Algas


Shopx

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Voltei hoje de férias e reparei que as pedras dentro do aquario estão completamente castanhas. Nos outros tópicos dizem que as algas aparecem em aquários recentes mas tenho o meu montado há cerca de 4 meses, penso que o meu já não se possa considerar propriamente recente ou estarei enganado? Que devo fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas castanhas é sinonimo de luz deficiente ou valores elevados de silicatos.. :alberteinstein:

 

O que deves fazer: retirar o maior com a lã filtrante e/ou adicionar quem trate disso, tipo Ancistrus, Otocinclus e Crossocheilus (aka comedores de algas)

Também podes: utilizar agua de osmose para mudança de agua, aumentar a dureza.. ou produtos químicos para o efeito que eu não recomendo.. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas castanhas é sinonimo de luz deficiente ou valores elevados de silicatos.. :alberteinstein:

 

O que deves fazer: retirar o maior com a lã filtrante e/ou adicionar quem trate disso, tipo Ancistrus, Otocinclus e Crossocheilus (aka comedores de algas)

Também podes: utilizar agua de osmose para mudança de agua, aumentar a dureza.. ou produtos químicos para o efeito que eu não recomendo.. ;)

 

 

 

Luz deficiente a que nível? Insuficiente?

Tenho um CAE no meu aquário, nota-se que trabalha, ele não larga as pedras mas não me parece que esteja a dar conta do recado. Na Guarda é um pouco dificil arranjar peixes, achas que adicionar um plecostomus ou mais 2/3 CAE's poderia ajudar a resolver?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim.. insuficiente.. não sei é o teu caso, mas por norma são as causas possíveis.

adicionar mais peixes também depende do tamanho do aquário para puder acomodar mais habitantes..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luz insuficiente não me parece. Adicionei 3 lâmpadas de 22W para um aquário de 60L (brutos). Vou tentar adicionar 2 CAE's (consigo encontrá-los facilmente aqui) e depois dou novidades. Fiz TPA ontem (10L) e parece que estão a diminuir, consigo ver novamente a cor natural das pedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por mim ia mais para SAE e não CAE.. são diferentes investiga primeiro, mas são peixes muito grandes para um aqua de 60l.. :confused4:

 

Parece que afinal não vou precisar de nada...cada dia que passa as pedras estão a voltar ao normal. Não percebo é como apareceram se agora estão a desaparecer sem ter feito nada em especial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :)

 

Você não disse quanto tempo esteve de férias... ;) mas eu penso que deve ter sido o tempo suficiente para o aquário ter sentido a falta de TPA e limpeza... não tem a ver com luz deficiente, eu tenho apenas 18W no meu e nunca tive algas. Eu penso que com mais uma TPA e uma boa limpeza nos vidros tudo regressa ao normal.

 

Boa sorte :)

 

Helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :)

 

Você não disse quanto tempo esteve de férias... ;) mas eu penso que deve ter sido o tempo suficiente para o aquário ter sentido a falta de TPA e limpeza... não tem a ver com luz deficiente, eu tenho apenas 18W no meu e nunca tive algas. Eu penso que com mais uma TPA e uma boa limpeza nos vidros tudo regressa ao normal.

 

Boa sorte :)

 

Helena

 

 

Luz insuficiente provoca algas, é um dado mais do que acente, embora excesso de luz também as possa fazer aparecer.

Embora neste caso acredite que de facto possa ter sido falta de TPAs, ou excesso de alimentação de quem ficou a dar alimento aos peixes o que pode ter provocado um boom de algas ao alterar os parametros da água.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.