Iniciado - Salgado 400 litros


Recommended Posts

Boa Noite André,

 

A aspiração resulta momentaneamente.

 

O que acontece é aspirares num dia e no outro dia voltar a aparecer na mesma quantidade ( ou mais).

 

O que observei em relação aos dinoflagelados quando os tive foi que têm algumas características que os distinguem das cianos:

 

- dinoflagelados aparecem de repente e em grande quantidade; as cianos vão aparecendo, começando por uma pequena mancha ou manto e só depois aumentam em termos de área. É um processo mais gradual;

 

- os dinoflagelados, quando a luz se apaga, aparentemente desaparecem, simplesmente deixam de se ver e quando a luz acende de novo no outro dia, não está lá nada; só ao final de meia hora ou mais é que começam a aparecer em força até voltarem à quantidade que estavam quando foram observados ( ou mais). E isto sucessivamente, tipo ciclo. Com as cianos não acontece isto. Permanecem mais ou menos sempre na mesma quantidade, independentemente das luzes estarem acesas ou apagadas e depois vão aparecendo aos poucos;

 

- os dinoflagelados propagam-se por intermédio de filamentos que se vão desenvolvendo com pequenas bolhas de O2 aprisionadas nas pontas; quando esses filamentos estão já bem desenvolvidos, separam-se do resto da colónia ( que forma como que uma película no areão/rocha) e flutuam, à deriva e à mercê das bombas de circulação, graças à bolha de O2 que continua aprisionada ou envolvida na ponta do filamento, até tocarem noutro sítio do areão/rocha e aí se estabelecerem e criarem uma nova colónia. As cianos vão criando um manto, cada vez mais espesso e não se observa a formação dos filamentos que descrevi.

 

 

É uma questão de veres se alguma destas observações se passa no teu aquário. A mim parecem-me, de facto, dinoflagelados mas tudo isto são suposições com base em fotos e video ( que estão muito bem, by the way). Ao vivo ter-se-á outro tipo de percepção.

 

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pela óptima explicação André.

Parece que a melhor forma de analisar é quando as luzes acendem mas nessa altura nunca estou em casa. Vou tentar ver de manhã se há vestígios ou não da praga. Se concluir que são Dinoflagelados começo de imediato o apagão.

 

Quanto às fotos :) grande iphone. Mas apenas para fotografias muito perto do vidro da frente. Parece que a macro é porreirinha. Já lá para trás ficam horríveis. Tenho aqui em fila de espera o workshop que o Luís Fortunato deu na Feira para ver se aprendo alguma coisa. :)

 

Mais uma vez obrigado.

Abraços.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite André,

 

Ok, então é provável que sejam cianos, é isso? Melhor ainda.

 

Tens conseguido controlar isso?

 

Mais; ouvi dizer que há novidades...

 

Vê se partilhas e bem-vindo ao Darkside da luz.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite André,

 

Ok, então é provável que sejam cianos, é isso? Melhor ainda.

 

Tens conseguido controlar isso?

 

Mais; ouvi dizer que há novidades...

 

Vê se partilhas e bem-vindo ao Darkside da luz.

 

 

 

Abraço

Boa Noite,

Realmente estou muitíssimo inclinado para que sejam cianos.

Do que li e analisei tomei poucas medidas:

Alterei a circulação: tinha as duas vortech MP40 do mesmo lado do aquário e passei uma delas para o outro lado.

tive um fds sem tempo por isso só ontem fiz uma TPA de 90litros com sal Red SEA Pro coral (não tive tempo de ir ao cabo raso), e fiz uma limpeza completa ao escumador que me pareceu não estar a bombar no máximo.

As cianos têm estado "paradas". O Boom que tinha aspirei e não se desenvolveu mais. Vou estar atento e vendo a evolução.

Recomendaram-me a eritromicina (não vou usar, porque não gosto de "medicamentar" o aquário. e também me recomnedaram o Red Slime Remover da Chemi Clean que aparentemente é um produto natural que elimina não só as cianos como todas as algas do aquário sem afectar a vida do mesmo...

 

Em relação a novidades (andas bem informado:)):

- Troquei a minha iluminação Leds por uma ATI 6*54W: Lampadas da frente para trás (vejam lá se está OK):

Aquablue special

Blue Plus

Purple Plus

Coral Plus

Blue Plus

Blue Plus

 

Estou a analisar se os corais não sofrem insolação mas está ligada há 48 horas e não notei nada de errado.

 

- Está a caminho um Vertex Alpha Cone 250 :chores007: :drool3: e um chiller para o Verão :)

- Tenho rocha viva na Sump que sobrou da compra inicial que pretendo vender para evitar acumulação de detritos e depois penso se será necessário colocar siporax ou mesmo um reator de Zeolitos.

- Assim como o escumador ATI PowerCone 250i vai para venda

 

Fotos para breve.

 

Abraço.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belas novidades que ai vêm ...

Sempre foste para as T5 , e na minha opinião muitoooo Bem ....

 

Quando tiveres novidades posta ai ...

 

Abração ...

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belas novidades que ai vêm ...

Sempre foste para as T5 , e na minha opinião muitoooo Bem ....

 

Quando tiveres novidades posta ai ...

 

Abração ...

Olá Paulo,

Acabei mesmo por ir para as T5. Gostava mesmo mesmo que fosse uma Calha 8*54W e Dimmable mas penso que esta será suficiente para manter SPS's. Com os LED's não estava a ter crescimentos apesar de os SPS's aguentarem-se bem.

 

Em relação ao "Ferrari" estou ansioso mas ainda tenho que arranjar maneira de o trazer do Porto para Lisboa :tapfoot:

Quando tiver novidades aviso.

 

Abraço.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Novidades, as cianos estão a ficar mais fortes que nunca, cheias de bolhas de ar...

Hoje vou sifonar de novo o areão e entra mais uma bomba de circulação Jebão WP40 (Tunze/Vortech Chinesa :character0050: )

O Escumador na melhor das hipoteses chega segunda feira.

 

Abraço.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite André,

 

Sim, sempre que puderes, tenta sinfonar a zona onde elas se estão a formar. Podes, inclusivé, tentar remexer o areão nessa zona para libertar eventuais resíduos que aí se acumulem. Tenta também que toda a alimentação que dás aos peixes é maioritariamente consumida pelos mesmos e se dás comida congelada, talvez seja boa ideia parar com a mesma até teres isso controlado.

 

Na minha opinião, o escumador vai dar uma boa ajuda a resolver isso.

 

Como se estão a dar os corais com a nova iluminação?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

Sifonei toda a areia que consegui. Já estava com ideias de retirar alguma areia e com este ataque das cianos comecei mesmo a fazê-lo. Com uma mangueira comecei a retirar areia das zonas de mais difícil acesso ao tubo de aspiração. Um gajo pensa que o aquário anda limpo mas saiu pó que nunca mais acabava.

Mesmo assim preciso de retirar ainda mais areia nas próximas tpa's ou aspirações para ficar com o mínimo possível apenas para fazer um pequeno tapete bonito.

Diminuí a comida congelada, mas tenho que dar alguma para alimentar a anémona e os outros lps's. Ainda assim estou a dar o mínimo possível, descongelando a mesma num coador e passando agua do aquário para retirar o máximo possivel de agua da congelação.

A alimentação diária dos peixes é com pellets e vou dando pouco a pouco de forma que nunca cheguem ao chão, é tudo devorado!!!

O escumador chega segunda feira :) de qualquer forma sempre achei que o ATI era muito bom para este volume de agua...

Quanto aos corais com a nova iluminação não posso falar de crescimentos nem nada parecido, mas pelo menos não não reparei em nenhum que tivesse sido afectado negativamente.

Já agora, viste o conjunto de lâmpadas?

Está OK?

Abraço.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

É verdade, mesmo quando a areia parece limpa, aqueles detritos acinzentados estão lá. É preciso ter cuidado com isso de modo a se poder aspirar o melhor possível sem poluir a água, caso contrário podes ter dissabores.

 

Em relação às medidas para combater as cianos, eu diria que estás a fazer tudo bem. Com alguma calma e paciência, vais acabar por levar isso a bom porto.

 

Vi a configuração das lâmpadas, sim.

 

Eu acho que isso vai muito do gosto visual de cada um, do aspecto com que o aquário fica com a mistura de várias lâmpadas. Pessoalmente, gosto de ver o aquário a fugir um pouco mais para o azul, ali na ordem dos 16K no que toca à temperatura de cor mas, ao mesmo tempo, realçar certos corais. Para isso, talvez trocasse a Blue Special para o lugar da Purple Plus e colocaria mais uma Blue Plus no lugar da Blue Special. Tirava a Purple Plus, uma vez que a Coral Plus já potencia os vermelhos, rosas e violetas, juntamente com a BS. Mas isto sou eu. ;)

 

Fotos novas, não há?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite André,

 

Vejo que já recebeste o escumador. Bela bomba! Vai concerteza ser uma grande ajuda.

 

Óptima Iluminação: check!

Óptima Circulação: check!

Óptima Escumação: check!

 

Epá, isso neste momento, em termos de material, tem tudo para, inclusivé, fazer crescer morangos fora de época! :)

 

Quanto às fotos, acho que estão muito bem e como sabemos, a prática faz o artista por isso é continuar a dar ao gatilho.

 

Ainda estás com o reactor de cálcio? Que valores tens mantido?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite,

É verdade, o escumador chegou ontem, estive a limpa-lo todo, ler muito bem as instruções e ligar o menino. Estou com a altura máxima que refere a marca mas não sei se é a ideal. Tenho que perguntar aí ao pessoal que os tem como utiliza. Pelos vídeos no YouTube parece-me sempre que usam a agua muito mais abaixo.

 

Vamos lá a ver se agora consigo por a crescer e com boas cores a fruta da época e depois logo me mando para as tropicais :)

 

Em relação aos parâmetros, não uso reactor de cálcio. Comprei quando estava a pensar na montagem mas nunca o utilizei. Está guardado na caixa :)

Estou a fazer balling Light. Uma coisa nada fácil de acertar muito menos para mim que não sou nada de fazer testes todos os dias e muitas contas.

Cheguei a ter o magnésio a 1500 e o cálcio a 500 o que me matou 2 ou 3 corais. A partir daí tenho vindo a diminuir e conseguido manter valores de:

KH: 8 - este não mexe daqui, esta sempre certinho.

CA: 400 - mais coisa menos coisa anda por aqui.

MG: 1300 - mais coisa menos coisa anda por aqui.

Com as TPA's semanais de 65litros com agua natural, tenho conseguido este equilíbrio.

 

Vou treinando as foto e postando :)

Abraço.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas tardes,

 

Este FDS foi tempo de fazer alguns testes, experimentar o Hanna Checker dos fosfatos e fazer a limpeza ao aqua:

Testes antes da TPA (Salifert porque emprestei os RED SEA a um amigo)

KH - 9,3 (Há muito tempo que mantinha o valor a 8,00 com dosagens constantes. Ou fiz mal o teste ou alterou por alguma razão...)

CA - 420 (parece que acertei com as dosagens)

MG - 1100 (UPS, distraí-me)

PO4 Hanna Checker - 0,00 (não sei se consigo acreditar neste valor...)

 

As Cianos ainda subsistem, com pouca força.

Aspirei o areão todo como é costume e retirei mais uns 3 Kg de areia. Agora estou com o suficiente para fazer uma camada fininha a tapar o vidro.

TPA de 65 litros. E mudei as Vortech um pouco para o lado. Uma estava muito central e a outra muito encostada ao vidro.

 

De resto os corais parecem-me em boas condições, o Escumador está a trabalhar impecavelmente.

 

Abraço.

AJS

  • Votar + 1

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei como conseguem tirar fotografias tão espectaculares com o S3.

Sou mesmo um zerinho.

Entretanto comprei uma Sony RX100 mas para forografar o aquário parece-me que também não é uma bomba. :D

S3:

20130401_230242.jpg


20130401_230228.jpg


20130401_230220.jpg


20130401_230137.jpg


20130401_230118.jpg


20130401_230106.jpg


20130401_230007.jpg


Abraços.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá "Sérgio"! :)

 

As fotos estão boas mas também acho que podem ser melhoradas. É preciso é alguma paciência e exploração da máquina ao máximo para se aproveitar as potencialidades da mesma.

Depois já sabes que em 100 chapas saem 10 minimamente boas. Acontece a todos.

 

A acro na primeira foto está muito bonita. Parece que gostou quer da nova iluminação, quer do novo escumador.

 

Como estão as cianobactérias?

 

Ultimamente, os Checkers têm dado alguns falsos negativos... Na minha humilde opinião, fosfatos estão lá sempre mas, mesmo assim, os melhores testes continuam a ser os corais.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá "Sérgio"! :)

 

As fotos estão boas mas também acho que podem ser melhoradas. É preciso é alguma paciência e exploração da máquina ao máximo para se aproveitar as potencialidades da mesma.

Depois já sabes que em 100 chapas saem 10 minimamente boas. Acontece a todos.

 

A acro na primeira foto está muito bonita. Parece que gostou quer da nova iluminação, quer do novo escumador.

 

Como estão as cianobactérias?

 

Ultimamente, os Checkers têm dado alguns falsos negativos... Na minha humilde opinião, fosfatos estão lá sempre mas, mesmo assim, os melhores testes continuam a ser os corais.

 

 

Abraço

Boas :)

Desde ja peco desculpa pela falta de pontuacao mas estou num teclado americano...

Tenho a certeza que vou melhorar nas fotos, com muita calma e paciencia vou conseguir tirar alguma coisa jeitosa. Um dia quando tiver isto inundado de SPS's alguem ha-de vir ca a casa fotografar :naughty:

Essa Acropora esta realmente bonita. Parece estar a dar-se mesmo bem com a nova iluminacao.

 

As cianos parecem-me controladas. Arriscaria dizer que era ma circulacao. Com a alteracao das Vortech e o novo escumador estao praticamente desaparecidas.

como diz o Paulo, ate e bom ter um bocadinho para consumirem os fosfatos.

O meu primeiro teste no hanna Checker deu 0,00. O segundo ja aperfeicoei a tecnica e foi feito 24 horas depois da TPa e deu 0,04. Vou acreditar nele para ja e no FDS testo de novo antes da TPA.

 

Vou tirar mais umas chapas. Ate ja :scarerun:

 

Abracos.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos com o S3 FICAM UMA MARAVILHA mas so consigo explicar ao vivo e in loco , pode ser que brevemente venhas ver o reefspot ou que eu va ai e tiramos umas chapas de s3 para veres ... :D:D

 

Abração

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :)

Desde ja peco desculpa pela falta de pontuacao mas estou num teclado americano...

Tenho a certeza que vou melhorar nas fotos, com muita calma e paciencia vou conseguir tirar alguma coisa jeitosa. Um dia quando tiver isto inundado de SPS's alguem ha-de vir ca a casa fotografar :naughty:

Essa Acropora esta realmente bonita. Parece estar a dar-se mesmo bem com a nova iluminacao.

 

As cianos parecem-me controladas. Arriscaria dizer que era ma circulacao. Com a alteracao das Vortech e o novo escumador estao praticamente desaparecidas.

como diz o Paulo, ate e bom ter um bocadinho para consumirem os fosfatos.

O meu primeiro teste no hanna Checker deu 0,00. O segundo ja aperfeicoei a tecnica e foi feito 24 horas depois da TPa e deu 0,04. Vou acreditar nele para ja e no FDS testo de novo antes da TPA.

 

Vou tirar mais umas chapas. Ate ja :scarerun:

 

Abracos.

AJS

 

Exacto, enche lá isso de coralada para regalo da vista e depois apita. :)

Até lá, é treinar. A prática faz o mestre.

 

Também acredito que esses dois factores são extremamente importantes para o controlo de organismos foto-dependentes como algas e cianobactérias. Quanto mais não seja pelo equilíbrio que se estabelece entre NO3 e PO4. O problema é quando o NO3 desce demasiado ao ponto do PO4 ter valores acima do NO3...

 

Força com as fotos.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,
so utilizaste mesmo a tecnica de mais circulaçao para combater as cianos, certo? é que o meu aquario andava igualzinho, tambem tive que retirar grande parte delas,aspirando o areao, e ate desmontei o layout para limpar as rochas..

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos com o S3 FICAM UMA MARAVILHA mas so consigo explicar ao vivo e in loco , pode ser que brevemente venhas ver o reefspot ou que eu va ai e tiramos umas chapas de s3 para veres ... :D:D

 

Abração

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

Boas Paulo,

Temos que combinar isso então! :)

Por acaso Domingo vou à Batalha fazer uma corrida. Isso fica muito longe?

Quando vieres a Lisboa para os lados da linha dá uma apitadela.

Uns olhos de entendido é que me dão jeito para ver o que há a melhorar.

Abração.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Exacto, enche lá isso de coralada para regalo da vista e depois apita. :)

Até lá, é treinar. A prática faz o mestre.

 

Também acredito que esses dois factores são extremamente importantes para o controlo de organismos foto-dependentes como algas e cianobactérias. Quanto mais não seja pelo equilíbrio que se estabelece entre NO3 e PO4. O problema é quando o NO3 desce demasiado ao ponto do PO4 ter valores acima do NO3...

 

Força com as fotos.

 

 

Abraço

Boas André, tenho andado sem tempo para fotos, mas vou tratar disso.

Tenho que comprar mais uns Frags que já estou a ressacar, mas nem para isso tem dado...

Então se eu realmente tiver no3 a zero e po4 a 0,04 é perigoso?

Abraço

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.