Tecnica para retirar substrato


Recommended Posts

Bom dia aquariofilistas,

Preciso que me desses algumas sugestões/técnicas para retirar substrato de um aquario sem ter de tirar a agua deste.

 

Tenho uma aqua de 250L com discus, no aquario tenho substrato Elos e algumas plantas. A minha questão é a seguinte: será possivel retirar o substrato do aquario sem ter que retirar a agua?

 

Obg e cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu tambem tinha e quis alterar o meu aquario e demorei alguns dias mas retirei todo sem retirar os discus do aquario

com uma mangueira de rega normal fui aspirando a areia aos poucos e fui acrescentando agua.

fui aspirando sem causar qq tipo de poeira no aquario e fazendo tpa para repor a agua e no dia seguinte mais um pouco ate terminar de limpar tudo

depois foi so colocar o substrato novo.

sem stress e sem baixas nem doenças.

 

espero ter ajudado

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola, obrigado pela dica... mas deve ter dado um grande trabalho...

Tava a pensar em fazer tipo um balde com furos para retirar o substrato e a agua sair pelos furos da garrafa.

Axas que vou fazer mt poeirada? Ou axas melhor retirar os discus para outro aqua?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola, obrigado pela dica... mas deve ter dado um grande trabalho...

Tava a pensar em fazer tipo um balde com furos para retirar o substrato e a agua sair pelos furos da garrafa.

Axas que vou fazer mt poeirada? Ou axas melhor retirar os discus para outro aqua?

cumps

 

A mangueira pareçe.e mt mais facil e limpo, nao tens de mexer directamento no substrato como com a garrafa, a mangueira funciona de "aspirador"

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu tambem tinha e quis alterar o meu aquario e demorei alguns dias mas retirei todo sem retirar os discus do aquario

com uma mangueira de rega normal fui aspirando a areia aos poucos e fui acrescentando agua.

fui aspirando sem causar qq tipo de poeira no aquario e fazendo tpa para repor a agua e no dia seguinte mais um pouco ate terminar de limpar tudo

depois foi so colocar o substrato novo.

sem stress e sem baixas nem doenças.

 

espero ter ajudado

Mas assim aspiras os dois areões certo? e eles ficam misturados....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.