtro troca imediatamente, pouca filtragem, esses TPA que fazes, quantas horas de repouso tem essa agua? adicionas alguma coisa a agua nova?

Se ele ta escuro indica claramente problemas, de lado? olha para a pele e ve se tem alteraçoes, fungos, oomodium, ictio, barbatanas coladas ou rasgadas, se for parasitas internos manifestam nas fezes ou barriga enchada.

a temperatura para discus com problemas mais de 28, poem para 30, e tratamentos num aqua hospital a 32 conforme o medicamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se o discus se coça nas rocas ou plantas é o nivel de nitratos e nitritos elevado! Tens o testes de gotas?

Esse filtro troca imediatamente, pouca filtragem, esses TPA que fazes, quantas horas de repouso tem essa agua? adicionas alguma coisa a agua nova?

Se ele ta escuro indica claramente problemas, de lado? olha para a pele e ve se tem alteraçoes, fungos, oomodium, ictio, barbatanas coladas ou rasgadas, se for parasitas internos manifestam nas fezes ou barriga enchada.

a temperatura para discus com problemas mais de 28, poem para 30, e tratamentos num aqua hospital a 32 conforme o medicamento.

Boas.

Eu uso as tiras da Prodac

no3 - 10

no2 - 0

gh - 4ºd

h - 3ºd

ph - 6.8

cl2 - 0.8

Isto é o ultimo resultado das tiras feito ~há poucas horas.

Nos tpas uso um termometro para que a água seja da mesma temperatura a que está no aquário e uso o acondicionador da sera Aquatan e vai logo para dentro do aquário.

Se fosse algum problema com os parametros da água os outros peixes não estariam iguais?

Desculpa a minha ignorância mas tenho pouca experiência com peixes.

Editado por Adao Costa

Adão Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos deviam estar a 0. Faz TPAs de 20% diárias, tenta perturbar pouco os peixes no processo, com água pré aquecida, sem cloro (descansar durante 24h).

 

Aumenta a temperatura para 30º, está atento aos sintomas dos peixes. Se se coçarem pode ser, como já te foi dito, fungos, parasitas exteriores ou oodinium. Uma foto ajuda sempre...

 

Tens o aquário sobrepopulado, 3 discus, 3 escalares, mais um faca é peixe a mais para um aquário tão pequeno. A continuar com esse setup vais ter que fazer escolhas relativamente aos teus peixes, ou a natureza encarregar-se-à de as fazer por ti...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu nao te posso ajudar muito em relaçao a esse discu,mas esta com problemas como ja foi dito.

quanto a teres o aqua sobrepopulado,nao tens que te preocupar com isso agora.

nao é por isso que o discu esta assim.talvez seja por filtragem a menos,isso sim.

faz mais tpas conforme te disseram,isso deve ajudar.

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

esse novo discu fizeste quarantena?

Normalmente quando intrudozimos novos peixes apareçe disturbios, parasitas, com quarentena o animal vai para o comunitario sempre mais seguro, a temperaura minima para min é 30, ninguem sabe tudo mas o pouco que se sabe pode ser muito em certas ocasioes :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas novamente.

quanto a temperatura eu mantenho os meus sempre a volta dos 28 graus,se mantiver a temperatura a 30 e caso apareça ictio ou outra doença que seja preciso combater com aumento da temperatura nao ha muito a fazer,penso eu.

por isso tenho sempre nos 28 graus e pelo que vejo é suficiente.

ja reparaste se esse novo discu nao anda atras do outro?se anda a ataca-lo?o escurecimento tambem pode ser sinal de stress.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos por me tentarem ajudar mas o discu morreu.

Começei ontem o tratameno com mycopur da sera pois acho que é o indicado para os parsitas/fungos da pele e hoje quando saí para trabalhar ele parecia melhor. Pelo menos já estava a nadar no meio do aquário mas quando cheguei do trabalho estava morto.

Apenas acho estranho pois até sexta não mostrava indiios de qualquer doença e era o mais activo do aqua e de repente morre.

Cumprimentos

Editado por Adao Costa

Adão Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois,realmente é estranho isso.

lamento a tua perda e melhor sorte para os outros habitantes.

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias primeiro ter feito tpas durante uns dias par ver a evolução do discu peixe ja estava debilitado ao pores tratamento foi uma intoxicação pelo remédio não aguentou.

Editado por hugo madalena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

reparaste a barriga como estava ?

)( ou ( ), a pele tinha algum fungo vesivel ao olho humano?

Lamento a tua perda mas só tens a aprender com isso, pra proxima mais cautelas

Boas.

Não tinha nada de diferente, apenas a cor.

cumprimentos

Adão Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias primeiro ter feito tpas durante uns dias par ver a evolução do discu peixe ja estava debilitado ao pores tratamento foi uma intoxicação pelo remédio não aguentou.

Vamos andando e vmos aprendendo. tenho é pena é que o bicho não tenha aguentado pois gostva bastante dele.

Não quero desistir logo ao primeiro contratempo mas os discus não são relativamente baratos e não quero contribuir par a taxa de mortalidade dessa espécie.

Para o final da semana vou por mais um filto externo ( ehiem 2013 ) que um amigo me cedeu pois já não usa. Pelo menos aumento a filtragem da água para os residentes.

Adão Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

cuidado com o filtro que te vao dar!!!!!!

faz uma boa limpeza, por ceramicas, esponjas, la vidro, se for o caso, tudo novo.

nao queira apanhar uma praga no aqua, quanto ao discu, aonde o compras-te?

pergunto porque á muita malta a vender discus ai no continente a 10 euros, juvenis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais