Agora sim, montado e a ciclar.


MatosP

Recommended Posts

Ora boas noites caros colegas a quem desde já agradeço por varios motivos. A salientar a ajuda e opiniões que me deram e concerteza continuarão a dar e a "pica" que todo este forum oferece a quem o visita.

 

Assim, e depois de alguns tópicos com pedidos de esclarecimentos, venho finalmente mostrar o meu primeiro aquário.

 

Setup.

 

Aquário : 80 x 40 x 40cm Scalare ( 128 Litros brutos, 100 e qualquer coisa efectivos)

Móvel : DIY bem bonito por sinal (o orgulho e modéstia do contrutor :yahoo: )

Filtro: Eheim Aquaball 180 , 210-650 L/H , 6W, com Eheim substract pro ( a equacionar Turfa para baixar o pH).

Aquecedor/Termostato : Eheim Jagger 75W ( de sobreaviso para aquisição de um superior ou outro igual para juntar)

Iluminação : DIY 2x 18w (6500ºk + 4200ºk) ( também á estudar soluções para aumentar um pouco)

Substracto: JBL Aquabasis plus (2,5L) + JBL Manado (10L) misturado com areão de rio.

Hardscape: Rocha Vulcânica + tronco mopani + Casca de Côco

 

Flora:

Egeria Densa

Anubia Barteri Nana

Echinodorus Bleheri

Staurogyne SP (comprada a um utilizador no forum a quem agradeço)

Christmas moss ( Vesiculária Montagnei) ( adquirida ao mesmo utilizador)

 

Agora as fotos....

 

O Móvel :

dscf0598s.jpg

 

O Aqua no sitio :

dscf0610dp.jpg

 

...Com Aquabasis Plus :

dscf0620v.jpg

 

Acabado de encher e aplicado Sera Aqutan e Sera Nitrivec :

dscf0621x.jpg

 

dscf0624i.jpg

 

Hoje, Água um pouco mais "limpa" :

dscf0668a.jpg

 

dscf0669x.jpg

 

 

 

Já agora os valores recolhidos hoje dos teste ( com dificuldade em entender as cores mas...)

pH : 7,5

Amónia (NH3) : 0,3mg/L

Nitritos (No2):0,3mg/L

Nitratos (No3) : 5mg/L

 

 

Espero sugestões,criticas,comentários, opiniões, reclamações, etc... Tudo o que tenham a dizer que me possa ajudar a continuar.

 

Cumprimentos.

Pedro Matos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

esta lindo :discuss_gathering: ,

juntas te algumas baterias nitrificantes na agua?, a temperatura da agua esta regulada a que temperatura?

sao plantas verdadeiras?

usas co2?

bonba de ar?

o tronco fizeste tratamento?

eu tenho um a ciclar a 5 dias e fiz plantado, juntei bacterias na agua para ajudar a ciclar mais depressa,deitei um pouco de comida no subestrato para se deconpor, luz 12h dia, co2 24h, bonba de ar das 22:00 as 07:00 a funcionar só de noite, o tronco tenho o meu a fazer tratamento, a água de inicio estava igual a tua mas agora está cristalina, como tenho o meu filtro principal noutro aqua pus um intermos mais pequeno a circular agua, ja noto novas folhas nas plantas, anubia ana, feto de java, e outras....

ainda nao fiz testes mas ja estou preocupado quanto a transferençia dos peixes po aqua principal por causa no fim da ciclagem ao meter os peixes a diferença de ph de um aqua po outro for muito alta.

mas de resto acho o teu bem bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ficou interessante, agora é só esperares que as plantas cresçam para ires dando à tesoura e replantando para isso ganhar volume.

Quanto ao substrato... Bem, já sabes a minha opinião mas o que interessa é que tu gostes.

Acho boa ideia juntares outro termostato igual ou então um de 150Watts já que a diferença de preço de um para o outro não é muita e escusas de ter aí dois "barrotes"(era para chamar outra coisa mas como estamos num fórum de aquariofilia...).

Já tens fauna em mente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aqua, promete!

Parabéns também pelo móvel. Aparenta estar melhor e mais bonito que a maior parte dos industriais!

Gosto especialmente da calha DIY. Muito bonita. Poderia partilhar o projecto da calha? Tenho um 80 cm e adoraria poder fazer algo como essa.

 

Continue a colocar fotos da evolução! Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

A água está a cerca de 27º ( temperatura ambiente). As plantas são naturais mas não tenho co2 nem bomba. são plantas de baixa exigência e por agora creio que basta. O tronco esteve de molho cerca de 1 mês, levou sal e foi fervido. Tenho deitado a comida para produzir amónia e a luz por agora está nas 6 horas diárias a aumentar gradualmente.

 

Boas Filipe, estou a espera que as plantas se desenvolvam e ansioso em relação á staurogyne, embora seja de crescimento muito lento para as condições que lhe estou a dar. Mas fazem um "arbusto" fantástico. O substracto gosto muito de o ver agora mas estou co algum rceio quando começar as limpezas e TPA's porque o manado é muito leve. o mais certo é o areão acabar por se "enterrar". Quanto aos barrotes ainda não decidi. Não sei se será melhor ter dois em pontas opostas. Achas que não vale a pena? mas vou-lhe dar mais um tempo, porque com as temperaturas agora o meu não chega a ligar.

 

Fauna em mente tenho....

 

Neons ou Cardinais

Pristelas ou Rodostumos

Corydoras

Otocinclus

Ramirezis, Apistogrammas ou Colisas

 

A ver vamos....

 

 

Cumprimentos.

Pedro Matos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas "limpezas e TPA's" não estão aí metidas aspiração do areão pois não? É que se está podes esquecer, fazes isso e no dia a seguir tens todo o tipo de algas que possas imaginar... E tirando isso não vejo o que pode fazer o areão se enterrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha DIY nem é bem isso. Limitei-me a comprar uma calha fluorescente "normal" daquelas de cozinha, por ex. e comprei uma placa de wallmate (placas azuis, tipo esferovite prensado, utilizadas para isolamento nas paredes) e cortei á medida com um buraco para o encaixe....

 

dscf0603o.jpg

 

dscf0606e.jpg

 

Muito simples.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Nas "limpezas e TPA's" não estão aí metidas aspiração do areão pois não? É que se está podes esquecer, fazes isso e no dia a seguir tens todo o tipo de algas que possas imaginar... E tirando isso não vejo o que pode fazer o areão se enterrar

 

Ui, agora é que me tramaste Filipe. como fazes as tuas TPA ? Não usas o sifão para o solo? tiras so água? na volta as Corydoras tratam do resto não? É que realmente, sim, era mesmo isso que tinha pensado fazer. :chores009: Obrigado pela resalva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, ao meteres substrato fértil estás logo à partida a excluir a limpeza do areão.

Se formos a ver, metemos um substrato por cima do fértil para que este não entre em contacto com a água o que daria origem a um aquário onde não vias nada para o lado de dentro.

As corydoras dão conta do assunto, e caso queiras mesmo só aspirar o que está em cima do areão podes usar um tubo e passar nas zonas que queres limpar, claro que só limpa mesmo a superfície do substrato mas eu nem isso tenciono fazer, os peixes tratam do assunto.

Sim, as TPA's tiras cerca de 20% da agua e voltas a repor. Eu desde que fiz a remodelação do meu, não voltei a colocar a tampa e por isso a agua tem evaporado bem e tenho-me limitado a acrescentar agua mas neste fim-de-semana já vou fazer uma TPA em condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Estava eu a pedir fotos e aqui tenho um banho :). Olha em primeiro lugar parabéns olha acho que esta muito bem :) a pergunta que tinha feito no outro lado, esse tronco e pedra foi DIY? ou compras-te as fervidelas do tronco tiveram de ser numa panela especial? bem sou mais dúvidas que certezas :)

 

Estou mesmo interessado no móvel tenho visto os industriais que estão por ai a venda nos site, mas não sei se são fortes o suficiente para aguentarem o aqua, bem mas vendo pela calha tens mais jeitinho com as mão que eu que não tenho grande jeito por isso devo ficar mesmo com os pré.feitos e depois logo se vê.

 

Para a calha se calhar valia a pena comprares uns reflectores que é capaz de ajudar na calha que vai-te dar mais luz e não é equipamento excessivamente caro.

 

Vou dar uma vista de olhos a essa fauna que indicas para ver, olha vai fazendo como eu que fiz uma tabela em Excel com os parâmetros que aconselham para os peixes bem como as indicações que vou lendo assim posso compara as várias hipóteses e ver se combinam bem e quais os problemas que podem ter se conjugadas esse tipo de coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pedro.

 

O tronco e a pedra comprei numa loja de aquariofilia e fervi ambos numa panela normal.Neste momento, embora goste bastante da pedra, acho que não tinha feito mal em ter outro tronco grande em vez da mesma.

 

O Móvel foi uma criação que foi evoluindo. fui vendo aqui no forum alguns, fui desenhando... mas acabou por ficar mais caro do que pretendia.

A calha, como é das tais de compra , não tenho onde colocar reflector. So se forrar o tal encaixe com papel de aluminio, talvez o faça.

Quanto aos peixitos, durante o tempo de assemblagem do móvel, encomenda do aquario, etc... fui estudando, visitando lojas para os ver... são quase todos peixes amazónicos( tirando os colisa) . Portanto, todos com exigencias muito parecidas e que á partida não devem dar problemas, mas... cada peixe é um peixe.

 

Agora aguardamos fotos do teu também.eheh!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=917&pageNum_AquarioRS=0&idcat=22&cat=&subcat=&menu=29

 

Acho que com jeitinho consegues meter um reflector, acho que prendem com clips a própria lâmpada.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Naquela armadura não tenho espaço onde por o reflector.

 

Agora estou é a pensar acrescentar um pouco mais de luz.

Tenho andado a ver, e para continuar a não gastar muito € acho que vou arranjar uma maneira de meter mais duas "mini armaduras" T5 de 8w cada.

Ficava neste caso com 2x T8 18w + 2 x T5 8w .

Estou é a pensar se os 8w não serão tão fracos que mal cheguem ao fundo do aqua. Será preferivel mais uma t8 de 18w ??? ou outra coisa qualquer ! :eusathink:

 

Pessoal... Opiniões?

 

Cumprimentos.

Pedro Matos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Acho que devias mesmo tentar encaixar os reflectores acho que perdes muito da luminosidade não os tendo...

 

Já viste as PPL são mais pequenas e se calhar dá para por nessa calha é veres, eu ca só dou bitaites que para DIY sou um bocado para o trapalhão :)

 

Como vão os parametros da água e as plantas? o ciclo já terminou?

 

Pedro G

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A dificuldade das ppl é que tinha de "construir" de raiz e as fluorescentes há já feitas e económicas e so tenho de arranjar maneira de as meter no sitio. :)

 

Agora não tenho medido os parametros porque estou a tentar baixar o pH com trocas parciais com água engarrafada.pouco de cada vez para não baixar de repente e depois ter de subir.

 

Tou paciente.eheh. Prefiro pôr tudo em condições para os futuros habitantes primeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora, após alguma ausência no forum , venho trazer a noticia da compra dos 1ºs habitantes ( não são bem os 1ºs visto que hoje reparei pela 1ª vez em alguns caracolinhos que pelos vistos escaparam á inspecção das plantas).

 

É verdade, tendo finalmente baixado o nivel de nitritos no aquário para perto de 0,1 decidi introduzir os meus primeiros peixinhos. Adquiri á umas horas 3 pristellas maxillaris que neste momento ainda estão em fase de ambientação, de maneira que ainda não tenho reportagem fotográfica para ilustrar este post mas seguramente acabará por aparecer.

 

Fiz mais uma TPA de 15 litros antes de trazer os peixes e voltei a introduzir agua engarrafada na tentativa de baixar um pouco o pH, o que parece que aos poucos surtirá o seu efeito. Daí também a minha escolha ter recaido sobre as pristellas. Pelo que li suportam bem pH entre 6 e 8 e são peixes resistentes aos erros de um principiante como eu. Assim estas são as primeiras 3 de um cardume que irá crescer oportunamente.

 

Espero que as pristellas apreciem o novo lar e vou mantendo o topico actualizado conforme hajam novidades.

 

Cumprimentos.Pedro Matos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente Pedro efectivamente fica a faltar a reportagem fotográfica, eu cá ainda não tenho nem uma torneirinha, acho que vou comprar um rede só para fazer de conta :):music_singguitar:

 

Que outra espécies estás a pensar, e para a equipa de limpeza?

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È preciso, efectivamente, muita calma e algum poder de auto controlo para não ter desatado a comprar peixes. Eheh. amanhã talvez já haja fotos.

 

Quanto as restantes espécies... além de alargar o cardume de pristellas, estou a pensar num cardume de neons. Para a limpeza, corydoras... talvez sterbai( são das que mais gosto) e queria otocinclus mas não tenho encontrado. não sei se será possivel encomendar ou se terei de optar por outros. A indecisão é nos peixes que serão algo como as coqueluches. Estou muito inclinado para os pequenos ciclideos sul americanos.... Ramirezis ou apistogramas.

 

Tens sugestões? ja pensaste nos teus?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia pessoal.

 

Venho mostrar-vos umas pequeninas entradas que acrescentei ao áqua. Não foi nada fácil fotografar os peixinhos, de pequenos e irrequietos que são. Daí as fotos serem poucas.

 

Desde a última actualização entraram então 7 néons e acrescentei um feto de java. Achei que era mesmo o que faltava. Só não sei se em termos estéticos/praticos meti o feto no melhor sitio. Opiniões?

 

Os 1ºs 3 habitantes ( Pristella Maxillaris)

 

dscf0709n.jpg

 

 

Aspecto geral...

 

dscf0718u.jpg

 

 

Metade esquerda do áqua com alguns rastos dos individuos.

 

dscf0727wa.jpg

 

 

 

Fica para muito breve mais novidades desde que os parametros do áqua o permitam. Conto este fim de semana incluir umas corydoras.

 

 

Cumprimentos.

Pedro Matos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

São fixes, até que enfim qualquer coisa a mexer no aqua :)

 

Olha estava a olhar para a montagem e acho que vais precisar de uma planta alta para tapar o filtro do lado direito, qualquer coisa que cresça bem e farfalhuda assim disfarça.

 

que planta é aquela pequena a frente do tronco?

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

André, realmente, ontem quando fui a loja era mesmo com o objectivo de ir buscar corydoras. Mas só havia paleatus e não são as que procuro. Pretendo Sterbai. mas dizes que as devia ter colocado 1º por algum motivo especial?

 

Pedro,falas da planta mais pequena do lado direito ? É Staurogyne Sp.

Mas fica mais bonita em grupos maiores.

 

Achas que devia "esconder" o filtro? por acaso tenho ali umas podas de Ludwigia que me foram dadas hoje. Secalhar vão para aquele cantinho... ainda vou estudar. eheh

Obrigado pela sugestão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Finalmente acabou o teu sofrimento, agora só não te ponhas a colocar peixes de enfiada, vai com calma até teres tudo o que queres.

Essa anubia está mesmo... Eu nunca consegui vingar as "flores" :(

Também acho que devias esconder, ou pelo menos disfarçar o filtro, se tens umas podas aí à mão e gostares das plantas aproveita.

Normalmente coloca-se primeiro a equipa de limpeza, corys, otos, por aí fora, depois vai-se adquirindo o resto, mas não quer dizer que vá descambar por não o fazeres(ainda me matas por falar em descambar...).

Boa sorte com a continuação, e não te esqueças de actualizar.

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.