Escolha de filtro externo para 300 litros


Recommended Posts

Bom dia pessoal,

 

Estou a pensar montar uma aqua com cerca de 250 a 300l para manter um cardume de 6 discus. Tenho andado a fazer algumas pesquisas no forum sobre manutenção de discus e encontro muita gente que defende a ideia de se ter 2 filtros externos para que os discus não se ressintam muito com a filtragem.

Gostaria de recolher mais opinião a cerca do assunto.

 

Acham que devo ter 2 externos mais pequenos( a soma dos 2 prefaz o recomendado, ou seja 4 ou 5x a litragem do aqua)? 2 externos ambos com bom caudal para os 300 litros (ambos com cerca de 4x a litragem do aqua). Ou só um unico filtro com muito maior caudal do que o recomendado para 300 litros?

 

 

Andei a pesquisar sobre filtros externos e encontrei este a um preço bastante apetecivel!o que acham? vale a pena?

 

http://www.trukesfishes.com/loja/product.php?id_product=311

 

Com este filtro não necessito de ter 2 filros externos ou continua a necessitar de 2 filtros externos?

 

Obrigado e desculpem o texto enorme.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá JOAO BRAZ

 

Antes de mais verifica se esses Litros comportam um cardume de 6 discus a meu ver parece-me insuficiente.

 

A ideia de ter 2 filtros não é nada mal pensada, os discos não gostam de muito movimento na água, ora 1 filtro com o mesmo caudal que 2 tem de ter maior pressão para o mesmo efeito, mesmo que as saídas sejam mais largas. Há outro aspecto importante. A comida dada aos discos regra geral polui muito a coluna de água, 1 filtro tem menos capacidade de volume de matérias filtrantes que 2 filtros, mesmo que sejam mais pequenos.

 

Aposto na ideia dos 2 filtros, isto é se monetariamente tiveres disponibilidade para tal, terás maior espaço de manobra e estarás mais confortável.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá JOAO BRAZ

 

Antes de mais verifica se esses Litros comportam um cardume de 6 discus a meu ver parece-me insuficiente.

 

A ideia de ter 2 filtros não é nada mal pensada, os discos não gostam de muito movimento na água, ora 1 filtro com o mesmo caudal que 2 tem de ter maior pressão para o mesmo efeito, mesmo que as saídas sejam mais largas. Há outro aspecto importante. A comida dada aos discos regra geral polui muito a coluna de água, 1 filtro tem menos capacidade de volume de matérias filtrantes que 2 filtros, mesmo que sejam mais pequenos.

 

Aposto na ideia dos 2 filtros, isto é se monetariamente tiveres disponibilidade para tal, terás maior espaço de manobra e estarás mais confortável.

 

 

Boas

 

Antes de mais, obrigado pela resposta :D

 

Achas que um aqua de 120x50x50 é curto? eu segui a regra de 50 litros para cada discu, e também como tou a pensar compra-los ainda pequenos acho que chega mas vamos ver.

Em relação ao filtro, o meu medo é mesmo esse, se comprar um filtro com grande caudal remecha muito a água, sabendo que os discus gostam de águas paradas...

Disponibilidade monetária depende. Se tiver a garantia que me resolve o problema fica mais fácil. De qualquer das maneiras se comprar 2 filtros de 1600 l/h ou um de 2800 l/h o preço vai para +ou- ao mesmo. Só gostava de ouvir mais opiniões sobre entendidos em manutenção de discus.

Tive também a olhar para as marca conhecidas de filtros e notei uma grande diferenca de preços para as marcas mais baratas. O que voçes tem a dizer em relação a isso? Existe assim tanta diferença de qualidade entre eles para justificar essa diferença nos preços?

 

Mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não tenho discus, apenas aconselho os dois filtros com o mesmo caudal, para o caso de avariar um deles, ficas com o outro a funcionar.

se possivel compra um de cada marca, e vê os acessórios que tens à venda em caso de avaria para cada um deles.

eu tenho filtros eheim em três aquários, aquael em 1 aquário, e aquapor em mais 1.

os eheim funcionam bem e são fiáveis, mas já foram melhores, pelo que aqui tem aparecido no forum.

vê o consumo de energia, caudal e volume de filtragem em cada um e depois escolhe.

vê este link, mas fala sempre com a trukesfish(fica mais perto de ti):filtros pet4you

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não tenho discus, apenas aconselho os dois filtros com o mesmo caudal, para o caso de avariar um deles, ficas com o outro a funcionar.

se possivel compra um de cada marca, e vê os acessórios que tens à venda em caso de avaria para cada um deles.

eu tenho filtros eheim em três aquários, aquael em 1 aquário, e aquapor em mais 1.

os eheim funcionam bem e são fiáveis, mas já foram melhores, pelo que aqui tem aparecido no forum.

vê o consumo de energia, caudal e volume de filtragem em cada um e depois escolhe.

vê este link, mas fala sempre com a trukesfish(fica mais perto de ti):filtros pet4you

 

Pois o problema principal das marcas mais baratas sao mesmo os spare parts!! mas também existe casos em que a dif é 3 vezes maior...é uma grande diferença!

 

Um aqua com estes dois filtros para discos como acham que fica?

 

JBL CRISTALPROFI E1500 + JEBO 819B

 

Fica por volta dos 220 euros e fico com cerca de 3000l/h

 

Com 220 euros nem um filtro de 1500 l/h da eheim compro... é este tipo de diferença que não entendo?? existe assim tanto diferença de uns para outros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.