Película gordurosa na água do aquário


Recommended Posts

Boas a todos,

Embora tenha procurado informações sobre o assunto que expor a seguir, nada encontrei por isso, vou solicitar aos mais experientes em aquários plantados, ajuda sobre o seguinte:

Não consigo precisar desde quando, mas tenho no meu aquário algo de que não me consigo livrar: uma película esbranquiçada em cima da água. Já tentei fazer vários despistes para tentar encontrar a raiz do problema: troca de lâmpadas, corte nas fertilizações, alterações no número de bolhas de CO2 por segundo, etc, etc. e até agora sem resultados.

Para vos orientar melhor, eis os pormenores técnicos do aquário:

Aquário com ano e meio de vida.

Dimensões: 100x40x50 (225L)

Iluminação: 5 lâmpadas T5 de 38W, 6500K

11 horas de iluminação diária;

CO2 pressurizado com 1.5 bolhas por segundo (+ -)

Filtro Eheim 2075 (1250 Litros hora);

Esterilizador UV (quando necessário)

Fertilização: Linha Elos – Fase 1, Fase 2 e K40. Aplicação de 1.5mm de acordo com as indicações do fabricante;

Substrato Fértil: ADA Power Sand S e ADA Power Sand M; Elos Terra Zero e JBL Aquabasis Plus;

Substrato inerte: Akadama.

As plantas são:

Blyxa japonica;

Pogostemon helferi;

Hemianthus callitrichoides ''Cuba'';

Fissidens fontanus;

Riccia fluitans;

Rotala geen;

Rotala rotundifolia;

Limnophila aromática;

Vesicularia montanei (Chrismas Moss)

E mais umas duas espécies de folhas vermelha que agora não me recordo.

No que respeita a peixes tenho poucos e poucas espécies: neos e rásboras em cardume, octocintus afins e uns quantos camarões de amano de excelente saúde.

Indico os links de fotos (no fim do texto) onde mostro a tal película. Nessa foto foi uma das piores fases e a outra foto mostra uma perspectiva do aquário. Embora já não esteja exactamente como a foto, mas está semelhante.

Por isso, solicito a opinião dos mais experientes por uma simples razão: as opiniões são sempre bem-vindas, mas quem sabe efectivamente a causa deste tipo de problema, é o que necessito neste momento.

Agradeço desde já a vossa colaboração.

http://i284.photobucket.com/albums/ll8/jjmnunes2/2011-05-24-18-46-32.jpg

http://i284.photobucket.com/albums/ll8/jjmnunes2/2011-05-24-18-48-32.jpg

http://i284.photobucket.com/albums/ll8/jjmnunes2/2011-01-15-21-50-08.jpg

 

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

A melhor solução que conheço para um problema desses é este:

 

Eheim Surface suction extractor

 

Já o tive a funcionar num aqua que criava exactamente esse tipo de pelicula e resolve de vez o problema, agora se usas CO2, isto aumenta a necessidade do CO2, porque aumenta as transferências gasosas à superficie, sempre podes ter a funcionar durante a noite e de dia permite ter o surface desligado (modo de alimentação).

 

Fica a ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

A melhor solução que conheço para um problema desses é este:

 

Eheim Surface suction extractor

 

Já o tive a funcionar num aqua que criava exactamente esse tipo de pelicula e resolve de vez o problema, agora se usas CO2, isto aumenta a necessidade do CO2, porque aumenta as transferências gasosas à superficie, sempre podes ter a funcionar durante a noite e de dia permite ter o surface desligado (modo de alimentação).

 

Fica a ideia.

 

Boa noite,

 

Obrigado pela resposta.

É realmente uma solução para limpar aquela película, mas anseio por descobrir a causa, porque ela existe. No outro aquário que tenho de menores dimensões, bem plantado, a água está sempre limpa e neste é o que se vê.

 

Vou aguardar por mais respostas, mas fica registada a opinião.

 

Obrigado,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o mesmo problema, embora não tão grave.

O teu aqua está quase como que gostava que o meu 180 Litros estivesse.

Os meus Parabéns!

 

Lamento não saber como te ajudar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Caro Joaquim,

 

de facto isso parece estar com aspecto grave. De qualquer forma cálculo que toda a fauna e flora esteja bem. Já tive um pouco dessa película gordurosa, mas nada de tão grave. Raramente aparece, mas quando aparece limito-me a mudar a água do aquário (30%) começando pela superfície e inserir um pouco de carvão activado (apenas durante a noite) no filtro. Detesto admito-lo, mas nada disto resolve a questão definitivamente. A sensação que tenho é que essa pelicula estará relacionada com o débito de CO2, mas não é nada certo.

Boa sorte!

 

Cumprimentos,

 

Ricardo Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Deve de facto estar associada ao débito de CO2...

 

Eu no meu Nanonhino, 30 l, tinha espuma à superfície, depois lembrei-me de colocar o difusor de CO2 debaixo da bengala de aspiração para que o CO2 fosse forçado a atravessar o filtro, dissolvendo-se portanto neste processo.

 

A espuma desapareceu, e ganhei essa película gordurosa, nada de tão grave claro, mas todos os dias retiro um bocado disso com papel absorvente.

 

Quando a mistela de CO2 caseiro acabar, vou trocar de difusor (também suspeito um bocado dele pois tinha um bocado daquela nhanha do CO2 caseiro debaixo da cerâmica) e de local para verificar se é esse o mal..., se for, coloco aqui os resultados.

 

:animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Deve de facto estar associada ao débito de CO2...

 

Eu no meu Nanonhino, 30 l, tinha espuma à superfície, depois lembrei-me de colocar o difusor de CO2 debaixo da bengala de aspiração para que o CO2 fosse forçado a atravessar o filtro, dissolvendo-se portanto neste processo.

 

A espuma desapareceu, e ganhei essa película gordurosa, nada de tão grave claro, mas todos os dias retiro um bocado disso com papel absorvente.

 

Quando a mistela de CO2 caseiro acabar, vou trocar de difusor (também suspeito um bocado dele pois tinha um bocado daquela nhanha do CO2 caseiro debaixo da cerâmica) e de local para verificar se é esse o mal..., se for, coloco aqui os resultados.

 

:animal_fish:

boas

 

eu ja li algures neste forum que isso faz mal a ventoinha do filtro e que acaba por a estragar, ja agora que tipo de difusor tens ? eu usava pedra difusora e ganhava essa coisa branca, agora mudei para um difusor de vidro mas aparentemente aparece na mesma.

 

gordura na superficie tenho alguma, mas como durante a noite uso pedra difusora com a bomba de ar, a massa gordurosa tende a desaparecer, ou misturar-se com a agua...

 

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...eu ja li algures neste forum que isso faz mal a ventoinha do filtro e que acaba por a estragar, ja agora que tipo de difusor tens ? eu usava pedra difusora e ganhava essa coisa branca, agora mudei para um difusor de vidro mas aparentemente aparece na mesma...

 

Vivas,

 

O pouco CO2 aspirado de certeza que até chegar ao rotor do filtro já se dissolveu todo após atravessar todas as matérias filtrantes.

 

Neste áqua tenho um difusor de vidro da Boyu.

 

:animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo menos no meu filtro 1º passa pela cabeça onde ta o rotor, so depois vai as meterias filtrantes, mas como disse, eu li algures aqui, mas nao sei bem onde nem em que contexto foi, aproveitando a onda, alguem sabe como evitar aquele muco branco nos difusores ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Joaquim,

 

 

já tive essa pelicula num aqua de 50L uteis quando comecou a ter uma massa vegetal densa,o que me leva crer que se deve a decomposição das folhas soltas e restos de comida que se vão acumulando dentro das moitas de plantas mais densas, também reparei que essa pelicula era mas espessa na zona onde as bolhas de co2 chegavam á superficie, a solução foi corrigir a altura da saida do filtro que estava abaixo da superficie e criar um pouco mais de agitação mesmo sacrificando um pouco o co2 e também nas trocas de água aspirar o interior da moita, agora forma-se apenas um bocadinho no canto oposto a saida do filtro,

 

a sua saida do filtro está muito baixa e pela fotografia não parece fazer grande agitação á superficie

 

essa pelicula é prejudicial pois impede as trocas gasosas impedindo a oxigenação da agua para os peixes

 

Edit:bonito aquario belos cardinais

 

 

A. Ferreira

 

não sei se fazer passar co2 pelo filtro prejudica o rotor,

mas talvez um aumento da concentração do co2 dentro do filtro diminua a concentração de o2 necessario á sobrevivencia das bacterias nitrificantes diminuindo as suas colónias e consequentemente o rendimento do filtro, isto é apenas uma ideia e gostava que de ser corrigido caso esteja errado, co2 associado ao filtro é com um reactor e na saida do mesmo

 

cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Quando a mistela de CO2 caseiro acabar, vou trocar de difusor (não troquei) (também suspeito um bocado dele pois tinha um bocado daquela nhanha do CO2 caseiro debaixo da cerâmica) e de local para verificar se é esse o mal..., se for, coloco aqui os resultados...

Pois...,

 

Nova mistela no dia 10, um pouco mais vitaminada, difusor desviado da bengala e..., a gordura desapareceu, apenas passaram 2 dias mas..., factos, são factos!

 

Se ela regressar, comunico!

 

Abraço,

Editado por A.Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.