Filtragem total ou parcial através de plantas terrestres.


Recommended Posts

Alguem aqui adopta este 'sistema'?

Encontrei um tópico muito interessante no MFK que podem ver aqui, onde vários aquariofilistas usam plantas terrestres alojadas em plataformas com um substrato poroso (num dos casos vi utilizarem pedras vulcanicas) com as raizes submersas. Isto é muito fixe! Vou fazer algo do género e ir dando algumas impressões do trabalho. Era interessante se houvesse mais gente interessada no assunto, porque não tenho grandes conhecimentos de plantas que se deem bem com as raizes sempre submersas.

Para além do lado funcional da coisa, acho que dá um melhor contexto aos aquários, passam de um vidro com água a quase um jardim!

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É, sem dúvida, uma ideia interessante...

Ainda não tive tempo de ler o tópico, só vi as imagens e uma das plantas que me parece que estejam a usar é Clorofito (Chlorophytum). Não sei se se vão dar bem com as raízes sempre submersas, mas sei que é uma das plantas de interior aconselhada a principiantes pela facilidade de manutenção e no sistema de rega aconselham a que a terra esteja sempre húmida. Deve, por isso, ser uma boa "cobaia" para esta experiência.

Por acaso, sem me ter lembrado da funcionalidade só pela parte decorativa já tinha pensado em fazer algo do género com bonsais (que eu também mantenho), mas como se torna incompatível acabei por desistir... Vou então ler o tópico e fazer alguma pesquisa, se encontrar algo relevante informo.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaste do axolote? hehe

Também acho muito interessante, e tal como no titulo da thread do MFK, é pena não ser um assunto tão falado no hobby, porque em tempos como estes pode ser uma boa hipótese para quem tem de fazer cortes nos aquários (claro que há aquários que não dispensam filtração)

Vou ver o teu link.

Abraço!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei isto

 

http://www.plantedtank.net/forums/vivarium-terrarium/86915-75-gal-riparium-display-new-pics.html

 

Parece que não é preciso construir uma grande coisa para qua as plantas se apoiem, um pequeno suporte tipo um copo preso ao vidro com uma ventosa parece chegar, mas obviamente que deverá ter o fundo aberto.. No entanto, não percebo para que serve a rede preta que ele inicialmente tem em cima dos copinhos!

Já alguem começou a experimentar alguma coisa? eu já tenho umas plantas em garrafoes com alguma terra para terem algo para libertar nutrientes, quanto tempo é que devo esperar até saber se dá ou não?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse ultimo link é uma ideia boa, crias género ilhas, se bem que roubas um pouco de espaço aos peixes e afectas o aquascaping.

 

Desde há meses, uso plantas (no caso hera do diabo, Epipremnum aureum) plantada no filtro de cascata do meu aquário de invertebrados. uso esse esquema pois não posso ter plantas na água, pois tenho canaliculata e marisas que comem plantas. a hera não precisa de muita luz, logo não precisa de estar directamente ao sol.

 

Alguem aqui adopta este 'sistema'?

Encontrei um tópico muito interessante no MFK que podem ver aqui,

 

é igual ao meu sistema (planta é a mesma: Epipremnum aureum ) que uso no aquario de ciclideos africanos, pois estou com sobrepovoamento. uso directamente na água pois o filtro é canister, é diferente do que uso no dos invertebrados que é no filtro de cascata.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.