jtsoares1 Publicado Setembro 9, 2011 Publicado Setembro 9, 2011 boa tarde, Tenho um filtro externo da Dicce de 500l/h. Vou efectuar a minha primeira manutenção, uma semana depois de o ter em funcionamento. como devo de proceder, além de o desligar da corrente? quer eu dizer, em relaçao às tubagens in e out, retiro-as?! consigo retirar a tampa para aceder aos filtros sem haver derrame de agua? Obrigado Citar
A. Ferreira Publicado: Setembro 9, 2011 Publicado: Setembro 9, 2011 Ois, Dicce ou Sicce? Se for o último tens aqui as instruções: http://www.sicce.com/prodottiDettaglio_eng.php/prod=space/subcat=external-filters/idsottocat=1/idcat=1/idprodotto=1 Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
jtsoares1 Publicado: Setembro 9, 2011 Autor Publicado: Setembro 9, 2011 As minhas desculpas, claro que era o último... burrice minha. Muito obrigado pelas instruções, efectivamente responde a algumas questões. Aproveito para perguntar, se devo de fazer a minha primeira TPA, nesta fase, uma vez que o aqua está achivo à uma semana exactamente, e coloquei ontem segunda dose de bacterias... Novamente um obrigado. Citar
A. Ferreira Publicado: Setembro 9, 2011 Publicado: Setembro 9, 2011 Viva, Eu acho que nesta fase não se fazem TPA's, eu pelo menos não fiz. Use água do áqua para lavar as matérias filtrantes, por ex: 5 litros, e reponha apenas essa quantidade. Não lave as matérias directamente com água da torneira pois o cloro nela contido mata as bactérias. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
jtsoares1 Publicado: Setembro 9, 2011 Autor Publicado: Setembro 9, 2011 Obrigado pela sugestão de utilizar a propria agua do Aqua para a limpeza das esponjas do filtro. De seguida irei repor então a quantidade de água gasta com agua da torneira. Então já agora, a primeira TPA (de 20%) foi feita no seu caso quando? No meu caso tenho um Aqua de 80 litros brutos. Citar
A. Ferreira Publicado: Setembro 9, 2011 Publicado: Setembro 9, 2011 Viva, O meu também tem 80 litros, mas o meu caso foi diferente porque parte da água e filtro transitaram de um áqua mais pequeno que desactivei. Por isso comecei logo com TPA's semanais, pois tinha fauna e flora com fartura. Eu julgo que só depois das bactérias estabelecidas, corrijam-me SFF se estiver errado, é que deve começar com as TPA's, no seu caso por volta da 3.ª/4.ª semana. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Alvaro Silva Publicado: Setembro 10, 2011 Publicado: Setembro 10, 2011 Boas Limpar o filtro com tão pouco tempo de estar a trabalhar,e nem sequere criou bacterias,não o devias lavar já,uma semana depois do ciclo do azoto triminar ai sim concordo. Boa sorte, Comp: Álvaro Silva Citar
subzer0 Publicado: Setembro 10, 2011 Publicado: Setembro 10, 2011 Só após o aquário estar estabelecido e o ciclo do azoto estar terminado é que pode, repito pode, ser necessário limpar o filtro. A melhor maneira de ver isso é olhar para o caudal de saída do filtro, quando começar a diminuir, está na altura da limpeza. Há também quem limpe todos os meses, mas a meu ver, quanto mais estabilidade no filtro, mais o aquário tem a ganhar. Citar
jtsoares1 Publicado: Setembro 12, 2011 Autor Publicado: Setembro 12, 2011 Agradecido a todos pelas respostas e ajuda. Citar
Recommended Posts