Ajuda com Carvao em aqua plantado


Miga_

Recommended Posts

Boas pessoal dos aquarios.

 

Venho aqui porque preciso de ajuda num aquario plantado que montei à cerca de um mês.

Estou a falar de um aquario de 120 litros.

o PH - 7

nao tem nitratos

agua 27ª

Injecção de Co2

 

Tenho dois filtros, um interno e um externo e em ambos uso carvão activado.

Acontece que tive a ler umas coisas e apercebi-me que não se deve ter carvão em aqua plantados porque retira parte dos nutrientes que a plantas precisam, também utilizo perlon como materia filtrante fisica e siporax mini para a colonia de bacterias.

Entao a pegunta é, se eu retirar o carvao como posso manter a agua cristalina como está, sem nunca retirar esses nutrientes para as plantas.

Obrigado

 

Já agora mandem as vossas opiniões e criticas que também são bem vindas.

 

http://imageshack.us/photo/my-images/143/07092011026.jpg

http://imageshack.us/photo/my-images/190/07092011020.jpg

http://imageshack.us/photo/my-images/828/07092011018.jpg

http://imageshack.us/photo/my-images/89/07092011015.jpg

http://imageshack.us/photo/my-images/692/07092011013.jpg

http://imageshack.us/photo/my-images/11/07092011021.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem vindo ao fórum Miga.

 

O teu aqua está muito bem parecido... No entanto sobre o que referes sobre o carvão é verdade!

 

Podes fazer duas coisa:

 

1. Se deixares estar o carvão, tens que fazer a devida manutenção do aqua.

Comprar testes para analisar se falta algum nutriente, consequentemente repor os nutrientes em falta em TPAs ou adicionando fertilizantes

líquidos e em pastilhas, e para alem disso trocar o carvão de X em X tempo, porque ele tem uma capacidade de absorção limitada...

 

2. Se retirares o carvão, tens na mesma que fazer a devida manutenção do aqua...lol

Comprar os testes para analisar os nutrientes (opcional). "Eu não uso",mas se queres tudo como manda a lei...lol... Nas trocas de agua, sendo "religioso" na rotina garantes quantidades relativas dos nutrientes para as plantas... O que te garante mais alguma coisita disponível para elas...

Sem o carvão, não tens de fazer as trocas por incapacidade de absorção, poupas em euros. sempre podes o guardar para quando tiveres que fazer

um tratamento (químicos em forma de medicação) os remover do aqua...

 

Na minha perspectiva acho que podes retirar o carvão. Porque o único factor que te pode causar aguas turvas são o tronco que ai tens e também, que não é o caso, excesso de plantas e algas "pontos verdes", etc...

Visto não teres muita "lenha" ai dentro, esse tronco em nada ou relativamente quase nada vai interferir... Mas atenção! Aguas um pouco turbas acabam por ser um bom antídoto contra algumas algas...

 

Espero não te ter baralhado ainda mais! Vais ter de analisar o que realmente pretendes e fazer mais umas leitura para te instruíres...

 

Desculpa o testamento...

Cpts

Editado por lanheses

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Lanheses, pela prontidao da resposta.

 

Sim para já optei por retirar o carvao.

 

Antes eu fazia as Tpa´s todas as semanas e trocava o carvao semana sim semana não. mas nunca repus os nutrientes que falas, mas que agora faz sentido pois se o carvao os retira, temos de os repor.

 

E sim se calhar é melhor retirar o carvao e ir vendo se falta algum nutriente.

 

Mas ontem tive a aprender mais um "cadino", pois nisto tamos sempre a aprender. e li que um produto semelhante ao carvao, mas que não retira os nutrientes (pelo que li) é o PURIGEN. espero estar a dizer o correcto. e que é um produto que não tem fim de vida pois dá para regenerar.

 

neste momento deixei aquela malha branca (Perlon) e a ceramica.

Espero ter feito o correcto.

 

Lanheses, mais uma vez obrigado pela resposta e o testamento não tem mal.

Afinal os livros maiores, são os melhores.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Lanheses, pela prontidao da resposta.

 

Sim para já optei por retirar o carvao.

 

Antes eu fazia as Tpa´s todas as semanas e trocava o carvao semana sim semana não. mas nunca repus os nutrientes que falas, mas que agora faz sentido pois se o carvao os retira, temos de os repor.

 

E sim se calhar é melhor retirar o carvao e ir vendo se falta algum nutriente.

 

Mas ontem tive a aprender mais um "cadino", pois nisto tamos sempre a aprender. e li que um produto semelhante ao carvao, mas que não retira os nutrientes (pelo que li) é o PURIGEN. espero estar a dizer o correcto. e que é um produto que não tem fim de vida pois dá para regenerar.

 

neste momento deixei aquela malha branca (Perlon) e a ceramica.

Espero ter feito o correcto.

 

Lanheses, mais uma vez obrigado pela resposta e o testamento não tem mal.

Afinal os livros maiores, são os melhores.

Cumprimentos

 

Ola.

 

Esse produto não conheço e nem sequer ouvi falar, em fim, são coisa...

 

Para já não deves de ter falta de nutrientes! pelo que li no teu tópico tens o aquário relativamente montado "ontem", em um mês ele não vai ter carência de nutrientes... A não ser que não tenhas substrato fértil no fundo, para as plantas... E pelo que dizes ter feito TPAs, eles sempre trazem alguns nutrientes não em quantidades acertadas, mas para elas irem sobrevivendo está bom. Atenção: Refiro me a plantas de baixa manutenção!

 

A forma com fazias a manutenção ao carvão era um pouco colossal...O carvão aguenta bem mais que duas semanas, pelo menos 3 meses(cada caso é um caso nestas áreas "aquariofilas"...)!

 

Na minha opinião sim, retira o carvão que não está a fazer grande função...

Deixa ficar o perlon e a "cerâmica"... No meu aqua também é só o que tenho; perlon, "cerâmica" e argila expandida, sendo os dois componentes finais a casa das bactérias nitrificantes...!

 

Não há muito que agradecer... Mas de qualquer das maneiras é sempre bem vindo :sign_welcome:...

 

Cpts

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse produto não conheço e nem sequer ouvi falar, em fim, são coisa...

 

A não ser que não tenhas substrato fértil no fundo, para as plantas...

Boas lanheses e obrigado pelas tuas partilhas.

 

Quanto ao purigen, andei a investigar e parace que não é como eles dizem, pois parece que de facto pode ser uma alternativa ao carvao mas também retira alguns nutrientes que as plantas precisam e para além disso é preciso pôr a regenerar com outro produto, mas ainda não sei ao certo como funciona.

Procura na net e depois dá-me a tua ideia.

 

Quanto ao substrato que falavas, eu coloquei Humus, não sei se é o mais aconcelhado, mas o rapaz onde compro esses materiais disse-me que servia. (tenho uma boa ideia dele, por isso acredito-me)

 

Agora o que está a acontecer é que a água está a ficar amarela, já fiz uma pequena troca de água, mas penso que poderá ser do tronco, ou também como li, excesso de nutrientes no aqua.

 

Que me dizes?

 

Cumprimentos

Editado por Miga_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miga...

 

Sobre o produto que mencionas, acho que não tem mal algum em o utilizares. Aliás, anda pela net em geral a circular que o produto até que é bem razoável e que é 300X mais eficaz que o carvão. Parece que o problema dele é absorver alguns micro nutrientes, o que não quer dizer que é fim do mundo, pois muita gente diz não ter problemas com esse factor e que faz fertilização liquida sem problemas...

Já sabes a minha opinião. Claro que quem quer ter uma agua cristalina tem usar alguns meios... E esse produto vai ao encontro do que tu pretendes(pesquisa e leitura feita na diagonal) :mrgreen: ...

 

Quanto ao Humus não tenho nada a apontar... Sei que existe muitas pessoas a o usar como alternativa a um substrato marca xpto e com satisfação...

Por isso acredito que seja completo para a necessidade das plantas.

 

Se o tronco era novo é natural que liberte algumas pigmentação, mas passado algum tempo(coisa pouca) ele vai parar..Excesso de nutrientes não parece ser, porque para alem de estar relativamente montado à pouco tempo tu tens falado sobre os TPAs que tens feito, por isso não me parece o mais acertado..

 

Cpts

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ei Lanheses.

 

Tive a ler mais um pouco sobre o produto e de facto parece ser melhor 300x que o carvao. Tenho de experimentar e depois digo algo.

 

Já passaram 7 dias, o amarelo da água é pouco e parece estar a diminuir, talvez como disseste poderá ser do tronco, pois com as mudas de água cada vez é menos.

 

Se ficar como está agora, (fiz uma TPA de 20% neste fim de semana) em que a água não está nada mal, até opto por nem por nada, porque não queria estar a põr nada, não gosto escolher a via quimica.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ficar como está agora, (fiz uma TPA de 20% neste fim de semana) em que a água não está nada mal, até opto por nem por nada, porque não queria estar a põr nada, não gosto escolher a via quimica.

 

Boas...

 

Antes de mais os meus parabéns! É mesmo esse o espiritismo, quanto menos químicos melhor...

 

O verdadeiro segredo da aquariofilia é a paciência, com ela tudo se avalia!!!

 

Qualquer duvida apita :transport027:

 

Cpts

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que sim, até acho que os peixes são da mesma opinião de não pôr nada.

 

Paciência não me falta.

 

Gosto é de aprender, e aprender não é em dois dias.

 

Fica bem Abraço e Muito Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais